MADEIRAS, CORDAS E UMA CONVIDADA ESPECIAL


De uma duradoura e produtiva parceria musical surgiu o quinteto Vento em Madeira, que vem ao Festival Jazz & Blues com a grata participação especial de Mônica Salmaso. Tudo começou com Léa Freire e Teco Cardoso, parceiros desde os anos 70, na escola do Zimbo Trio.
O grupo nasceu em 2011 com o piano elegante de Tiago Costa, também compositor e arranjador; o contrabaixo preciso, fundamental e londrino de Fernando Demarco; e a bateria/percussão polirrítmica e criativa de Edu Ribeiro, que também contribui como autor. São as madeiras que se articulam ao vento das flautas e saxes de Léa e Teco, também compositores. Juntos já gravaram dois álbuns, "Vento em Madeira" (2011) e "Brasiliana" (2013), ambos com a participação de Mônica Salmaso.
Nas palavras de Teco Cardoso: “Um grupo é um casamento, forma-se ali uma família e esta não poderia ser mais harmônica. Aos poucos fomos sentindo que o grupo criava uma linguagem própria e que as composições iam amadurecendo. Algo entre o espontâneo e a liberdade da música popular improvisada e o acabamento e o rigor da música de câmara erudita. Mostrando um outro Brasil, mais complexo, mais elaborado e talvez até mais contemporâneo - uma opção que dá mais trabalho, mas também muito mais prazer”.
Saiba mais: Vento em Madeira


MARIMBANDA COMEMORA 15 ANOS


Mais aclamado grupo de música instrumental em atividade no Ceará, tendo conquistado repercussão nacional e realizado elogiadas turnês pelo exterior, a Marimbanda retorna ao Festival Jazz & Blues quando também comemora 15 anos.
É mais uma oportunidade de aplaudir a combinação de virtuosismo e simplicidade, tradição e inventividade, técnica e inspiração tecida por Luizinho Duarte (composições, arranjos, bateria e violão de 7 cordas), Heriberto Porto (flauta), Miqueias dos Santos (contrabaixo) e Thiago Almeida (piano).
No palco, o convite da Marimbanda é a uma viagem por gêneros bem brasileiros.
Entre baiões, frevos, choros, baladas e um sem-número de possibilidades nos sambas, sonoridades várias e reveladoras de matizes de nossa identidade, capazes de despertar reações que vão do lúdico ao lírico.
No retorno ao Festival Jazz & Blues, o grupo mostrará temas que farão parte de seu terceiro disco, a ser lançado neste ano, mas também revisitará clássicos de seu repertório. Como convidado especial do quarteto, o jovem violonista Axel Brendo, mais um talento (re)conhecido pela Marimbanda.
Saiba Mais: Marimbanda


UM BLUES LABEL 12 ANOS, POR FAVOR!


Eles estão na estrada do blues há 12 anos. Roberto Lessa (guitarra e voz), Leonardo Vasconcelos (teclado e voz), Marcelo Holanda (bateria) e Victor Fontenele (baixo) são a Blues Label, banda que nasceu da paixão do primeiro pelo blues.
O grupo atuou em várias edições do Festival Jazz & Blues e dos principais projetos música, em especial de blues, realizados no Ceará. Destaca-se também a participação na coletânea "Belchior Blues", registro fonográfico de várias bandas e artistas de blues de todo Brasil, interpretando sucessos do cantor e compositor cearense, e a participação da banda no DVD Blues no Parque em que foi registrado o show de encerramento do Circuito Casa do Blues de 2011/2012
Com um trabalho autoral consolidado, aliando inovação e tradição, eles se voltam também para novas linguagens musicais, sem desprezar as raízes e ramificações do blues, nem as influências de cada integrante. Esse trabalho está no CD/DVD “Blacksploitation” (2008) e brevemente nas faixas de seu novo trabalho, “12 Anos”, que está na fase de mixagem. Quando estiver à venda é só pedir: "Um Blues Label - 12 anos, por favor!"
Saiba mais: Blues Label

[ CURTAS ]


NA TRILHA DO JAZZ & BLUES
O circuito jazzístico de Fortaleza está cada vez melhor. De terça a domingo tem programação Na Trilha do Jazz & Blues em bares e restaurantes parceiros do festival. Quer curtir os ritmos que embalam o Festival? Então confira: Na Trilha do Jazz & Blues.
INGRESSOS COM VENDA ONLINE
Quem não mora em Fortaleza e já estava triste porque não tinha como comprar ingressos com antecedência, pode abrir o sorriso! As sessões de acesso pago do Festival em Guaramiranga estão à venda também na Bilheteria Virtual. Acesse: www.bilheteriavirtual.com.br e garanta seu ingresso. Os shows com entrada paga são os da sessão das 21h30 em Guaramiranga Confira a programação.
MEMÓRIAS DO FESTIVAL
O ano de 2001 foi especial para o Festival Jazz & Blues. Passada a primeira edição com a aprovação do público e dos artistas, a equipe do Festival resolveu atender aos pedidos dos apreciadores de jazz e de blues que gostariam, mas não poderiam ir a Guaramiranga nos dias do evento. O festival, então, desceu a serra no período pós-carnaval. Era o início do crescimento do Festival, que começava a se expandir para
além das fronteiras serranas, chegando à capital.
FLOR DA VIDA
No período do Festival na serra, Guaramiranga também será sede do INSPIRE, uma jornada terapêutica de acupuntura, reike, shiatsu, terapia de som, leitura de aura, numerologia tântrica entre outras atividades. A realização é da Flor da Vida.
Informações: (85)3253.3165 e 8613.3922 (oi). E-mail: inspirejornada@gmail.com.