Aderbal Duarte - Crédito: Artur Ikishima

Aderbal Duarte - Crédito: Artur Ikishima

O êxito do projeto garantiu continuidade e mais dias dedicados à música instrumental no Pelourinho

O Dia do Jazz no Pelô, realizado pela CUFA – Central Única das Favelas de Itapuã em parceria com o Programa Pelourinho Cultural, ligado ao Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural e à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, contará com duas apresentações mensais dedicadas ao gênero musical em novembro e duas em dezembro. O projeto, iniciado em junho, está com programação garantida até o fim do ano e trará o músico Joatan Nascimento e o grupo Nois Três (10/11), e as bandas Triat’uan e Sarava Jazz Trio (24/10). Os shows acontecem sempre às quartas-feiras no Largo Pedro Archanjo, às 20h, com entrada franca. O objetivo do evento é abrir espaço para o jazz, apresentando ao público amante da música o contato com expoentes do gênero e instrumentistas reconhecidos, tanto da Bahia quando de outros lugares do Brasil.

Inicialmente previsto para terminar em setembro e realizado uma vez por mês, o sucesso do projeto garantiu a continuidade deste e a ampliação do número de apresentações e convidados. O apoio ao projeto Dia do Jazz no Pelô integra o conjunto de ações desenvolvidas pelo Pelourinho Cultural, que fomenta e estimula a diversidade das expressões culturais no Centro Histórico. Com a ampliação do número de atrações do projeto será possível ter um maior contato com o trabalho de músicos veteranos e iniciantes de várias regiões do país.

O Dia do Jazz no Pelô responde a uma das principais reivindicações dos artistas dedicados à música instrumental: a necessidade de mais espaços para apresentações deste estilo musical. No mês de dezembro, o Dia do Jazz no Pelô receberá atrações como Duo Sense e Grupo Garagem (15/12) e Tamima Brasil & Itapuã Beat e Letieres Leite & Quinteto (22/12).

Instrumentistas - Já passaram pelo projeto o inusitado artista paraibano Babibak Bah, o baixista Luciano Calazans, acompanhado de sua banda, Ufonia, e a banda Terno de Ás. Em agosto, o Largo Pedro Archanjo foi animado pelo instrumentista Amadeu Alves e pela banda Joseph Tourton, de Recife. O show mais recente, realizado em 27 de outubro, contou com a participação do grupo Tupifaztudo e da Banda de Percussão da UFBA.

Para a criadora do projeto e coordenadora da CUFA Itapuã, Analu França, “o grande êxito do Projeto Jam Session no MAM pode ser visto como medidor de público, comprovando que a boa música instrumental é aceita. Porém nota-se a necessidade de mais espaços para apresentações desse estilo, não só dos veteranos, mas também de talentosos iniciantes e tantos outros autodidatas apaixonados pela boa música. É igualmente importante trazer para a capital baiana bandas em destaque de outros estados”.

Em sua opinião, o Pelourinho é um espaço propício para essa natureza de evento, tanto pela infraestrutura das praças como pela possibilidade de formação de uma platéia que tanto aprecia o jazz e a música instrumental. O projeto permitiu principalmente um intercâmbio de músicos de outros estados brasileiros, com nomes locais e artistas em formação na Escola de Música da UFBA.

Circuito de Jazz em Salvador – O projeto Dia do Jazz no Pelô surgiu para incrementar a agenda relacionada ao jazz em Salvador. O objetivo era proporcionar sessões do gênero musical a um público fiel, e ao mesmo tempo divulgá-lo a um grupo que ainda não tinha intimidade com ele. O Circuito surge para somar, principalmente, aos poucos, mas consideráveis endereços que já exploram a qualidade musical do jazz. Um desses espaços é o MAM, que traz o projeto Jam no MAM. Localizado às margens da Baía de Todos os Santos, o Museu de Arte Moderna da Bahia abriga a jam session, uma sessão de jazz que visa a improvisação e a liberdade musical, desde 1993. Conhecido no passado como Jazz MAM, o projeto Jam no MAM traz atualmente a banda base com os componentes Ivan Huol (baterista), Ivan Bastos (baixo), Paulo Mutti (guitarra), André Magalhães (piano) e André Becker (saxofone). A sessão de jazz acontece todos os sábados do mês, sempre a partir das 18h.

E em dezembro, para complementar a cena instrumental e musical na capital baiana, acontecerá o Natal Remix. O projeto, que está em sua segunda edição, trará uma programação diversificada e atrações que encantarão o público que visitar o Pelô no mês natalino. Alguns dos destaques da primeira edição, que aconteceu em 2009, foram Paulo Moura, Armandinho, Badi Assad, Vitor Araújo e Grupo Garagem. Já para este ano, o projeto promete usar da sincronicidade de elementos audiovisuais diversos para criar um ambiente que proporcione a beleza e o lúdico da temporada natalina para toda a família. O Natal Remix 2010, que levará o espírito natalino com um toque contemporâneo e cosmopolita ao Pelourinho, acontecerá durante os dias 15, 16, 17 e 18 de dezembro, na Praça das Artes, sempre a partir das 18h.