Em Fevereiro Tem Festival Jazz & Blues

Já está com o réveillon planejado? Então já é hora de pensar no Carnaval. Em fevereiro chega à 13ª edição o Festival Jazz & Blues, que será de 18 a 21 em Guaramiranga e, depois de uma paradinha na quarta-feira de cinzas para descer a serra, continua de 23 a 25 com atividades em Fortaleza e dia 25 também em Sobral. Na cidade serrana, o 13º festival promete muitas horas de boa música, do jazz ao blues, passando por ritmos afins, do Brasil e de outros países. Como já é tradição, a programação acontece ao longo de todo dia, sob a luz do sol e a luz da lua, em espaços abertos e fechados, com shows, ensaios abertos, cortejos, conversas com músicos e oficinas. Tudo isso proporciona aos mais de 12 mil visitantes a possibilidade de ouvir boa música, estar próximos de grandes músicos e usufruir da beleza natural de um dos mais belos destinos turísticos do Ceará.

Atrações no Jazz & Blues 2012

Omar Puente (Cuba)
Omar Puente é um músico clássico, cujo coração bate com ritmo cubano, a alma é africana e desde 1997 mora no norte da Inglaterra. O resuntado dessa fusão "etno-cultural-geográfica" está no belíssimo trabalho deste renomado violinista e pianista, que desenvolveu seu estilo reunindo elementos de jazz, música clássica e cubana. Difícil ficar parado com esse som!

Assista no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=0DortrwDGS8&feature=player_embedded#!




Atiba Taylor (EUA) com Artur Menezes (CE)
A turma do blues vai delirar com o som desses dois no palco do Festival. O cantor e saxofonista norte-americano Atiba Taylor é conectado às raízes do jazz e investe no jazz contemporâneo. Já tocou com feras como Wynton Marsalis, Webster Young, Archie Shepp e Bobby McFerrin. Agora empresta sua voz grave e seu saxofone cheio de suingue ao blues moderno do guitarrista cearense Artur Menezes. Sinta só o gostinho do show que eles vão dar em Guaramiranga:

Assista no YouTube
http://www.enviomailmkt.com.br/link/?go=07e6da1e85f9afdde631d95b4f5941d7-10000-77128




Gadi Lehavi (Israel) convida Ravi Coltrane (EUA)
Esse menino é um prodígio! Tem só 15 anos de idade, mas o que ele faz no piano, só vendo e ouvindo para acreditar! É jazz puro! Não foi à toa que já chamou a atenção de ícones como Dave Liebman e o filho do lendário John Coltrane, o saxofonista Ravi Coltrane, com quem vem pela primeira vez ao Brasil para uma série de concertos. Agora sente-se e segure o queixo para ver do que esse garoto é capaz!

Assista no YouTube
http://www.fmpjazz.com/index.php?option=com_k2&view=item&id=10:gadi-lehavi&Itemid=62&lang=en#itemVideoAnchor





Jaques Morelenbaum e o Cello Samba Trio (RJ)
Esse é unanimidade! Violoncelista, compositor, arranjador, maestro e produtor, Jaques Morelenbaum é um dos principais nomes da música instrumental brasileira. Foram dez anos na Nova Banda de Tom Jobim, cinco tocando com Egberto Gismonti, 14 como diretor musical, arranjador e violoncelista de Caetano Veloso, além dos trabalhos com Ryuichi Sakamoto, Sting, Cesária Évora, Milton Nascimento, Henri Salvador, David Byrne, Omar Sosa, Bill Frisell, Hubert Laws, João Donato, Julieta Venegas, Gilberto Gil... Ao Jazz & Blues traz o Cello Samba Trio, com o violonista Lula Galvão e o percussionista Rafael Barata. Quer ver um pouquinho?

Assista no YouTube
http://www.enviomailmkt.com.br/link/?go=e1dc2e2e068529123df6f670bde80ca4-10000-77128






Yamandu Costa (RS)
Outro que dispensa apresentação! Yamandu é um dos maiores talentos do violão brasileiro. É referência mundial na interpretação da música brasileira, Yamandu Costa apresenta suas diversas influências musicais ao lado de Guto Wirtti (baixo acústico) e Nicolas Krassik (violino). Um show de criatividade e técnica, onde ele explora todas as possibilidades musicais de um violão de 7 cordas. Dá uma olhada nisso!

Assista no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=pNJh7Z4Xdmw&feature=player_embedded




Grupo Solar com Tatiana Parra (SP)
A voz feminina do Festival Jazz & Blues em 2012 é de Tatiana Parra. Cantora paulistana conhecida e admirada no meio musical por participações em shows e discos de nomes como Ivan Lins, Omara Portuondo, Rita Lee, Toquinho e Dante Ozzetti. Ela vem com o Grupo Solar, formado pelos brasileiros Zéli Silva (baixo), Edu Ribeiro (bateria), o argentino Andrés Beeuwsaert (piano) e o belga Henri Greindl (guitarra e violão). Olha ela aqui com o Ivan Lins:

Assista no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=0NJEpFdJvk8&feature=related





Roberto Taufic e Eduardo Taufic (RN)
Eles são irmãos e mostram no palco a perfeita sintonia em um agradável diálogo entre o violão e o piano. Roberto Taufic (violão) e Eduardo Taufic (piano) apresentam o show Bate e Rebate, um trabalho repleto de brasilidade e arranjos criativos, com o estilo marcante dos dois instrumentistas, que serão acompanhados por Darlan Marley (bateria) e Airton Guimarães (contrabaixo). Quer conferir?

