Por Herbert Lucas; Fotos Edgard Radesca

Clique Para ampliar! Um dos maiores festivais do gênero no mundo, o New Orleans Jazz Fest terá este ano nomes como B.B. King, Aretha Franklin, Allman Brothers, Jeff Beck, Jonny Lang, Gov’t Mule, Blues Traveler, Wayner Shorter Quartet, Joe Lovano, Dee Dee Bridgewater, Marcus Miller e muitos outros. E não faltam astros pop como Simon & Garfunkel, Van Morrison, Elvis Costello, Black Crowes e Pearl Jam. O evento ocorre em dois finais de semana, de 23 a 25 de abril e de 29 de abril a 02 de maio.

O festival costuma atrair um público em torno de 500 mil pessoas, e apresenta mais de 400 shows em dez palcos e tendas, cada um dedicado a um tipo de música: jazz tradicional, jazz contemporâneo, blues, gospel, música folclórica da Louisiana (cajun e zydeco) etc. Sua importância é tão grande que ele não deixou de ser realizado nem depois que a cidade foi devastada pelo furacão Katrina.

Além dos grandes nomes da música internacional, o festival também mostra o que há de melhor na cidade-berço do jazz. Dr. John, Neville Brothers, Nicholas Payton, Terence Blanchard, Donald Harrison, Kenny Neal, Irma Thomas e Dwayne Dopsie (acordeonista de zydeco que já veio algumas vezes ao Brasil) são alguns que tocam todo ano.

Fonte: Revista Blues n' Jazz