Nephtali Bitencourt e Rodrigo Bispo no Baixo, em 2016. Foto: I. Malforea

F. A. Q. é a abreviação de frequently asked questions, ou perguntas frequentes/comuns. Aqui você encontra respostas para questões que sempre nos fazem. Caso você tenha alguma dúvida e não a sane por aqui, fique à vontade para perguntar, logo abaixo, no espaço para comentários.

1) Quando surgiu a banda?
- A banda surgiu em meados de 2009, provavelmente junho. O registro está em algum arquivo de conversa do MSN que ainda não encontramos, por isso, comemoramos o aniversário da banda na data do seu primeiro show, 22 de janeiro de 2010.

2) Quem são os membros originais?
- I. Malforea, Rômulo Fonseca e Camilo Oliveira, sendo que apenas o primeiro nunca saiu da banda.

3) Quantos membros a banda já teve até hoje?
- Desde sua formação até os dias atuais (2016), a banda já contou com 17 integrantes diferentes.

4) Qual a origem do nome da banda?
- Inicialmente a banda teve o nome provisório de Bluenote Band. A ideia era ser a banda de blues de um projeto de I. Malforea de um pub homônimo, com grupo de estudos sobre blues e até mesmo um programa de rádio. A proposta não se mostrou viável e apenas a banda sobreviveu. O nome Distintivo Blue veio de um amigo, Lú do Blues, que sempre o usava como sinônimo de alguém que detém certas qualidades ou habilidades. "ter o distintivo blue" era o mesmo que "ser bom em algo" ou ser uma boa pessoa. Claro, o nome também define a própria proposta da banda, que é fazer um blues "distinto" do que já existe, com personalidade própria e se negando a ser mera cópia dos americanos.

5) Quais os atuais membros da banda?
- A banda, hoje, é um quarteto, com I. Malforea (voz, violão, gaita), Rodrigo Bispo no Baixo (contrabaixo, backing vocal), Lavus Bittencourt (guitarra, violão e voz) e Nephtali Bitencourt (bateria e backing vocal).

6) Por que "Rodrigo Bispo no Baixo"?
- Em 2014, a banda já tinha piadas internas sobre Rodrigo, às vezes, se chamar de "Rodrigo Bispo no Baixo". Quando, numa entrevista para um canal de TV, ao ser perguntado, respondeu ser "Rodrigo Bispo no Baixo". Na hora todos deram risada e passou-se a chamá-lo oficialmente desta forma.

7) Por que "I. Malforea"?
- Mistérios da meia noite... Melhor perguntar ao próprio... ou melhor não.

8) Por que "Lavus" Bittencourt?
- Era o pseudônimo usado por nosso guitarrista, que se chama Vinicius, em jogos de RPG.

9) Por que os instrumentos (violão, guitarra, cajón, etc) de bolinhas?
- Uma clara e óbvia homenagem ao mestre do blues, Buddy Guy.

10) Quantos discos a banda já lançou, e quais são?
- A banda, ao todo, já lançou cinco trabalhos, sendo EPs, compactos e álbuns. São eles: Aplicando a Lei (2011) - EP; Riffs, Shuffles, Rock n' Roll (2012) - EP; Miopia (2013) - compacto; Orgânico (2014) - EP; e Todos os Dias, Vol. 1 (2015) - álbum. Além desses, a banda também tem sua coletânea oficial, Release, que é atualizada sempre que um novo disco é lançado.

11) O que é a BLUEZinada!?
- É a zine oficial da banda. Lançada em 2011, fala sobre a banda e seu universo musical que, basicamente, abrange o blues, o country, o rock clássico e o folk. Em 2016 a zine ganhou seu próprio site, que pretende expandir esse trabalho de resgate da boa música dentro dessas quatro vertentes.

12) Por que o site da DB tinha tanto conteúdo?
- A BLUEZinada! nasceu como uma versão física do site da banda, que não se limitava apenas em falar de si mesma, mas também de todo o universo do blues/jazz, sobretudo nacional. De 2010 a 2015 tudo era publicado no site da banda, o que rendeu, inclusive, um Prêmio TopBlog em 2014, mas gerou uma certa confusão entre o que era e o que não era a banda. Muitas pessoas sequer sabiam que a DB era uma banda e imaginavam que era apenas um site sobre blues. Para acabar com essa confusão, foi criado, em 2016, o site da BLUEZinada!, que continua esse trabalho, de forma mais livre, enquanto o site da DB falará apenas da banda. Ambos têm o trabalho e esforço de I. Malforea, vocalista do grupo.

