Magic Slim em Poços De Caldas-MG

Começar o ano em grande estilo musical. Este é o objetivo do show de pré-lançamento do 3º. Poços de Caldas Jazz & Blues Festival, que vai trazer para Poços de Caldas dia 27 de fevereiro, às 20 horas, na Urca um dos maiores ícones do Blues, o “monstro” Magic Slim. O Festival de Jazz e Blues um dos mais importantes eventos culturais da cidade, tem se firmado com um dos mais destacados do Brasil. Foi lançado em 2008 com grande sucesso e com a vinda de renomados músicos nacionais e internacionais. Para a edição de 2010 que vai acontecer de 08 a 11 de julho a programação já está sendo planejada e grandes novidades preparadas. Os shows do Festival de 2009 receberão atenção especial da Rede Minas e a partir de 26 até 29 de janeiro, a emissora vai exibir diversos programas especiais somente do 2º. Poços de Caldas Jazz & Blues Festival. Vale a pena conferir.
Magic Slim é um dos grandes responsáveis pela influência musical de muitos músicos do Blues e do Rock ‘N’ Roll. As apresentações de Slim se tornaram lendárias nos quatro cantos do mundo, com sua gigantesca estrutura física, “O Gigante do Blues” é uma figura imponente no palco, seus solos eletrizantes de guitarra e seu forte vocal ainda conta com um repertório enciclopédico de centenas de canções em sua cabeça, o que faz com que seu show seja uma mostra de qualidade encantadora de improviso. Magic Slim (Morris Holt) nasceu, em Torrence, no estado do Mississippi, em sete de agosto de 1937. Ele se interessou desde cedo pela música, cantando no coro da igreja, e fabricou seu primeiro instrumento pregando os fios de uma vassoura na parede. "Mamãe me bateu por isso", recorda Slim. Sua primeira paixão foi o piano, mas por ter perdido o dedo mínimo da mão direita em um acidente com o descaroçador de algodão, ele achou difícil tocar corretamente.

Ainda assim, ele simplesmente mudou para a guitarra, trabalhava nos campos de algodão durante a semana e tocava o blues em festas particulares nos finais de semana. Quando ele tinha 11 anos, mudou-se para Granada Holt, Mississippi, onde conheceu e fez amizade com Magic Sam, que lhe deu algumas indicações sobre a guitarra. Recorda Slim, "Nós costumávamos sentar debaixo de uma árvore nas tardes de domingo e tocar violão. Magic Sam me disse para não tentar tocar como ele, não tente tocar como ninguém. Obtenha um som próprio.” E foi o que ele fez - um tom de guitarra que é sua marca registrada, e um incrível vibrato, juntamente com uma energia regional em seus vocais. Anos mais tarde os dois voltaram a se ligar novamente em Chicago, onde Sam teria uma grande influência na carreira de Slim. Quando Slim fez sua primeira viagem para Chicago em 1955, Sam ofereceu seu incentivo amigo, deixando Slim tocar contrabaixo na sua banda e até mesmo deu-lhe o seu nome artístico Magic Slim. Mas Slim achou muito difícil a cena blues altamente competitivo, e voltou desanimado para o Mississippi para aperfeiçoar seu ofício. Em 1972, ele começou a tocar regularmente em um pequeno clube na zona sul de Chicago chamado Florence’s, inicialmente, preenchendo a vez de Hound Dog Taylor na ocasião, e eventualmente, assumia a gig de Hound Dog, logo deixou o clube para uma carreira mais segura, e mais lucrativa, na estrada Slim é agressivo, seu estilo violento foi o complemento perfeito para a atmosfera muitas vezes turbulento no Florence’s. Em meados dos anos 70, Slim começou a acertar o seu passo como guitarrista, músico, bandleader e artista, o lançamento de uma carreira que o levou por todo o país e do exterior para o reconhecimento nacional e aclamação internacional. Ele começou suas turnês pela Europa, onde a sua autenticidade de roupa áspera e foi bastante apreciado. Hoje ele é um dos mais procurados headliners para festivais no Reino Unido, Polónia, Escandinávia, França, Holanda, Bélgica e Grécia. Até o final dos anos 80 ele também já tinha excursionado pelo Japão e América do Sul. Em sua primeira viagem ao Brasil em 1989, tornou-se um herói instantâneo, aparecendo na televisão, em uma dúzia de artigos de revistas e todos os grandes jornais do país. A imprensa disse que ele roubou a cena de de Buddy Guy, Etta James e Albert Collins. Ele retornou diversas vezes ao Brasil. E no próximo dia 27 de fevereiro estará em Poços de Caldas para este grande show internacional. Informações e ingressos pelo fone (35) 3697 1551.

Fonte: Poços de Caldas Jazz & Blues Festival