glu

/ / / (CE) Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e Fortaleza

15 ANOS de FESTIVAL JAZZ & BLUES

Cidade Jazz & Blues lotada na edição de 2013Foto: Chico Gadelha

Há 15 anos, quando pela primeira vez se ouviu falar que em Guaramiranga os dias de Carnaval iam ser embalados por jazz e blues, a crença de que essa ideia ia dar certo não foi unânime. Afinal, em um estado famoso pelos atrativos turísticos praianos, era um desafio e tanto investir em um evento dessa natureza na região serrana do Ceará.
Mas para Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, esse diferencial era justamente um dos pontos fortes do projeto. Não deu outra! Em 2014 o Festival Jazz & Blues chega à 15ª edição, com o mérito de ser um dos mais importantes eventos do gênero já criado no país, tendo inspirado vários outros festivais nesse e em outros períodos do ano, tanto no Nordeste como em outras regiões.
O 15° Festival Jazz & Blues acontece de 01 a 04 de março em Guaramiranga e nos dias 06 e 07 em Fortaleza. Uma data como essa merece uma comemoração à altura. Pensando nisso, a Via de Comunicação e Cultura, realizadora do evento, preparou uma programação especial, tendo como convidados grandes nomes de diferentes gerações, países diversos, gêneros abrangentes, mas todos com um ponto em comum: são exímios instrumentistas, cantores ou compositores, de talento reconhecido dentro e fora do país.


GUITARRAS, VIOLINOS, HARPAS E MUITO MAIS!


Encabeçando a lista das atrações do Festival Jazz & Blues 2014, estão os dois maiores compositores vivos da música popular brasileira: EDU LOBO, que vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos, como “Upa Neguinho” e “Ponteio”, muito bem acompanhado por grandes músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano), e FRANCIS HIME, autor de composições como "Vai passar", "Luíza" e "Trocando em miúdos" (parcerias com Chico Buarque), em um show ao lado da esposa, a cantora Olivia Hime.
Um show que certamente vai entrar para a galeria dos grandes momentos do Festival é o do harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA, um dos mais originais instrumentistas em Nova York. O músico alcançou elogios fervorosos da grande imprensa e de personalidades reverenciadas mundialmente, como Paquito D´Rivera, que já esteve no palco do Festival Jazz & Blues e ganhou o prêmio Grammy 2014 de melhor álbum de latin jazz, com o Trio Corrente.
O violino é o instrumento principal de duas atrações que certamente vão encantar a plateia do Festival: o brasileiro RICARDO HERZ TRIO, liderado pelo exímio violinista de formação invejável, que passa pelo estudo erudito na USP, pela renomada Berklee College of Music nos Estados Unidos, e o Center des Musiques Didier Lockwood, escola do músico francês que é considerado uma lenda do violino jazz, com quem tocou durante as celebrações do Ano da França no Brasil, e vem a cubana YILIAN CAÑIZARES, que já desponta mundialmente como uma das grandes instrumentistas da nova geração, cujo talento vem sendo comparado ao de Esperanza Spalding. À frente do quarteto Ochumare, Yilian faz um jazz latino, onde usa tudo, do jazz moderno dos precursores dos anos 60, às contradanças francesas do século XIX, passando pelos ritmos cubanos.
O Festival recebe um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, ROBERTINHO DE RECIFE. O multiinstrumentista, compositor e arranjador fará no Festival Jazz & Blues um show histórico, para marcar seu retorno aos palcos depois de 15 anos dedicado exclusivamente à sua respeitada carreira de produtor musical. A guitarra é também o instrumento do cearense MIMI ROCHA, com muitos anos de uma bem sucedida carreira no Ceará e que agora lança "Bom de Ouvir", seu primeiro CD instrumental, que teve a participação especial de Nando Lauria, Cristiano Pinho e maestro Spok. No Festival, Mimi Rocha será acompanhado por Ricardo Pontes (bateria), Nélio Costa (baixo), Marcus Vinnie (teclado), Herlon Robson (teclado, moog e samplers), Hoto Jr. (percussão) e Ferreirinha (sax).
O refinado quinteto VENTO EM MADEIRA, formado por Léa Freire e Teco Cardoso (flautas e saxes), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria/percussão), vem com a participação especial da cantora MÔNICA SALMASO. Estará também neste Festival a riqueza harmônica, rítmica e melódica do ITIBERÊ ZWARG & GRUPO, liderado pelo o compositor, arranjador e multiinstrumentista que é parceiro de Hermeto Paschoal desde os anos 70, com quem toca até hoje.
Do Ceará, o conceituado grupo instrumental MARIMBANDA, comemora 15 anos de uma atuante carreira nacional e internacional com um show especial no Festival Jazz & Blues, onde mostrará temas do próximo disco e clássicos do repertório que passeia por ritmos brasileiros, como o choro, samba, frevo e bossa nova, e pelo jazz, em trabalhos autorais e releituras. Ainda no jazz, o quarteto capitaneado pelo pianista e arranjador TITO FREITAS faz uma homenagem a Noel Rosa, com novas leituras da obra do compositor e cantor carioca. O cearense projeto JAZZIN, formado por Natasha Faria, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, sobe ao palco para apresentar um repertório de standards do jazz que aparecem renovados e ganham contornos modernos e ousados.
A Hora do Blues, depois da meia-noite, será com feras do gênero no Ceará, alguns dos quais já consolidando carreira Brasil afora. É o caso de ARTUR MENEZES, um dos nomes mais ascendentes da nova geração do blues no Brasil, que em 2013 lançou o CD "#2", pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira. FELIPE CAZAUX, que lança o terceiro CD, “Never Go Down”, e a BANDA RENEGADOS, que comemora 20 anos de carreira, se juntam no palco do Festival para uma grande festa do blues, com músicas autorais e covers de grandes bandas. E mais, a renomada BLUES LABEL, uma das mais atuantes bandas do gênero no Ceará, e ALLYSSON DOS ANJOS, outro nome de destaque na cena blues cearense.

