Maurício Einhorn  (Foto: divulgação)
Maurício Einhorn (Foto: divulgação)


A obra de Rodolfo Novaes é um mergulho no universo do gaitista Maurício Einhorn, músico autodidata e de temperamento forte que jamais se rendeu à imposição do mercado.

Dono de uma memória prodigiosa e criatividade à flor da pele, o instrumentista é considerado um patrimônio da cultura nacional. O filme conta com imagens de arquivo de shows e depoimentos marcantes de Toots Thielemans, Paulo Moura, Cláudio Roditi, Idriss Boudrioua, Gabriel Grossi e Walter Lima Jr.

O retratado mostrou grande talento e técnica no uso da gaita em várias vertentes. Seja na MPB, nos tempos áureos da rádio, na bossa nova ou nos grandes festivais, seus solos e acordes são considerados uma verdadeira aula de musicalidade. Com mais de 60 anos de carreira, Maurício leciona até os dias de hoje. Em sua lista de alunos, podemos encontrar os talentos de Hélio Rocha e Leonardo Medeiros, dentre outros.

Compositor carioca, Einhorn começou a tocar na infância. Quando adolescente, passou a se interessar pelo jazz e pelo choro. No final da década de 1950, conheceu o violonista Durval Ferreira, que se tornou um de seus maiores parceiros. Os dois compuseram canções que se tornaram verdadeiros clássicos, como Batida Diferente e Estamos Aí. Em 1972, mudou-se para os Estados Unidos, onde tocou com grandes figuras do jazz. No decorrer de sua trajetória, gravou com grandes astros brasileiros, como Elizeth Cardoso, Maria Bethânia, Hermeto Pascoal e Chico Buarque, dentre muitos outros. O artista participou de diversas trilhas sonoras e seu repertório contempla a criação de mais de 400 faixas.

Terça, dia 03/12, às 19h e quinta, dia 05/12, às 17h.


Fonte: Canal Brasil