https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgQ6ZLwgcQXSryyGJdi83jm0WxA1v_6eGf_m-W76s6SDKRtVuEi7ZQrc7GJ-kYSQtyF0TfaiB91U5QMzjZEk1tskjztzUtN8Es7Lezbgs4c4hDriRt4gP5hYSDskFo_HaBB5yAMUCpkRPk/s1600/Caf%C3%A9ComBluesTipoExporta%C3%A7%C3%A3o.jpg
Café com Blues(2007)

Quarta-feira, dia do ÁLBUM DA SEMANA. Hoje teremos o CD Café com Blues, da banda homônima. A banda, de Vitória da Conquista-BA, possui a configuração de uma big band, com duas guitarras, gaita, flauta, viola caipira, bateria, percussão, teclado, DJ, baixo, sax, trompete, trombone e várias vozes. O CD já chama a atenção à primeira vista: está dentro de um livreto, cuja capa é feita de juta(aquele material usado em sacos de café, dos grandes). Este é um bom exemplo de como a internet não tem o poder de anular o CD físico. Não há como se falsificar um trabalho, quando ele é bem-feito. São 34 páginas contendo fotos, caricaturas, pinturas, textos, letras de músicas e depoimentos de personalidades da cidade. Uma grande obra, a preço totalmente acessível(comprei o meu pelo preço de R$20,00), ou seja: a pirataria só existe porque as grandes gravadoras o permitem. Nada mais broxante do que comprar um grande CD, original, lacrado e descobrir que o encarte não passa de uma folha dobrada ao meio e com um punhado de informações sobre o artista.
O som da Café com Blues é bem diferente do que estamos acostumados a ouvir, tanto no blues quanto na música brasileira: as letras recriam o ambiente da época do Brasil-Colônia em paralelo com o Mississipi: o negro escravo brasileiro e o estadunidense, a plantação de cana e a de algodão, o blues e o reisado, manifestação folclórica presente ainda hoje nos interiores nordestinos. Tudo isso regado a samples, berimbaus e várias participações ilustres da região. Vale a pena conferir. O vídeo da primeira faixa, Blues na Caatingueira está disponível facilmente no Youtube. Uma boa pedida é ouvir num bom equipamento de som ou num bom fone de ouvido. Há sempre um detalhe a mais a ser percebido, trazendo uma grande experiência audiófila. Esta é a nossa recomendação da semana. Ouça bastante e com atenção, sem pressa. caso queira adquirir o CD original, basta entrar no perfil do Orkut e entrar em contato com o pessoal. Até a semana que vem, com mais um álbum especial.

I. Malforea

Setlist:

01 Blues na Caatingueira
02 Lei Áurea
03 De repente um Blues
04 Cultura
05 Um Sertão Belo
06 Jornal da Manhã
07 Navio Negreiro
08 Um Bluseiro no Sertão
09 Noel
10 Folia de Santo Reis

Clique no link abaixo para baixar: