ENCONTRO DE BLUES DA CHAPADA DIAMANTINA – VAE DO CAPÃO


A IDEIA: 

A ideia do Encontro de Blues da Chapada Diamantina - Vale do Capão, nasceu do Wylsel Jr vocalista e líder da RestGate Blues, no mês de Fevereiro do ano de 2011 no Vale do Capão – Chapada Diamantina – Bahia, onde residia, na ocasião. Lhe ocorreu, após encontrar e inserir a sua banda, a RestGate Blues em uma catalogação feita pelo Shin Malforea, vocalista da Distintivo Blue (banda de blues da cidade de Vitoria da Conquista – Bahia), em um fórum de sua página no velho Orkut, na tentativa de reunir naquela página, bandas de blues do Nordeste brasileiro.
Após verificar que existem muitas bandas deste gênero espalhadas pelas cidades baianas, o Wylsel imediatamente pensou em reuni-las em um lugar presencialmente em um grande encontro.

A ideia foi (e permanece sendo), trazer estas bandas de blues que sejam encontradas pelas cidades baianas, interiores e outras regiões, para mostrarem seus trabalhos para um público cosmopolita e altamente diversificado e interessado que frequenta a Chapada Diamantina. Além de poder reunir numa jam session ao final, todos os músicos do blues que estejam presentes e interessados em tocar no evento, possibilitando a interação e a troca de informação musical.

Confraternização é o principal objetivo deste evento, além de promover a possibilidade de levar ao Vale do Capão colaboração e melhoria no âmbito cultural, social e ambiental que sejam necessárias e viáveis.

O PRIMEIRO ENCONTRO:

Nos dias 31 de maio e 01 de Junho do ano de 2013, foi realizada a primeira edição do Encontro de Blues da Chapada Diamantina – Vale do Capão. Diferentemente do que é a ideia original, o encontro contou com a presença apenas de artistas soteropolitanos, foram estes: a banda anfitriã RestGate Blues, o gaitista Luiz Rocha e a banda Tres de Vinte Blues. Além destas atraçoes a JAM SESSION também aconteceu ao final do evento.
O fato de o evento ter acontecido fora dos moldes da ideia inicial, se deve a que, estando o Viriato Nova - guitarrista da banda na ocasião e um dos fundadores da mesma – residente no Vale do Capão no primeiro semestre do ano de 2013, fez contato com pessoas, e articulou a possibilidade de realizar tal evento de maneira informal. Wylsel embora não tenha concordado a primeira vista, rendeu-se a pressa e se engajou a proposta. Resgistrando que participaria porém, os próximos encontros deveriam acontecer conforme a ideia original.
O grande ponto motivador para que este evento ocorresse nestes termos foi o desejo de colaborar de alguma forma com a comunidade, o que trouxe dos comerciantes e organizadores no Vale, a ideia de realizar uma campanha para a reforma da igreja da vila. A partir de então, iniciou-se uma acelerada corrida para a produção do evento, que entre outras coisas foi agregadora e proveitosa.

Fizeram parte da equipe de produção na campanha do I ENCONTRO DE BLUES DA CHAPADA:

Em Salvador:
Aline de Castro
Marcos Improta
Nanci Nunes
Tais Fraga
Wylsel Junior

No Vale do Capão:
Aila Pethrans
Viriato Nova

CONTOU TAMBÉM COM O APOIO DE:

FOTOGRAFIA E VIDEO:
Rebeca Carapiá (CARAPIÁ IMAGEM)

AUDIO:
Diogo Rios


O I ENCONTRO DE BLUES DA CHAPADA DIAMANTINA – VALE DO CAPAO:

O evento foi dividido em duas noites com dois shows no primeiro dia, e no segundo dia um show com algumas participações e encerrado com uma Jam Session.
A noite foi aberta pelo Marcos Improta, responsável pela comunicação do evento à época, que contou um pouco da historia da banda e do evento e apresentou a banda chamando-os ao palco para fazer a abertura musical.
A RestGate entrou e tocou em formato acústico quatro musicas do antigo repertorio. Em seguida iniciou-se o show da banda 3 de Vinte Blues, e fechando a noite ocorreu o show do Luiz Rocha. Na segunda noite, novamente o Marcos Improta faz a abertura e chama mais uma vez ao palco a RestGate Blues, desta vez para apresentar o seu show tendo como convidado ao piano, o maestro e pianista do Vale do Capão, Stefano Cortese . Também durante o show mis uma convidada especial subiu ao palco. Sonia Amaral, blueswoman, regente do coral do Capão à época e residente do Vale, apresentou alguns blues do seu repertório autoral além de cásicos como Mercedes Benz (Janis Joplin).
As intervenções de um palhaço do Vale no decorrer do I Encontro de Blues da Chapada Diamantina - Vale do Capão, lembrava a todo momento ao publico a importância do recolhimento de copos, garrafas e outros objetos que se tornariam lixo, aos contêineres espalhados pela vila. Também convocava todos a participarem da campanha para a reforma da igreja da vila, contribuindo como pudessem. E sobre as festividades locais do padroeiro da cidade, São Sebastião, que se iniciariam logo após o evento.


Mais info: clique aqui