Eu e os Joes durante as gravações do clipe de "Na Trilha do Blues", em 2015.

Bem-vindo(a) ao Arquivo Distintivo Blue & BLUEZinada!. Aqui você encontra todas as postagens do site oficial do Distintivo Blue desde janeiro de 2010, antes mesmo do primeiríssimo show, até junho de 2017, quando decidi recriar do zero o site, sem o "peso" de um código HTML cheio de erros e vícios. 

A plataforma que usei sempre foi o Blogger e ainda continuo utilizando para todos os meus sites e blogs. Este é o verdadeiro e antigo site do Distintivo Blue. Antigamente era não apenas de uma banda, mas um primitivo portal sobre blues, sobretudo brasileiro. A ideia era produzir conteúdo enquanto não tínhamos material gravado ou conteúdo suficiente para "preencher" um site que eu consideraria satisfatório.

Assim, durante um bom tempo (até 2016) era comum confundirem a "banda" Distintivo Blue com uma equipe de jornalismo especializado, o que me incomodava cada vez mais. Em 2011, lancei a zine BLUEZinada!, continuando esse trabalho de divulgação do nosso próprio trabalho, conjuntamente ao blues como um todo, o que significava falar também de outros artistas e bandas. Era o espírito de "cena musical" que sempre povoou meus pensamentos, afinal, eu surgi musicalmente na cena rock da minha cidade, Vitória da Conquista, em um dos períodos mais movimentados da nossa história, a década de 2000.

Aqui, portanto, você encontra todos os posts da BLUEZinada! da época anterior a quando ganhou seu próprio site, e nos rendeu o top 100 do Prêmio TopBlog em 2011 e o prêmio máximo em 2013 como um dos mais influentes blogs sobre música do Brasil. O próprio site da BLUEZinada! atualmente, está inativo, se tornando um arquivo de si mesmo. A explicação está aqui

Optei por manter online tudo isso, para que se torne objeto de pesquisa. Me incomoda muito, enquanto pesquisador, me deparar com a falta de acesso a material antigo porque os proprietários dos sites simplesmente os deletam, sem se importar com tudo o que já produziram e o quão importante é tudo isso ainda existir, de forma acessível.

Finalizando, este site não é mais atualizado há um bom tempo e nunca voltará a ser, exceto em posts explicativos como este, escrito em 2023. 

Caso queira acessar o site atual do Distintivo Blue, clique aqui.

Caso não, lhe desejo uma boa pesquisa. Há muita coisa interessante sobre o cenário do blues brasileiro, bem como sobre o Distintivo Blue na década de 2010. 


Grande abraço, 


I. Malförea

8 de fevereiro de 2023