Artur Menezes
Artur Menezes - Artur Menezes vem se destacando no cenário da guitarra brasileira como um dos melhores músicos de sua geração. Embora execute o blues com maestria (tanto no canto como na guitarra), o que chama a atenção do seu trabalho é o diálogo com outros estilos, misturando o blues ao funk, soul, reggae, country e música brasileira.
Para 2014, Artur Menezes pretende dedicar-se à turnê de #2, além de dar continuidade ao projeto de música instrumental que vem trabalhando desde 2013¸ que inclui clássicos do blues e novos arranjos para músicas brasileiras, como as de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Cazuza e Belchior. (escute trechos do disco #2)
Em 2012, abriu os shows de Buddy Guy no Brasil e levantou uma plateia de centenas de pessoas, na chuva, no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina. (vídeo – interagindo com o público no Festival de Rio das Ostras)
Já 2013, fez turnê pela Argentina; foi um dos palestrantes do TEDx Fortaleza, um encontro anual licenciado pelo TED (Technology, Entertainment, Design), onde personalidades partilham suas experiências e conhecimentos em apresentações transmitidas ao vivo pela internet e depois disponibilizadas em vídeos, os TEDTalks, acessíveis a bilhões de pessoas no mundo inteiro. Participou dos festivais Ilha Blues (SP), Festival de Jazz e Blues de Manguinhos (ES), Festival de Inverno de Pedro II (PI) e Fest Bossa & Jazz Pipa (RN) – neste último subiu ao palco após Stanley Jordan -, reuniu cerca de 800 pessoas para o lançamento de #2 (Número Dois) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dias depois, tocou mais uma vez no Garanhuns Jazz Festival, para cerca de 6 mil pessoas, ao lado de Kiko Loureiro (Angra) e Andreas Kisser (Sepultura).
Mesmo residindo atualmente em São Paulo, o músico faz questão de disseminar a cultura de sua cidade Natal, além do blues: “Tenho orgulho de ser cearense e de poder levar a música da minha região, misturada ao meu blues, para o mundo”, afirma. (download do release pessoal completo)
Artur é endorser de três grandes marcas, a Condor Guitars, Targino Custom Pedals e a SG Strings cordas.
O show de #2…
Formação: Artur nas guitarras e voz; teclado/guitarra; baixo e bateria.
Artur Menezes estudou música na Universidade Estadual do Ceará. Morou em Chicago, onde participou de jam sessions com John Primer, Linsey Alexander e Phil Guy, entre outros. Tocou em bares como Kingston Mines, Smokey Daddy e Katherina’s. Gravou dois discos com a banda norte-americana The Shakes, que prima pela tradição do blues elétrico. Já no Brasil, integrou o projeto Harmônicas Mercoblues com os gaitistas Nico Smoljan e Gonzalo Arraya, abriu o show de Peter Mad Cat e participou de todas as edições dos Festivais de Jazz e Blues de Guaramiranga e Oi Blues By Night, além de tocar no Canoa Blues (CE), Ceará Music, Lençóis Jazz & Blues (MA), Ibitipoca Blues (MG), Sesc’n Blues, entre outros. (download do release pessoal completo)
Em 2012, abriu os shows de Buddy Guy no Brasil e levantou uma plateia de centenas de pessoas, na chuva, no Rio das Ostras Jazz e Blues Festival, o maior festival do gênero na América Latina.
Em 2013, Artur reuniu cerca de 800 pessoas para o lançamento de #2 (Número Dois) no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Dias depois, tocou mais uma vez no Garanhuns Jazz Festival, para cerca de 6 mil pessoas, ao lado de Kiko Loureiro (Angra) e Andreas Kisser (Sepultura). Também apresentou o novo CD na Fnac Morumbi, em SP. Em março, esteve no Festival de Jazz e Blues de Manguinhos, onde cerca de 5 mil pessoas vibraram aos som do músico. No mesmo mês, fez o show principal da festa de aniversário da revista Blues’n’Jazz, no Bourbon Street, em São Paulo. Neste período, Artur liderava a disputa – empatado com uma banda de Los Angeles -, entre mais de 2 mil artistas de todo o mundo, por uma vaga para tocar com Eric Clapton no Crossroads Guitar Festival, um dos maiores e mais concorridos festivais de guitarristas do mundo, que acontece no Madison Square Garden, em NY. Além disso, seu segundo disco, #2, na mesma época, foi pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira. A comemoração do sucesso aconteceu na Argentina, onde Artur fez shows no mês de abril a convite do organizador do “Blues Guitar Experience”, Ricky Muñoz, que teve acesso ao material do Artur pelo Youtube. Além dos shows que aconteceram em Buenos Aires e em Ramos Mejía, os músicos cumpriram uma longa agenda de entrevistas nas principais rádios e TVs locais, como a C5N, a de maior audiência.
No início de junho, Artur foi a primeira atração nacional da terceira noite do Festival de Inverno de Pedro 2, no Piauí, antecedendo a cantora Zélia Duncan. Segundo a imprensa local, o músico deu uma verdadeira aula de presença de palco, com expressões fortes e boa interação.
Em agosto, foi um dos palestrantes do TEDx Fortaleza, um encontro anual licenciado pelo TED (Technology, Entertainment, Design), onde personalidades partilham suas experiências e conhecimentos em apresentações transmitidas ao vivo pela internet e depois disponibilizadas em vídeos, os TEDTalks, acessíveis a bilhões de pessoas no mundo inteiro.
Ainda em 2013, participou dos festivais Ilha Blues (SP) e Fest Bossa & Jazz Pipa (RN) – neste último subiu ao palco após Stanley Jordan -, e tocou em casas tradicionais de São Paulo e Fortaleza, como o Bourbon Street, o Ao Vivo Music, o O’Malleys, o Villa Blues (Botucatu), entre outros.
Mesmo residindo atualmente em São Paulo, o músico faz questão de disseminar a cultura de sua cidade Natal, além do blues: “Tenho orgulho de ser cearense e de poder levar a música da minha região, misturada ao meu blues, para o mundo”, afirma.
Para 2014, Artur Menezes pretende dedicar-se à turnê de #2, além de dar continuidade ao projeto de música instrumental que vem trabalhando desde 2013¸ que inclui clássicos do blues e novos arranjos para músicas brasileiras, como as de Gilberto Gil, Caetano Veloso, Luiz Gonzaga, Cazuza e Belchior.