MÚSICA É PARA A VIDA, JÁ COMEÇOU!

Professor e coordenador Gerardo Viana (de azul) e alunos da primeira oficina realizada em Fortaleza. 
Foto: Via de Comunicação

Foi bonito de se ver o trabalho dos alunos das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical! Encerradas no último fim de semana, estas atividades mais uma vez marcaram a vida musical de 630 participantes, entre estudantes e arte educadores de 21 cidades cearenses.
Iniciadas em dezembro, as oficinas integram o projeto Música é para a Vida, que vem sendo realizado anualmente pela Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). O objetivo é levar conhecimentos musicais para jovens da capital e do interior.
Para o coordenador geral do projeto, professor Gerardo Viana, os resultados estão sendo cada vez melhor, em relação às edições anteriores. "Tivemos participação em massa e a gente já percebe a evolução dos alunos", diz Gerardo, ao se referir aos que já haviam participado no ano anterior. "E eles estão trabalhando na disseminação disso ao longo do ano", ressalta. O coordenador destaca ainda a maior participação dos arte educadores. "Tudo isso é reflexo positivo do projeto, o aumento da qualidade e do envolvimento dos participantes", analisa.
Em breve os professores das oficinas vão anunciar quem são os 120 estudantes e arte educadores selecionados, dentre todos os participantes desta edução, que vão dar o passo seguinte no projeto, que é a participação nas Residências Artistas do Festival, que acontecerão de 21 a 28 de fevereiro em Pacoti e de 01 a 04 de março em Guaramiranga.

