A Playlist da Semana está de volta! Enjoy!

Até que enfim! O site MixPod resolveu deixar a frescura de lado e reabilitou a opção de criar playlists com seus próprios arquivos, o que significa que finalmente a Playlist da Semana está de volta! Para quem não conhecia ou não se lembra, todos os domingos, por volta do meio dia, trazemos uma lista de blueses, jazzes e afins com 10 a 12 músicas, pra refinar seu início de semana. Como as playlists são criadas através do MixPod ficamos alguns meses impossibilitados de publicar esta sessão. Não encontramos sites especializados em playlists suficientemente bons para mantê-la.
A Playlist de hoje traz uma seleção de grandes faixas e artistas. É o que andei ouvindo nas últimas semanas. Como sempre, vamos por partes: pra começar, uma incrível faixa da rainha Ella Fitzgerald no Newport Festival de 1957. Faz parte do CD "Ella Fitzgerald & Billie Holiday Live at Newport", onde cada uma ocupa uma metade do disco. Nesta faixa, Ella faz uma divertida homenagem ao seu amigo Louis Armstrong, com direito a imitação e tudo. Não me canso de escutar esta faixa. Em seguida uma grande descoberta: a banda nova-iorquina The Budos Band, numa faixa de seu último álbum, "The Budos Band III", do ano passado. O som parece gravado nos anos 70 e é simplesmente viciante. Na faixa 3 temos sim uma faixa dos anos 70, ou quase: "Black London Blues" faz parte do disco homônimo, lançado em 1969, do Ram John Holder. Podemos ouvir até o chiado do vinil. Simplesmente perfeito.
Faixa 4: um encontro de gigantes. O ícone da country music, Willie Nelson divide o palco em 2007 com um dos maiores nomes do jazz contemporâneo, Wynton Marsalis. "Ain't Nobody's Business" é a nona faixa do disco "Willie Nelson & Winton Marsalis: Two MenWith the Blues". na faixa seguinte mais nomes de peso: Natalie Cole, que esteve por aqui nos últimos dias, divide os vocais(mesmo que artificialmente) com seu pai, o inigualável Nat King Cole, em "My Baby Back Home", primeira faixa de seu último disco, "Still Unforgettable", de 2008. Logo após, um daqueles bons exemplos de artistas de outros gêneros musicais se aventurando no mundo do blues: os Scorpions, banda alemã referência no hard rock, especialmente no final da década de 80, numa versão do álbum "Acoustica", gravado ao vivo em Lisboa, lançado em 2001. "The Zoo" ficou simplesmente sensacional nesta versão acústica. Bem melhor que a original, em minha opinião.
Na faixa 7 talvez muitos tenham uma bela surpresa. Sim, é o grande cartunista americano Robert Crumb, famoso por personagens como o Mr. Natural e Fritz the Cat. Para quem não sabe, o multifacetado artista tocou banjo profissionalmente por vários anos. Aqui temos uma faixa nem um pouco maliciosa com seu grupo "Cheap Suit Serenaders" chamada "My Girl's Pussy", cheia de trocadilhos com décimas intenções. Se quiser conhecer melhor o trabalho do Crumb recomendo o livro "Blues", lançado no Brasil pela editora Conrad. Mais uma faixa incomum para leigos, "Get'n Up" faz parte da trilha sonora do famoso game "The King of Fighters 96", música do "New Woman Fighters Team". Não é a primeira vez que digo por aqui que os japoneses são incríveis no quesito trilha sonora. Grande jazz!
Na faixa 9 temos o Barão Vermelho em seu primeiro álbum sem o Cazuza, com Frejat ainda se descobrindo como vocalista (1986). "Bumerangue Blues" é uma das primeiras versões da "Boomerang Blues", do Renato Russo, composta nos primórdios de sua carreira, em Brasília. Avançando no tempo chegamos ao ano passado, quando a estrela pop Cyndi Lauper decidiu quebrar todos os tabus e lançar um disco de blues, "Memphis Blues", onde divide o espaço com várias celebridades, incluindo BB King e Charlie Musselwhite. Nesta faixa, a regravadíssima "Rollin' and Tumblin" é cantada com Ann Peebles, cantora de soul de Memphis. Cyndi também esteve por aqui recentemente na turnê do álbum.
Pra terminar, não poderia faltar nossa música mais recente, "Você Roubou o Meu Pendrive", que acaba de sair do forno. Uma letra descontraída e sem grandes pretensões, regada a três violões muito bem executados por Camilo Oliveira e Rômulo Fonseca. Você pode baixá-la, ver a letra cifrada e um pouco de história clicando aqui.
Esta é a nossa Playlist da Semana. Fique à vontade para comentar (no espaço específico abaixo) e sugerir. Caso perceba algum defeito na playlist, nos informe no mesmo local. Domingo que vem voltaremos com mais uma Playlist. Aproveite para pesquisar um pouco sobre alguns dos artistas desta semana. Conhecimento nunca é demais e escutar música sabendo um pouco sobre ela é bem melhor. Um grande abraço e um bom restinho de domingo pra você.

I. Malforea