Assista no YouTube
http://www.enviomailmkt.com.br/link/?go=b21c2c5cb2cc52c950366f635d789d6e-10000-77128



Marco Lobo (BA/RJ)
Esse cara faz um trabalho percussivo muito bom! O talento desse baiano radicado no Rio de Janeiro caiu nas graças de músicos consagrados, como Milton Nascimento, Maria Bethania, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Joao Bosco, Ivan Lins e Marisa Monte. Marco Lobo traz ao Festival Jazz & Blues seu trabalho autoral instrumental, que passeia pelo jazz, maracatu, samba, baião e balada. Dá uma olhada!

Assista no YouTube
http://www.enviomailmkt.com.br/link/?go=7253008d98ef20aa8701cbae87098e84-10000-77128


Gabriel Grossi (SP)
É atualmente um dos maiores representantes da harmônica no mundo. Exagero? É não. O ícone da gaita, Toots Thielemans, o cita como um dos maiores gaitistas da atualidade. E disse mais "É um gaitista que toca com enorme facilidade, um músico de grande explosão. Também fiquei admirado com suas composições e seu domínio da linguagem brasileira". Gabriel Grossi vem com seu trio, que tem Guilherme Ribeiro no piano e Sergio Machado na bateria. Viaje um pouquinho nesse som:

Assista no YouTube
http://www.enviomailmkt.com.br/link/?go=1afbb633199ed218a0e833ec9a0ddfd7-10000-77128


Cainã Cavalcante (CE)
Cainã é um dos grandes destaques da nova geração de instrumentistas do Ceará. Tem só 21 anos, mas esse multi-instrumentista já pode ser considerado um veterano! Começou cedo, tem dois CDs gravados e já dividiu os palcos e estúdios com Yamandu Costa, Manassés de Sousa, Dominguinhos, Zélia Duncan, entre tantos outros. Olha ele aqui:

Assista no YouTube
http://www.youtube.com/watch?v=OxD_k4alRMM





Enquanto o festival não chega...

A formação musical é um dos grandes focos do Festival Jazz & Blues, que anualmente desenvolve projetos que visam promover a capacitação de jovens instrumentistas em todo o Ceará. Este ano, em uma parceria do Festival com a Secretaria da Educação do Estado (SEDUC) e a Sociedade Cearense de Jornalismo Científico e Cultural, acontece o projeto Música é para a Vida.

A ideia do projeto é dar a alunos e professores da rede pública a possibilidade de acesso ao amplo universo da música, através de um programa que contempla desde a sensibilização para iniciantes até a formação mais aprofundada para alunos já familiarizados com a prática instrumental, conciliando formação artística, inclusão social e protagonismo juvenil..

A primeira fase do Música é para a Vida consta de Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, que desde o dia 03 de dezembro são realizadas em todo o estado, aos sábados e domingos, com 16 horas/aula em cada local. Até janeiro, o projeto terá passado por 21 cidades, atendendo 441 alunos e 159 arte educadores de todas as CREDE/SEFOR do estado, totalizando 600 participantes. .

Residências Artísticas do Festival Jazz & Blues - Dentre os 600 participantes das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical, serão anunciados até o dia 25 de janeiro os 100 alunos e 21 arte educadores selecionados para as Residências Artísticas que acontecerão no Maciço de Baturité na semana que antecede o Festival Jazz & Blues. .

Nos dias do Festival Jazz & Blues na serra os alunos terão um espaço destinado a apresentações musicais, acompanhados por seus arte educadores. Pela manhã, haverá ainda um seminário exclusivo para os residentes..

As cidades - As Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical já aconteceram em Maracanaú, Itapipoca, Acaraú, Camocim, Tianguá, Canindé, Horizonte, Baturité, Russas, Jaguaribe, Crateús, Tauá, Sobral, Quixadá, Iguatu, Icó, Crato, Juazeiro do Norte e Brejo Santo. Nos dias 7 e 8 de janeiro a oficina será realizada em Fortaleza e haverá ainda em Senador Pompeu, com data a confirmar.

Quem faz o Festival Jazz & Blues
O Festival Jazz & Blues 2012 é realizado pela Via de Comunicação e Cultura. Promoção: Diário do Nordeste

Redes Sociais
Siga e acompanhe as redes sociais do Festival Jazz & Blues, sempre com notícias quentinhas, dicas, fotos, vídeos, links interessantes e muitas novidades.

Em Breve
O site do Festival jazz & Blues - www.jazzeblues.com.br – em breve estará de cara nova, com informações, programação, imagens, músicas e outros detalhes relacionados à edição 2012. Aguarde!


Fonte: InfoJazz

Este texto não foi escrito pelo DistintivoBlue.com e é de inteira responsabilidade da produção do evento.