ERIC CLAPTON - SESSIONS FOR ROBERT J(2004)

Nesta semana vamos falar de um álbum essencial àqueles que já são amantes do blues e àqueles que ainda estão entrando nessa praia: Sessions for Robert J, do deus da guitarra Eric Clapton. Acho que não é preciso dizer quem é esse tal de Robert J, não? Apois, para os que estão começando a buscar a música do Mississipi este é o álbum ideal, principalmente quando suas influências vêm do rock n' roll e ouvir o próprio Johnson ainda soa roots demais. Clapton não se cansa de dizer que uma das suas maiores influências musicais é o rapaz da encruzilhada, e que há elementos em sua música que ainda não compreende direito(cara modesto...).
Lançado em 2004, o álbum também possui uma versão em DVD, com algumas faixas a mais. Vale a pena ter em casa. O disco é aberto com uma ótima versão de Sweet Home Chicago, na minha opinião só a versão do Buddy Guy está à sua altura. Terraplane Blues ficou bastante fiel à original, apenas em voz-e-violão, assim como Me and the Devil Blues e Ramblin' on my Mind. Um ótimo exemplo do quão enterna é a musicalidade do mestre Robert J. As demais faixas também ilustram muito bem o quanto o moderno pode reinventar o primitivo sem insultá-lo. Com certeza RJ não se "revirou no túmulo" com esta homenagem de seu "discípulo". No mesmo ano foi lançado um disco chamado Me and Mr. Johnson, também com várias versões. Recomendo que busque os dois. E praqueles que, como eu disse, estão entrando no mundo do blues e já mergulharam nesses dois discos do Mão Lenta, vale a pena dar uma olhadinha na nossa sessão ÁLBUM DA SEMANA e baixar o Complete Recordings do Robert Johnson. É muito interessante comparar as versões do Clapton com as originais. Aqui vai o setlist do nosso álbum da semana:

CD
1. Sweet Home Chicago
2. Milkcow's Calf Blues
3. Terraplane Blues
4. If I Had Possession Over Judgment Day
5. Stop Breakin' Down Blues
6. Little Queen Of Spades
7. Traveling Riverside Blues
8. Me And The Devil Blues
9. From Four Until Late
10. Kind Hearted Woman Blues
11. Ramblin' On My Mind

DVD
1. Kind Hearted Woman Blues
2. They're Red Hot
3. Hellhound On My Trail
4. Sweet Home Chicago
5. When You Got A Good Friend
6. Milkcow's Calf Blues
7. If I Had Possession Over Judgment Day
8. Terraplane Blues
9. Hellhound On My Trail
10. Me And The Devil Blues
11. From Four Until Late
12. Love In Vein
13. Ramblin' On My Mind
14. Stones In My Passway
15. Love In Vein
16. Little Queens Of Spades
17. Traveling Riverside Blues

Por hoje é só. Abaixo o link para baixar o CD. Aprecie sem moderação e com muita atenção. Até a semana que vem. Divirta-se!