[ CURTAS ]


FESTIVAL NAS REDES
O Festival já está no mundo! Afinal, está nas redes sociais. Quer saber as novidades em primeira mão? Então nos siga no twitter @jazzebluesce e curta nossa página no Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). Você vai poder acompanhar as últimas notícias dos preparativos e do próprio Festival. Junte-se a nós!
NA TRILHA DO JAZZ & BLUES
Quem está em Fortaleza já pode entrar "Na Trilha do Jazz & Blues". O projeto é uma parceria do Festival com alguns bares e restaurantes da capital cearense que já têm uma programação de boa música, como o jazz e o blues. Este ano acontece durante todo o mês de fevereiro, para o público de Fortaleza já sentir um gostinho de Festival.
Estes são os bares que estão Na Trilha do Jazz & Blues: CAFÉ PAGLIUCA (terça, quarta, sexta e sábado), FLORESTA BAR (terça-feira), DEGUSTI (quarta-feira), SEU BOTECO (quinta-feira), L’CAFÉ ART & BISTRÔ (sexta-feira) e WINDZEN (domingo).

Fonte: InfoJazz

«
Próximo

Postagem mais recente

»
Anterior

Postagem mais antiga

Publicado por I. Malförea

Siga-nos nas redes sociais e plataformas de streaming:

Nenhum comentário :

Leave a Reply

CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:
http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:
http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:
http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:
http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:
contato@distintivoblue.com

----------

OUÇA A DISTINTIVO BLUE:

NO SPOTIFY:
https://open.spotify.com/artist/5WBBzGauVrhPvNQ201XyYx

NA ITUNES STORE:
https://itunes.apple.com/br/artist/distintivo-blue/id457511491

NA DEEZER:
http://www.deezer.com/artist/4653226

NA RDIO:
http://www.rdio.com/artist/Distintivo_Blue/

NA GOOGLE PLAY:
https://play.google.com/store/music/artist/Distintivo_Blue?id=Akbxkaxwhmjn4pnnjkuz4rdyfvq

NA ONERPM:
https://onerpm.com.br/distintivoblue

NA AMAZON:
http://www.amazon.com/s/ref=ntt_srch_drd_B00D6LVAHC?ie=UTF8&field-keywords=Distintivo%20Blue&index=digital-music&search-type=ss

(CE) Festival Jazz & Blues, em Guaramiranga e Fortaleza

15 ANOS de FESTIVAL JAZZ & BLUES

Cidade Jazz & Blues lotada na edição de 2013Foto: Chico Gadelha

Há 15 anos, quando pela primeira vez se ouviu falar que em Guaramiranga os dias de Carnaval iam ser embalados por jazz e blues, a crença de que essa ideia ia dar certo não foi unânime. Afinal, em um estado famoso pelos atrativos turísticos praianos, era um desafio e tanto investir em um evento dessa natureza na região serrana do Ceará.
Mas para Maria Amélia Mamede e Rachel Gadelha, esse diferencial era justamente um dos pontos fortes do projeto. Não deu outra! Em 2014 o Festival Jazz & Blues chega à 15ª edição, com o mérito de ser um dos mais importantes eventos do gênero já criado no país, tendo inspirado vários outros festivais nesse e em outros períodos do ano, tanto no Nordeste como em outras regiões.
O 15° Festival Jazz & Blues acontece de 01 a 04 de março em Guaramiranga e nos dias 06 e 07 em Fortaleza. Uma data como essa merece uma comemoração à altura. Pensando nisso, a Via de Comunicação e Cultura, realizadora do evento, preparou uma programação especial, tendo como convidados grandes nomes de diferentes gerações, países diversos, gêneros abrangentes, mas todos com um ponto em comum: são exímios instrumentistas, cantores ou compositores, de talento reconhecido dentro e fora do país.


GUITARRAS, VIOLINOS, HARPAS E MUITO MAIS!


