Garanhuns, certamente se consolidou como uma opção digna para quem não curte as grandes festas populares nordestinas. Se isto é bom ou ruim para a cultura de nossa região, deixemos que os antropólogos discutam.

O fato é que para nós, fãs do Blues, é um grande barato poder fugir do Carnaval para uma cidadezinha simpática de clima mais friozinho que o da capital, para curtir um festival como o Garanhuns Jazz Festival.

Muitos já estão acompanhando as atualizações sobre as atrações do festival deste ano pelas redes sociais. Portanto, cabe ao Recife Blues agora apenas organizar esta agenda para quem vai pegar a estrada nesta Sexta.

O GJF começa no Sábado, e este ano ganha mais um dia em sua programação.

Certamente os nomes mais esperados desta edição são os jazzeiros Bob Mintzer & Russel Ferrante, integrantes da banda Yellow Jackets, muito famosa entre os que tem mais de 35 anos e curtiram os festivais Free Jazz no Brasil (video abaixo).

Ainda, o Recife Blues não pode deixar de parabenizar o curador Giovanni Papaleo por ter este ano, mais do que nunca, incluído em sua programação nomes que fazem as noites blueseiras de Recife vivas, gente como Big John Siqueira, Handmade Blues, Alexandre Santiago & Dose Dupla.

Pra quem acompanha as jam sessions semanais de Recife, sabe que Alexandre Santiago é acompanhado da cozinha da Recife Blues Band, responsável pela já instituída Segunda-Feira de Blues no Burburinho e a Handmade Blues lota os Sábados no Setúbal. Big John é presença certa e constante nas noites do Roteiro Blues e outros agitos.

Já no Jazz local, ressalto a participação da Mr Trio e de Emma Arnold.

Esta participação cada vez maior da cena local é imprescindível para termos estes festivais cada vez mais fortes, e puxar a brasa para a nossa sardinha, mostrando ao Brasil, sempre que de alguma forma ele volte seus olhos para nós, que Pernambuco tem bons músicos e boas ideias também neste campo.

Os nomes internacionais e destaques já reconhecidos de pernambuco são muitos e de excelente nível. Estão lá Jeovah da Gaita, Jefferson Gonçalves, Donny Nichilo, Victor Biglione, Izzy Gordon, Atiba Taylor, Big Joe Manfra, Lancaster, Artur Menezes, Fred Sunwalk. (veja a programação completa e sem lacunas abaixo)

Particularmente, prefiro festivais de Blues e Jazz quando feitos em palcos menores, em pubs, espaços onde a maioria destes músicos citados, em sua grande maioria artistas de nicho, se sentem mais à vontade e podem demonstrar suas habilidades de comunicação com a plateia de forma mais viva.

No entanto, este formato de grandes palcos, apoio de Prefeitura, acaba sendo bacana à medida que diante da visão de um público mais generalista, amplia o tamanho destes artistas, os valoriza, e desta forma acaba trazendo mais gente pra perto, elevando o nível de interesse neste formato de evento.

A isto, se soma, é claro, à vantagem de podermos curtir este astral sem pagar nenhum centavinho - o que tem seu lado bom e ruim, mercadologicamente falando.

Entre prós e contras, o que fica é o que é bom. E pra a gente é muito bom, como citei no começo deste texto.

Antes de encerar, deixo a indicação para que assistam o show da cantora Izzy Gordon (foto acima), que começou sua careira por mero acaso no início dos anos 90, no espetáculo Emoções Baratas (busque mais sobre isto na Google), e depois disto trabalhou com gente como Skowa, Jorge Benjor, Ed Motta.

Atualmente Izzy tem um trabalho muito consistente com música brasileira, e quando envereda pelo Blues, uma pronúncia de inglês invejável. É dela a voz naquele comercial de carro ao som de "At Last" de Etta James.

AGENDA COMPLETA


Praça Guadalajara

Sábado, 18
20hs//Sergio Ferraz(PE-GUS)
21hs//Harp Night, como: Donny Nichilo, Jefferson Gonçalves & Jeovah da Gaita, com Zé Brow, MC Rodrigo e UpTown Band
22hs//Tony Gordon
23hs//Eu, Edu e os Caras

Domingo, 19
20hs//Reisado Unidos com Alegria de Gonzaga de Garanhuns
21hs//Victor Biglione & Marcel Powell,
22hs//Ladies Night, com: Tiffany Harp, Emma Arnold, Cida Maria e Adriana Nascimento, Bau Blues
23hs//Izzy Gordon

Segunda-Feira, 20
20hs//Alexandre Santiago & Dose Dupla
21hs//Grupo de percussão de Garanhuns e Carlos Bala
22hs//Brasil Modern Jazz Quarteto com Atiba Taylor
23hs//Guitar Night, apresentando: Big Joe Manfra, Artur Menezes, Lancaster, Fred Sun Walk, Big John Siqueira, Daniel Diniz, Thomaz Lera e Joanatan Richard, com The Bluz e Flávio Naves

Terça-Feira, 21
20hs//Handmade Blues & Marcos Cabral
21hs//Mr Trio
22hs//Bob Mintzer & Russel Ferrante com o maestro Edson Rodrigues e o maestro Marcelo Martins
23hs//Karl Dixon
0hs//Grande Jam session de encerramento do Festival

Jazz na Igreja do Seminário, sempre às 16h
Sábado, 18//Marcell Powell(RJ)
Domingo, 19//Big Joe Manfra(RJ) e Jefferson Gonçalves(RJ)
Segunda, 20//Donny Nichilo(USA), participação especial de Russel Ferrante(USA)
Terça, 21//Duo Maggiore (PE)




*Apenas a agenda referente ao Roteiro Blues é de responsabilidade direta do Recife Blues. Todas as outras informações são de responsabilidade das bandas e casas envolvidas.

Este texto não foi escrito pelo DistintivoBlue.com e é de inteira responsabilidade da produção do evento.