post- bebados front
Por I. Malforea
No Brasil temos um fenômeno curioso relacionado ao blues: sabe-se lá o porquê, sempre vejo caras de espanto quando digo que sou vocalista de uma banda de blues no sudoeste da Bahia. Atribui-se a São Paulo, cidade situada a aproximadamente 7.720 km de Hazlehurst, cidade-natal do rei do Delta Blues, Robert Johnson, o título de capital brasileira do blues. Até aí tudo bem, já que realmente o número de bandas de blues paulistanas é maior que em qualquer outro ponto do país. Pois bem, preparem-se para a dura realidade: existe blues fora do eixo Rio-São Paulo (por sinal minha cidade está consideravelmente mais perto do Mississipi que São Paulo). Chamei a atenção para essas distâncias por lembrar do saudoso filme Crossroads (1986)onde o veterano Willie Brown ria do garoto Eugene Martone quando o ouvia dizer, ao mesmo tempo, que era de Nova Iorque, branco e bluesman. Imagine o que diria de nós, independente de sermos do Oiapoque ou do Chuí.



Com um pouco de atraso, apresento-lhes, diretamente de Campo Grande - MS, a sensacional Bêbados Habilidosos. Hoje, 29/09/2014, dia em que vos escrevo, faz três meses que a banda, com 24 anos de estrada, anunciou seu fim. O grupo faz o típico estilo bad boys boêmios e suas letras trazem principalmente esse tema. Para os que gostam de canções que falam de bebedeiras e corações partidos é um prato cheio. Lançaram três discos, sendo um ao vivo e, segundo a fanpage oficial, há um quarto em andamento, que será lançado como póstumo. Numa época em que o BRBlues ainda é repleto de grupos que ainda não conseguiram se desvincular da língua inglesa para criar uma identidade nacional, como fez o BRock, os caras mandam muito bem. Existe até mesmo um documentário sobre o Renato Fernandes, vocalista da banda, chamadoEle é o Blues, cuja íntegra pode ser conferida abaixo:


Infelizmente há muito pouca informação sobre a banda na internet, mas disponibilizaram os três discos para download gratuito (link abaixo). Conheci o som dos caras há muitos anos, através da Ishtar, também colaboradora do Troca o Disco e os considero como parte do top 10 do blues brasileiro. Se você ainda não conhecia, a hora é agora!

LINKS:

Grupo no Facebook (Agora se chama "Sóbrios Sem Habilidade", hehehe): https://www.facebook.com/groups/377324462310568/
Discografia para Download (disponibilizado na própria fanpage da banda): http://www.heavymetalcenter.net/2014/07/bebados-habilidosos-discografia-completa.html

-----------------------------
Este post foi publicado originalmente no site Troca o Disco, a qual sou colaborador. Confira mais posts e aproveite para conhecer o TDCast, podcast quinzenal dedicado à música.