Encabeçando a lista das atrações do Festival Jazz & Blues 2014, estão os dois maiores compositores vivos da música popular brasileira: EDU LOBO, que vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos, como “Upa Neguinho” e “Ponteio”, muito bem acompanhado por grandes músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano), e FRANCIS HIME, autor de composições como "Vai passar", "Luíza" e "Trocando em miúdos" (parcerias com Chico Buarque), em um show ao lado da esposa, a cantora Olivia Hime.
Um show que certamente vai entrar para a galeria dos grandes momentos do Festival é o do harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA, um dos mais originais instrumentistas em Nova York. O músico alcançou elogios fervorosos da grande imprensa e de personalidades reverenciadas mundialmente, como Paquito D´Rivera, que já esteve no palco do Festival Jazz & Blues e ganhou o prêmio Grammy 2014 de melhor álbum de latin jazz, com o Trio Corrente.
O violino é o instrumento principal de duas atrações que certamente vão encantar a plateia do Festival: o brasileiro RICARDO HERZ TRIO, liderado pelo exímio violinista de formação invejável, que passa pelo estudo erudito na USP, pela renomada Berklee College of Music nos Estados Unidos, e o Center des Musiques Didier Lockwood, escola do músico francês que é considerado uma lenda do violino jazz, com quem tocou durante as celebrações do Ano da França no Brasil, e vem a cubana YILIAN CAÑIZARES, que já desponta mundialmente como uma das grandes instrumentistas da nova geração, cujo talento vem sendo comparado ao de Esperanza Spalding. À frente do quarteto Ochumare, Yilian faz um jazz latino, onde usa tudo, do jazz moderno dos precursores dos anos 60, às contradanças francesas do século XIX, passando pelos ritmos cubanos.
O Festival recebe um dos mais virtuosos guitarristas do Brasil, ROBERTINHO DE RECIFE. O multiinstrumentista, compositor e arranjador fará no Festival Jazz & Blues um show histórico, para marcar seu retorno aos palcos depois de 15 anos dedicado exclusivamente à sua respeitada carreira de produtor musical. A guitarra é também o instrumento do cearense MIMI ROCHA, com muitos anos de uma bem sucedida carreira no Ceará e que agora lança "Bom de Ouvir", seu primeiro CD instrumental, que teve a participação especial de Nando Lauria, Cristiano Pinho e maestro Spok. No Festival, Mimi Rocha será acompanhado por Ricardo Pontes (bateria), Nélio Costa (baixo), Marcus Vinnie (teclado), Herlon Robson (teclado, moog e samplers), Hoto Jr. (percussão) e Ferreirinha (sax).
O refinado quinteto VENTO EM MADEIRA, formado por Léa Freire e Teco Cardoso (flautas e saxes), Tiago Costa (piano), Fernando Demarco (contrabaixo) e Edu Ribeiro (bateria/percussão), vem com a participação especial da cantora MÔNICA SALMASO. Estará também neste Festival a riqueza harmônica, rítmica e melódica do ITIBERÊ ZWARG & GRUPO, liderado pelo o compositor, arranjador e multiinstrumentista que é parceiro de Hermeto Paschoal desde os anos 70, com quem toca até hoje.
Do Ceará, o conceituado grupo instrumental MARIMBANDA, comemora 15 anos de uma atuante carreira nacional e internacional com um show especial no Festival Jazz & Blues, onde mostrará temas do próximo disco e clássicos do repertório que passeia por ritmos brasileiros, como o choro, samba, frevo e bossa nova, e pelo jazz, em trabalhos autorais e releituras. Ainda no jazz, o quarteto capitaneado pelo pianista e arranjador TITO FREITAS faz uma homenagem a Noel Rosa, com novas leituras da obra do compositor e cantor carioca. O cearense projeto JAZZIN, formado por Natasha Faria, Moacir Bedê, Márcio Resende, Fábio Amaral e André Benedecti, sobe ao palco para apresentar um repertório de standards do jazz que aparecem renovados e ganham contornos modernos e ousados.
A Hora do Blues, depois da meia-noite, será com feras do gênero no Ceará, alguns dos quais já consolidando carreira Brasil afora. É o caso de ARTUR MENEZES, um dos nomes mais ascendentes da nova geração do blues no Brasil, que em 2013 lançou o CD "#2", pré-selecionado para o Prêmio da Música Brasileira na categoria de melhor disco de música estrangeira. FELIPE CAZAUX, que lança o terceiro CD, “Never Go Down”, e a BANDA RENEGADOS, que comemora 20 anos de carreira, se juntam no palco do Festival para uma grande festa do blues, com músicas autorais e covers de grandes bandas. E mais, a renomada BLUES LABEL, uma das mais atuantes bandas do gênero no Ceará, e ALLYSSON DOS ANJOS, outro nome de destaque na cena blues cearense.

