Robert Plant e Jimmy Page no Live Aid, 1985.
Ressuscitado às pressas, o Led Zeppelin apresentou-se e, embora tenha feito um show repleto de contratempos, a multidão retumbou “Led Zeppelin!” e cantou com a banda alguns dos mais poderosos clássicos do Rock e do próprio Zeppelin – a revolucionária banda das décadas de 1960 e 1970. O Live Aid foi tão importante que metalizou o 13 de julho como Dia Internacional do Rock, bebê.

O megaconcerto mundial do Rock fez seus amplificadores estrondarem no dia 13 de julho de 1985. O colossal evento foi televisionado para cerca de 100 países e se acredita que mais de 1,5 bilhão de espectadores tenham atendido ao chamado de dezenas de lendas do Rock mundial.
Visando arrecadar fundos em benefício dos cidadãos pobres da Etiópia, os Deuses do Rock fizeram seus instrumentos rugirem. O Live Aid teria angariado aproximadamente 100 milhões de dólares, que foram revertidos à causa primária do evento: o alívio dos que sofrem com a fome. Muitos outros eventos, shows e discos foram feitos a partir do Live Aid (o que gerou outros milhões para diversas causas).
Dentre os destaques, encontrava-se o Led Zeppelin, uma das bandas de maior sucesso, inovação e influência da História. Eles haviam encerrado oficialmente suas atividades em 1980 depois da trágica notícia da morte do seu baterista (John Bonham). Em 13 de julho de 1985 ocorreu o Live Aid e remanescentes da lendária banda foram convocados.
Infelizmente, a apresentação não alcançou as expectativas, mas ainda assim fez valer a pena. Houve certa desorganização para com os músicos e vice-versa. Dentre as falhas, encontra-se a dos bateristas escolhidos para servir a banda: dois bateristas foram designados para ocupar a vaga do gigante que deixara a “batera” do Led Zeppelin cinco anos antes, mas que, lamentavelmente, pareciam desconhecer as músicas.
Antes mesmo do show, alguns membros da banda e organizadores do evento se mostravam insatisfeitos e reclamavam das condições para o show. Contudo, anos depois e por diversas vezes, todos se lamentariam por não ter se esforçado mais. A causa era justa. Como o próprio Jimmy Page (guitarra), por ocasião de outro show beneficente (2007), reafirmou sobre o Live Aid: “tínhamos de estar preparados e empenhados”.
Apesar dos contratempos, os ecos da grande banda dos anos 70 foi mais forte que qualquer coisa e avassalou o espírito daqueles que esperavam para vê-los no palco mais uma vez.
,,/
[VÍDEO] Show do Led Zeppelin, no Live Aid: http://www.youtube.com/watch?v=6uCpcKvv9Rw
[VÍDEO] Show realizado em 10 de dezembro de 2007, em Londres: http://www.youtube.com/watch?v=IUJYID9gZeY
IMAGEM: A equipe do Imagens Históricas buscou informações a respeito de maiores referências da imagem, para creditá-la. Entretanto, nada foi encontrado. Caso a encontrem, gostaríamos que nos alertassem via e-mail, por gentileza.
REFERÊNCIAS:
BREAM, JON. WHOLE LOTTA LED ZEPPELIN: A HISTÓRIA ILUSTRADA DA BANDA MAIS PESADA DE TODOS OS TEMPOS. TRAD. GUSTAVO MESQUITA, LUÍS FRAGOSO E ANNA PAOLA MONTEIRO. RIO DE JANEIRO: AGIR, 2011.
MOREIRA, MARCELO. O DIA EM QUE O ROCK MUDOU A HISTÓRIA DA HUMANIDADE.
PORTAL TERRA. EM 1985, LIVE AID INSPIRAVA CELEBRAÇÃO DO DIA MUNDIAL DO ROCK.