O mundo fica pequeno quando definitivamente, nos tornamos grandes!
Navegando pelos sete mares musicais e com todos eles levando ao mesmo destino (uma obra completa), “Adriano Grineberg” apresenta seu mais novo trabalho, o álbum “Blues For Africa”!
Trata-se de um disco ímpar dentro do universo do blues, porque na busca de suas origens sonoras ele acaba por ultrapassar as fronteiras desse estilo norte-americano que descende da cultura musical africana e literalmente migra de corpo e alma para o continente original, a África.
Desde as línguas em que as músicas são cantadas as músicas (ioruba, zulu, bembé, igbo, swahili e inglês), Adriano consolida uma proposta musical cercada de conceitos antropológicos, que certamente demandou profunda pesquisa para acessar e adentrar a essas culturas ancestrais.
O CD possui 14 faixas e surge no momento da comemoração do mesmo número de anos de sua banda. Um belo presente de aniversário com o qual Adriano presenteia seu público!
Além de seus tradicionais parceiros de grupo: Edu Gomes (na guitarra), Rodrigo Jofré (no contrabaixo) e seu irmão Sandro Grineberg (na bateria), o álbum traz as participações especiais da cantora Graça Cunha, do gaitista Vasco Faé, do contrabaixista Fábio Sá, da percussionista Michelle Abu, do baterista Daniel Lanchinho e do cantor e educador nigeriano Rex Thomas. Nomes que representam grande musicalidade e vêm povoando estas linhas musicais há muitos anos!
Do ponto de vista técnico, o “Blues For África” traz uma sonoridade equilibrada, rica em harmônicos e cujas características dos timbres acústicos dos instrumentos foram perfeitamente representadas. Um trabalho exímio de captação, mixagem e masterização realizado no Cakewalking Studio, em São Paulo!
Quanto aos músicos: Não seria nem redundância atestar as suas qualidades, na verdade poderia se tratar de um caso de “retumbância” (risos), tamanhos e numerosos são os currículos, trabalhos e exemplos de seus sonoros talentos!
Outro fator de destaque deste álbum é seu material gráfico, que foi produzido por Sheila Oliveira; todo com elementos típicos das artes tradicionais africanas e além de ir ao encontro com a proposta do disco, também contribui para com a obra, por torna-la muito bonita!
Vale ressaltar a coragem de Adriano Grineberg em zarpar do consagrado porto do blues, onde reside como um dos principais expoentes do gênero no país, para buscar águas experimentais e trilhar os caminhos que seus instintos sensitivos e que os ventos musicais lhe deram como direção!
Sim, o álbum “Blues For África” é uma passagem para uma viagem musical repleta de incursões inesperadas, mas conduzidas pela serenidade e suavidade de um trabalho contemplativo, que transita com muita fluência e delicadeza por um enorme universo sonoro!
Interessou?! Então seguem os endereços dos canais oficiais de Adriano: www.youtube.com/agrineberg – www.facebook.com/adriano.grineberg .
Mais uma vez me despeço com a alegria de passar uma grande musical e, findo por desejar a todos um ótimo, divertido, revigorante e muito musical final de semana, desta vez ao som do álbum “Blues For África”, do músico Adriano Grineberg!

Fonte: Nando Pires