MÚSICA É PARA A VIDA, JÁ COMEÇOU!

Professor e coordenador Gerardo Viana (de azul) e alunos da primeira oficina realizada em Fortaleza. 
Foto: Via de Comunicação

Foi bonito de se ver o trabalho dos alunos das Oficinas de Sensibilização para a Cultura Musical! Encerradas no último fim de semana, estas atividades mais uma vez marcaram a vida musical de 630 participantes, entre estudantes e arte educadores de 21 cidades cearenses.
Iniciadas em dezembro, as oficinas integram o projeto Música é para a Vida, que vem sendo realizado anualmente pela Sociedade Cearense de Produção Cultural e Científica (SCPCC) em parceria com a Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC). O objetivo é levar conhecimentos musicais para jovens da capital e do interior.
Para o coordenador geral do projeto, professor Gerardo Viana, os resultados estão sendo cada vez melhor, em relação às edições anteriores. "Tivemos participação em massa e a gente já percebe a evolução dos alunos", diz Gerardo, ao se referir aos que já haviam participado no ano anterior. "E eles estão trabalhando na disseminação disso ao longo do ano", ressalta. O coordenador destaca ainda a maior participação dos arte educadores. "Tudo isso é reflexo positivo do projeto, o aumento da qualidade e do envolvimento dos participantes", analisa.
Em breve os professores das oficinas vão anunciar quem são os 120 estudantes e arte educadores selecionados, dentre todos os participantes desta edução, que vão dar o passo seguinte no projeto, que é a participação nas Residências Artistas do Festival, que acontecerão de 21 a 28 de fevereiro em Pacoti e de 01 a 04 de março em Guaramiranga.

[ CURTAS ]


FESTIVAL NAS REDES
O Festival já está no mundo! Afinal, está nas redes sociais. Quer saber as novidades em primeira mão? Então nos siga no twitter @jazzebluesce e curta nossa página no Facebook: Festival Jazz & Blues (CE). Você vai poder acompanhar as últimas notícias dos preparativos e do próprio Festival. Junte-se a nós!
NA TRILHA DO JAZZ & BLUES
Quem está em Fortaleza já pode entrar "Na Trilha do Jazz & Blues". O projeto é uma parceria do Festival com alguns bares e restaurantes da capital cearense que já têm uma programação de boa música, como o jazz e o blues. Este ano acontece durante todo o mês de fevereiro, para o público de Fortaleza já sentir um gostinho de Festival.
Estes são os bares que estão Na Trilha do Jazz & Blues: CAFÉ PAGLIUCA (terça, quarta, sexta e sábado), FLORESTA BAR (terça-feira), DEGUSTI (quarta-feira), SEU BOTECO (quinta-feira), L’CAFÉ ART & BISTRÔ (sexta-feira) e WINDZEN (domingo).

Fonte: InfoJazz

Nenhum comentário

CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:
http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:
http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:
http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:
http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:
contato@distintivoblue.com

----------

OUÇA A DISTINTIVO BLUE:

NO SPOTIFY:
https://open.spotify.com/artist/5WBBzGauVrhPvNQ201XyYx

NA ITUNES STORE:
https://itunes.apple.com/br/artist/distintivo-blue/id457511491

NA DEEZER:
http://www.deezer.com/artist/4653226

NA RDIO:
http://www.rdio.com/artist/Distintivo_Blue/

NA GOOGLE PLAY:
https://play.google.com/store/music/artist/Distintivo_Blue?id=Akbxkaxwhmjn4pnnjkuz4rdyfvq

NA ONERPM:
https://onerpm.com.br/distintivoblue

NA AMAZON:
http://www.amazon.com/s/ref=ntt_srch_drd_B00D6LVAHC?ie=UTF8&field-keywords=Distintivo%20Blue&index=digital-music&search-type=ss