O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Fortaleza) prepara, para este mês, o Festival Blues do Nordeste, que contará com nove bandas de blues em 18 apresentações. Entre as atrações, estão Kazane Blues, Felipe Cazaux, Puro Malte, Blues Label e Artur Menezes (foto). A entrada é gratuita, e as apresentações acontecerão sempre às 13 horas e às 18 horas, a partir desta quarta-feira (02).

Artur Menezes
Artur Menezes
O Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB-Fortaleza) realizará, no mês de fevereiro, o Festival Blues do Nordeste, que apresentará um pouco do estilo à cidade através da sonoridade de nove bandas e 18 apresentações.

O Festival começa nesta quarta (02) e quinta-feira (03) com os grupos Blues Label e Puro Malte. Na sexta (04), será a vez da banda De Blues em Quando. Kazane Blues e Felipe Cazaux se apresentarão nos 9 e 10, enquanto Água Ardente Blues e Allyson dos Anjos, nos dias 16 e 17.


Puro Malte
Puro Malte
Os últimos shows do festival acontecem nos dias 23 e 24 de fevereiro, com Marcelo Justa e Artur Menezes. A entrada é gratuita, e as apresentações acontecerão sempre às 13 horas e às 18 horas.

Shows em DVD
Além dos shows no CCBNB, no dia 11 de fevereiro, a partir das 12 horas, o Festival contará com exibições de shows históricos em DVD. Entre as atrações, estão nomes mundialmente consagrados do Blues, como Eric Clapton, B. B. King, Johnny Winter, Gary Moore, Rory Gallagher e Muddy Walter, entre outros.


Logo abaixo, você confere a programação do Festival Blues do Nordeste e um breve histórico de cada banda e músico participantes:

BLUES LABEL
Dia 2 - 13h
Dia 3 - 18h

A banda tem um trabalho de pesquisa sobre o Blues, o que permite a excelência nas várias vertentes do estilo. Realizando além dos merecidos tributos a grandes mestres, tem desenvolvido um trabalho autoral, onde aliam inovação e tradição, abrindo-se para novas linguagens musicais, através das influências plurais de cada integrante.

PURO MALTE
Dia 2 - 18h
Dia 3 - 13h

Como um bom uísque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfação de que tiver a oportunidade de assistir a seus shows, unindo doses generosas do bom e velho blues, curtido no vácuo de válvulas, com a energia e a virilidade do rock'n'roll, seja em interpretações de clássicos, seja em composições próprias, que adicionam um tempero cearense nessa mistura contagiante.

DE BLUES EM QUANDO
Dia 4 - 13h e 18h

Simplicidade e autenticidade. Esta é a tônica de um trabalho autoral, em português, que torna o gênero acessível a todos, explorando a sensibilidade e paixão, além de clássicos que fizeram do blues um estilo mundialmente conhecido.

KAZANE BLUES
Dia 9 - 13h
Dia 10 - 18h

Com a proposta de lançamento do EP "Ao vivo no Cariri", o grupo Kazane Blues vem com um formato blues-rock para o Festival Blues do Nordeste. O gênero está sendo redescoberto pela juventude fortalezense.

FELIPE KAZAUX
Dia 9 - 18h
Dia 10 - 13h

Melódico, preciso e agressivo: essas são as melhores palavras para definir o som composto pelo jovem cantor e guitarrista paulista - um dos principais expoentes do cenário da música autoral cearense. O primeiro álbum solo de sua carreira, intitulado "Help the dog!" (2007) atraiu críticas sofisticadas por parte da mídia. Atualmente está em processo de lançamento do segundo disco - "Good days have come".

ÁGUA ARDENTE BLUES
Dia 16 - 13h
Dia 17 - 18h

Nas apresentações, o público vibra e aplaude, e percebe o entrosamento da banda, num espetáculo que recria uma atmosfera de alegria e entusiasmo. A Água Ardente Blues tem como influências Muddy Waters, Raul Seixas, Bessie Smith, Janis Joplin e até mesmo nuances jurássicas do rock'n'roll, como Chuck Berry e James Brown.

ALLYSON DOS ANJOS
Dia 16 - 18h
Dia 17 - 13h

Guitarrista e vocalista com diversas influências que partem do Blues Rural, e passeiam pelo jazz, country, boogie woogie e rock'n'roll. Nos shows, clássicos do blues e do jazz como: Freddie King, Billie Holiday, John Lee Hooker, Ella Fitzgerald, Muddy Waters, Chuck Berry, Elvis Presley e Jimi Hendrix. Sonoridade crua inspirada nos bluesmen do delta do rio Mississipi (EUA), além de composições autorais e muito improviso.

MARCELO JUSTA
Dia 23 - 13h
Dia 24 - 18h

O guitarrista cearense Marcelo Justa iniciou seus estudos de música com formação clássica, mas tendo como principais influências o jazz e o blues. Desenvolveu um trabalho autoral, mudando-se no final dos anos 1980 para o Rio de Janeiro, onde residiu por cinco anos divulgando a sua música. De volta a Fortaleza, Marcelo Justa passou a atuar profissionalmente em 1992, trabalhando em várias casas noturnas da cidade e participando de vários projetos e eventos.

ARTUR MENEZES
Dia 23 - 18h
Dia 24 - 13h

Suas influências vão de Jimi Hendrix ao rei do baião Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B. B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, James Brown e Johnny Winter. Atualmente em São Paulo, após duas temporadas em Chicago, nos EUA. Tocou com músicos internacionais como: John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns e Big Ray, entre outros.

Fonte: Rádio Universitária FM