Bahia, Fevereiro, Carnaval. Quando lemos essas frases, o único ritmo musical que podemos lembrar é o axé, certo? Errado. A partir de 2011, o mês de fevereiro será marcado pelo mais novo evento produzido pelo Coletivo Suíça Bahiana e sua diversidade de ritmos. Apesar do carnaval esse ano ser em março, o Suíça inova mais uma vez e apresenta a Folia Fora do Eixo.
Com o objetivo de reunir bandas dançantes, que misturam diversos ritmos (e por que não o axé), são trazidas até Vitória da Conquista as bandas Móveis Coloniais de Acaju (BSB), Canastra (RJ), Camarones Orquestra Guitarrística (Natal), Suinga (SSA) e Ladrões de Vinil (VCA). Cada uma com suas peculiaridades e combinações, prometem transformar a Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima em uma grande festa que tem tudo para agradar desde os roqueiros até os discípulos de Luis Caldas. A Folia acontece no dia 27, a partir das 15h.
Depois de muito tempo esperando, nossa cidade vai poder curtir um dos melhores projetos musicais da atualidade, que é o Móveis Coloniais de Acaju. A qualidade da banda é proporcional a quantidade de componentes; com 9 integrantes, o Móveis conta com gaita, trompete, escaleta, flauta, além de guitarra, bateria e baixo. O nome grande, divertido e sonoro completa a essência original da banda, juntamente com suas letras que aguçam os ouvintes, e melodias que contagiam a todos.

Para se juntar ao Móveis teremos outra banda querida da cena alternativa de Conquista, o Canastra. Vindo da Cidade Maravilhosa, o sexteto se diz nostálgico, mas ao mesmo tempo pós-moderno e realiza uma das melhores apresentações dentre as bandas alternativas brasileiras. Para muitos, a sua apresentação é daquelas que ficam marcadas para sempre na memória dos presentes.
Como uma das promessas da música brasileira em se tratando de banda instrumental, a Camarones, banda vinda de Natal, se destaca por ter um show elogiadíssimo, principalmente pelas meninas arrasando na guitarra e baixo. O gênero da banda ainda é pouco prestigiado e para o qual não se vê muito incentivo, no entanto, revertendo esta situação, vêm alçando voos altos. Uma prova disso foi a quantidade de shows que fizeram no ano de 2010.
Já o Suinga é uma banda que vem de Salvador e afirma sua identidade cultural não apenas no ritmo, que foca desde fricote, passando pelo axé da década de 80, até o samba-reggae, mas também nas letras e melodias em que a presença da diversidade linguística e a tradição oral baiana são trazidas à tona.
Por onde passa, seja na Bahia ou em qualquer lugar desse país, a banda conquistense Ladrões de Vinil fica marcada pelos shows performáticos, com aberturas instrumentais, mesclando o rock in roll com a jovem guarda, que agrada o público de maneira singular.
Enfim, a junção de todas essas vertentes musicais é garantia de muita animação para todos aqueles que estarão presentes na nossa folia. É certeza de que as mais variadas tribos serão contempladas e sairão de lá satisfeitas.

SERVIÇO:
O Quê? Folia Fora do Eixo;
Quem? Móveis Coloniais de Acaju (DF), Canastra (RJ), Camarones Orquestra Guitarrística (RN), Suinga (SSA) e Ladrões de Vinil (VCA);
Quando? 27/02/11, às 15h;
Onde? Concha Acústica do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima;
Quanto? R$20 (inteira);
Vitória da Conquista-BA

www.coletivosuicabahiana.com.br

www.foliafde.blogspot.com