13) E todo o conteúdo que foi postado no site da DB anteriormente? 
- Não será deletado, mas você terá um pouco mais de trabalho para pesquisar conteúdos antigos.

14) Vocês já pensaram em se inscrever num reality show?
- Temos uma ideia bem clara de nosso trabalho. Não entraríamos em algo do tipo apenas para conquistar fama. Pensamos muito em nossa liberdade de ação e não gostaríamos de gente estranha nos dizendo o que fazer. Se entrar num programa de TV significar abrir mão de quem somos, não é interessante para nós. Podemos até tentar participar, mas nunca tivemos isso como meta. Se um dia acontecer, será encarado como um bônus.

15) É verdade que vocês já foram citados em livro?
- Sim. Tivemos algumas de nossas letras publicadas no livro Letristas em Cena, do Clube Caiubi de Compositores. Além disso, teremos um capítulo dedicado à nossa trajetória num livro sobre a cena musical independente da nossa cidade. O texto ficou muito bom e a autora está em busca de editoras para publicá-lo.

16) Quais os projetos a curto/médio prazo?
- Estamos em busca de bons contatos para tocar fora do nosso estado. Esta é uma busca constante. Além disso temos nosso projeto de podcast, que está quase saindo. Também estamos estudando bastante para, em 2017, oferecermos workshops junto aos shows. music business será o primeiro tema.

17) Vocês vivem exclusivamente de música?
- A banda completa ainda não. Nephtali também é advogado e Lavus é professor de kung Fu. No momento, Rodrigo Bispo no Baixo e I. Malforea vivem exclusivamente de música.

18) Qual a opinião de vocês sobre as músicas chamadas "descartáveis" no showbizz brasileiro?
- Defendemos a liberdade de expressão, obviamente. Inclusive temos consciência de que ela é protegida pela Constituição. Entretanto, não concordamos que a música vulgar (que faz apologia à violência, à balada e ao sexo irresponsável) deva ser tão veiculada. Os profissionais da educação se esforçam diariamente para "tapar os buracos" que nossos pseudo-representantes deixam na sociedade, enquanto os veículos de comunicação, por mera ganância, desconstroem essas iniciativas, mesmo negando até o fim. Acreditamos que a música sirva para todas as ocasiões da vida, mas que não deveríamos ter essa super-exposição de temas vulgares, principalmente num país onde a educação (logo, o senso crítico) é tão precária. Sabemos que tudo é cultura, mas também sabemos que existem "culturas" e "culturas", nocivas, neutras e construtivas.

19) Qual a orientação política de vocês?
- Simplesmente não confiamos em políticos, independente da cor da bandeira.

20) Quais blueseiros brasileiros influenciaram o som da banda?
- Respeitamos, acompanhamos e incentivamos todos os nossos colegas do BRBlues, mas não tivemos muita influência das bandas brasileiras. Na verdade fomos conhecendo-as com o tempo, depois que começamos o trabalho com o site da banda. Nossas influências, provavelmente, são as mesmas deles.

21) O que são os Diglett Joes?
- São uma subdivisão da banda, formada por I. Malforea (voz, cajón e gaita) e Lavus Bittencourt (voz, violão e gaita) para se apresentar em bares da cidade e locais onde a banda completa provavelmente não chegaria. O repertório é bem mais amplo que o da DB, mas também conta com as músicas autorais. Mesmo assim, os Digletts já romperam os limites da cidade e se apresentam regularmente nos mais diversos lugares.

22) Sou roadie, músico, fotógrafo, etc, e gostaria de trabalhar com vocês. É possível? O que preciso fazer?
- Sim. Estamos sempre em busca de parceiros dispostos a seguir adiante conosco. Para falar conosco sobre isso, basta enviar um e-mail para contato@distintivoblue.com.


Você também tem alguma pergunta? Escreva aqui embaixo e responderemos o mais rápido possível. Este post não é definitivo: sempre o atualizaremos quando algo novo surgir.


Última atualização: 02/09/2016