CAFÉ COM BLUES - BA

Nesta semana a sessão Brazuca traz uma conterrânea: A Café com Blues é de Vitória da Conquista-BA e é formada por músicos experientes e conhecidos na região: Diro Oliveira(gaita, voz, flauta), Lúcio Ferraz(guitarra), Júlio Caldas(guitarra, viola caipira e voz), Luciano PP(baixo e teclado), Thomaz Oliveira(bateria e voz) e Horton Macedo(sax). Nem todos são da cidade. O terceiro é de Salvador e o último de Goiânia. O som chama a atenção logo na primeira faixa do CD homônimo e divide opiniões: os blueseiros mais puristas não a consideram uma banda de blues devido à grande mistura de ritmos e a atenção maior dada à música regional. Os não tão radicais se impressionam justamente com a diversidade e a valorização do folclórico local. Os gringos simplesmente se boquiabrem. Escolha por conta própria sua opinião.
A proposta do grupo é fazer um paralelo entre o escravo brasileiro e o estadunidense: o que foi para as plantações de cana no nordeste e o que foi para os campos de algodão no sul dos EUA, onde nasceu o blues. As letras sempre tratam deste tema ou de peculiaridades locais, como a importância do umbuseiro, árvore característica do sudoeste baiano, que faz parte do imaginário sertanejo. Quase todos os integrantes são remanescentes da extinta MPBlues, que também propunha uma mistura, ainda que não tão profunda, entre o blues e a música brasileira. Desta época restou um projeto paralelo à Café com Blues envolvendo quatro de seus integrantes: Diro, Lúcio, Luciano e Thomaz, o Quarteto de Blues, que dedica-se apenas aos clássicos do Blues.
A configuração é de uma verdadeira big band, com direito a percussão, naipe de sopro e até mesmo um DJ, eventualmente. É um espetáculo bastante rico e incomum por estas bandas: Vitória da Conquista possui apenas duas bandas de blues.
O CD impressiona antes mesmo de colocá-lo para girar: A capa, feita de juta(aquela fibra usada para se fazer grandes sacos de café) foi produzida artesanalmente por Carol Gusmão e o encarte é um livreto repleto de informações e depoimentos de figuras na cidade. Também encontra-se diversas obras de arte locais. Um belo trabalho que ilustra bem o quanto a explosão do download ainda não pode ameaçar certos tipos de trabalho com boa qualidade. Com certeza vale muito mais a pena comprar este CD do que simplesmente baixá-lo. Não há como piratear algo desse tipo. Soube que novas canções estão prestes a ser gravadas, então vamos aguardar. Por hoje é só. Abaixo você pode conferir o videoclipe da música Blues na Caatingueira e alguns links para conhecer a banda melhor. Divirta-se!

Site Oficial: www.cafecomblues.com.br
Comunidade no Orkut: CLIQUE AQUI