Conversa de músico

0lá amigos! Abro um espaço aqui para recomendar um ótimo blog:Vitrola de Pilha. Administrado pelos jornalistas Ester Barreto e Joab Paiva, o blog é direcionado à música. Joab, também músico, me entrevistou e pediu uma colaboração em vídeo, que peço licença para postar aqui na Portalbrumado. Nele dou uma sugestão de como usar o trítono no blues. Sigam o link para ver o vídeo feito especialmente para o blog:

http://vitroladepilha.wordpress.com/

Trítono, o som do demônio!!!

Por Joab Paiva

Convidei Amarílio Lima, meu amigo e ilustre professor, para que falasse um pouco dele e nos mostrasse aqui uma dica musical, e eis aí uma boa aula sobre como “mover” tudo que existe no universo com o bom e velho Blues! Ele deu um show aí e já convidou pra nosso show dia 09 de dezembro hein! Valeu a dica mestre! Espero que gostem e comentem!

O trítono, para os mais desentendidos da música, é um intervalo entre as alturas de duas notas musicais equivalente a três tons inteiros. Se imaginarmos uma escada por exemplo, o primeiro degrau sendo a nota “dó”, o segundo “ré”, depois “mi”, “fá”, “sol”, “lá” e o último degrau seria a nota “si”. Essa diferença de alturas, soando ao mesmo tempo as duas notas, é que gera o trítono.

Historicamente o trítono foi proibido pela igreja. Essas notas combinadas causam a sensação de movimento, muito explorado em momentos de “tensão” da música. Por isso classificaram como música do demônio, mas não queriam mesmo é que as pessoas se mexessem, pra pensar e evoluir enxergando novas possibilidades. Portanto: Não precisa começar a rezar, se benzer, invocar os anjos e esconjurações contra o tinhoso!!!

Amarílio Lima é multi-instrumentista. Iniciou seus estudos ainda menino, em Brumado, com o grande músico Abnísio, mas depois seguiu como autodidata. Sua paixão pelo blues foi despertada logo cedo. Ele nos conta: “Assisti ao filme De volta para o futuro, e quando ouvi Johnny B. Goode pela primeira vez descobri: é isso que quero tocar! Então busquei por mais e conheci o blues! Tornei-me fã incondicional.”

Além de participar de vários festivais e gravações trabalhou com artistas da região como Arlindo Polvinthai, Bruno Caires, Banda Café com Blues (Vitória da Conquista – BA) dentre outros. Fundou em 2008 a Blues em Si, da qual tenho prazer de participar desde a fundação. Atua há 16 anos como professor e ao lado da cantora Thaís Naiane se apresenta em bares, eventos, casamentos, confraternizações, etc.

Aulas de violão, guitarra, baixo, teclado e bateria para iniciantes.

Mais informações:

77 91980459 ou 77 34413472

amarilio_blues@hotmail.com