http://midia.cmais.com.br/assets/image/image-4-b/12f3007ed58f38a15be54f2a41b2ee788f0913a5.jpg

O longevo gênero musical comemora sua efeméride quarta-feira, 13, no Dia Mundial do Rock. A TV Cultura aproveita o gancho e exibe na quinta-feira, 14, às 23h45, na faixa Cultura Documentários, a primeira parte do especial de três capítulos História do Rock Brasileiro.

Trata-se de um apanhado de entrevistas – com músicos, produtores, jornalistas –, clipes, imagens de apresentações ao vivo e flashes de programas de tevê que colaboraram com o surgimento de novas bandas.

O episódio inaugural vasculha os primeiros anos do rock no Brasil, nas décadas de 1950 e 1960, período da febre da Jovem Guarda, da revolução sonora dos Mutantes e da piração poética de Raul Seixas. Entre os entrevistados estão Tony Campelo, Erasmo Carlos, Renato e seus Blue Caps, Eduardo Araújo, Pepeu Gomes e Marcelo Nova.

A segunda parte do documentário – que vai ao ar dia 21/7 - se ancora nos anos 1970 e 1980, quando a Ditadura Militar interferia na produção musical. Entre os destaques, o rock abrasileirado dos Novos Baianos; o progressivo das bandas O Terço e Bixo da Seda; o punk dos Inocentes e Ratos de Porão; e o pop da Blitz, Paralamas do Sucesso e Kid Abelha. Completam a lista Barão Vermelho, Ira, Camisa de Vênus, Legião Urbana e Ultraje a Rigor.

O terceiro e último episódio (28/7) sai do eixo Rio-São Paulo e viaja para Minas Gerais, atrás do Pato Fu e Skank, e Recife, para revolver o movimento mangue beat, puxado por Chico Science. Mas fala também dos Raimundos, Planet Hemp, Sepultura, Los Hermanos, Charlie Brown Jr e Cássia Eller.

A direção é de Pedro Vieira.