A HARPA JAZZÍSTICA DE EDMAR CASTAÑEDA


Um show que certamente vai entrar para a galeria dos grandes momentos do Festival é o do harpista colombiano EDMAR CASTAÑEDA, um dos mais originais instrumentistas em Nova York. Ele domina este instrumento de 34 cordas que é presença incomum na música atual. Criando inúmeras combinações de notas, o músico virtuose passeia com dinamismo por vários estilos, como a música latina e jazz.
Nascido em 1978 em Bogotá, Castañeda vive desde 1994 em Nova Iorque (EUA), onde vem construindo uma sólida carreira, incluindo apresentações no Carnegie Hall, DC Jazz Festival, Jazz at Lincoln Center e com artistas como D' Rivera, Wynton Marsalis e a Jazz at Lincoln Center Orchestra, John Scofield, Chico O'Farrill's Afro-Cuban Jazz Big Band, John Patitucci e muitos mais.
No Festival Jazz & Blues 2014, Castañeda se apresenta em trio, ao lado de David Silliman (bateria/percussão) e Marshall Gilkes (trombone), além da participação especial da cantora Andrea Tierra.
Saiba mais: Edmar Castañeda


EDU LOBO EM BOA COMPANHIA


Edu Lobo, maior compositor vivo da música popular brasileira, vem celebrando seus 70 anos fazendo uma das coisas que mais gosta: tocando seus maiores sucessos. Em 2013, ele comemorou a data em dois grandes shows no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e Auditório Ibirapuera, em São Paulo.
No Festival Jazz & Blues, Edu Lobo apresenta repertório baseado no show de aniversário e, para acompanhá-lo, estarão os músicos e também parceiros Carlos Malta (flautas e saxes), Jorge Helder (baixo acústico), Jurim Moreira (bateria) e Cristóvão Bastos (piano).
Numa carreira sólida que consiste em centenas de canções, dezenas de trilhas sonoras de cinema e scores para balés e peças de teatro, Edu Lobo revolucionou a música brasileira encarnando a transição da bossa nova para a depois chamada MPB. Foi o maior artista da chamada Era dos Festivais, inaugurando-a com a explosão de "Arrastão", que lançou para o mundo Elis Regina.
Saiba mais: Edu Lobo


ELE ESTÁ DE VOLTA AOS PALCOS!


Considerado um dos maiores guitarristas do mundo, Robertinho de Recife está de volta aos palcos. Produtor musical, amigo de cearenses famosos (Fagner, Fausto Nilo, Ednardo, Ricardo Bezerra, Amelinha), ele retoma os palcos para cumprir o que a natureza lhe reservou por missão: tocar e alegrar o público. E recomeça por cima, no Festival de Blues & Jazz. “Esse retorno tem um simbolismo muito forte. Foi no Ceará que minha carreira deu uma guinada”, revela.
Há 25 anos ele apresentava ‘Rapsódia Rock on Road’ na Quinta da Boa Vista, acompanhado da Orquestra Sinfônica do Rio de Janeiro, sob a regência luxuosa do músico e maestro inglês George Martin, produtor e arranjador dos Beatles. Neste show que marca seu retorno aos palcos, Robertinho do Recife e banda fazem a festa com este consagrado espetáculo, executando canções de sua autoria, como ‘No mundo dos sonhos’ (tema da novela Pantanal, da Rede Manchete) e ainda ‘Jesus – Alegria dos Homens’, de Bach; a 5ª Sinfonia de Beethoven; as Bachianas Brasileiras, de Villa Lobos.
Saiba mais: Robertinho de Recife

[ CURTAS ]


NA TRILHA DO JAZZ & BLUES
Até o final de fevereiro bares de Fortaleza estão "Na Trilha do Jazz & Blues". O projeto é uma parceria do Festival com casas de Fortaleza, que têm uma afinidade musical com o evento. Este ano, o Na Trilha do Jazz & Blues acontece no CAFÉ PAGLIUCA (Toda terça, quarta, sexta e sábado de fevereiro), FLORESTA BAR (toda terça-feira), DEGUSTI (às quartas-feiras), SEU BOTECO e URBANO BAR RESTÔ MUSIC (às quintas), L’CAFÉ ART & BISTRÔ (às sextas) e WIND ZEN (aos domingos). Saiba mais no www.jazzeblues.com.br.

ONDE FICAR
Quer garantir seu lugar na grande festa do jazz e do blues? Então olha a dica: A Secretaria de Turismo de Guaramiranga está à disposição para dar ao visitante informações sobre os meios de hospedagem disponíveis na sede e nos distritos. Os contatos são: seturguaramiranga@gmail.com / 85-9764.4994 e 8622.2421.

Fonte: InfoJazz