Por I. Malforea
O que era e o que é ser músico? Hoje trago a vocês mais um documentário sobre nosso tema favorito, disponível gratuitamente na web. Os mais atentos já devem ter notado que não sou lá muito chegado a caçar notícias quentinhas, e volta e meia falo sobre algo que já foi lançado há algum tempo, mas que demorei para descobrir. Este é mais um caso. Não encaro a música como moda, logo não tenho pressa. Você tem?

Este documentário foi lançado em 2011 pelo Projeto CCOMA, um duo de jazz instrumental de Caxias do Sul – RS e foi financiado com dinheiro público, o que torna ainda mais necessário que se divulgue e o leve ao máximo possível de pessoas. basicamente mostra vários depoimentos de músicos no Brasil, Uruguai, Colômbia, Alemanha, França, Inglaterra e traz desde músicos de rua até do mainstream, como Edgard Scandurra e Naná Vasconcelos.

Hoje, em pleno 2015, já não traz grandes novidades: todo mundo já sabe que o músico não deve mais contar com o apoio de uma grande gravadora, e que isso pode ser até inconveniente. Hoje o músico é empreendedor e se divide em inúmeras tarefas, até mesmo a de ser músico. É uma forma bastante livre de passar sua própria mensagem, mas tem seu preço. O trabalho é árduo e não é para os fracos. Não raro o músico abre mão de muita coisa que as profissões convencionais não se preocupam, e o maior problema sempre parece ser o contato com a família.

Há, no documentário, a discussão sobre a música orgânica X eletrônica. Há defensores de ambos os lados e, para mim, é apenas uma questão de gosto pessoal. Uma jamais tomará o espaço da outra, assim como o e-book não acabará com o livro. E o CD? Ainda é necessário? Faz diferença? O fonograma em si, hospedado na internet basta ou um CD em mãos ainda é a melhor arma para se conseguir bons contatos? Aliás, este é um ponto interessante: muitos chegaram à conclusão de que ter contatos é mais importante que ter talento. Daí entramos na mesma discussão que tivemos no post sobre o doc Alquimistas do Som: a arte dá lugar ao comércio, o artista dá lugar ao produtor.

Ser músico nunca foi fácil, mas a esmagadora maioria dos músicos é movida pela paixão. Essa paixão é o que torna possível insistir incansavelmente, mesmo com todos ao redor encorajando a desistir. Não conheço um músico sequer que não se lamente de vez em quando no Facebook (incluindo eu mesmo), mas continuamos lutando e acreditando. Um dia pode dar certo, ou não… O conceito de sucesso é muito relativo e individual, e nem sempre está ligado à fama que a TV nos impõe goela abaixo diariamente. O importante é ser feliz… E pagar as contas!


Ficha Técnica - Profissão: Músico (2011)
Direção - Daniel Ignácio Vargas
Roteiro – Daniel Ignácio Vargas e Projeto CCOMA
Edição – Luciano Balen
Arte material gráfico – Roberto Scopel
Animação – Roberto Scopel
Blogs e site – Projeto CCOMA
Divulgação e Marketing – Projeto CCOMA
Tradução – Daniel Vargas, Roberta Tiburri e Luciano Balen
Cinegrafistas – Daniel Ignácio Vargas, Fernando Piatti (Londres), Luciano Balen e Roberto Scopel
Cinegrafistas incidentais – Natalia Oliveira, Marcelo Generosi, Renato Martinelli, Manie Maria Cherain, Cédrik Damabiah, Kinska e Juliana Pandolfo.
Argumento – Carlinhos Santos
Pesquisa – Carlinhos Santos, Dj Cédrik Damábiah, Luciano Balen, Daniel Vargas e Roberto Scopel
Prod. Executiva para projeto de financiamento – TumTum Produções
Fanpage do documentário: clique aqui
Créditos da imagem do post: Emerson Marvin


----------------------
Este post foi publicado originalmente no site Troca o Disco, a qual sou colaborador. Confira mais posts e aproveite para conhecer o TDCast, podcast quinzenal dedicado à música.


---------------------------------------------------
CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:

http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:

http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:

http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:

contato@distintivoblue.com

---------------------------------------------------

OUÇA A DISTINTIVO BLUE:

NO SPOTIFY:

NA ITUNES STORE:

NA DEEZER:

NA RDIO:

NA GOOGLE PLAY:

NA ONERPM:

NA AMAZON:

-->