Por Mariana Veloso
http://www.unlimited-editions.co.uk/musicians/images/robert_johnson_1.jpg
Robert Johnson, por David Baillie

Com a proximidade do seu centenário em 2011, o maior nome do blues de todos os tempos, Robert Johnson, será homenageado dia 09 de maio desse ano no tradicional Festival de Primavera no The Chautauqua Park, em Crystal Springs, Mississippi, Estados Unidos.

O festival é o único evento produzido pela Robert Johnson Blues Fundation, organizado e executado pelos descendentes do lendário músico. Outro destaque do festival será o prêmio Gibson 2009 - Robert Johnson Blues Fundation New Generation Award, em que a premiação reconhece os mais promissores jovens músicos de blues do Mississipi.

Claud Johnson, filho do mestre do blues e presidente da Robert Johnson Blues Fundation, e seu filho, Elder Steven Johnson, juntamente com sua família, preservam com orgulho a herança do grande músico. Quando as gravações completas de Johnson foram publicadas em 1990, foi o primeiro álbum de blues na história a vender mais de dois milhões de cópias. "Seu legado é motivo de festa. Ele continua a viver e fornecer inspiração, e isso há de permanecer para as futuras gerações", afirma Steven.

O Delta do Mississipi sempre foi considerado o berço do blues. Descendentes de escravos e quase todos negros, alguns dos maiores nomes do blues, como Muddy Waters, Blind Lemon e B. B. King, nasceram nessa região. Porém, nenhum outro nome tornou-se tão marcante na história do blues como o de Robert Johnson, não apenas pela sua inigualável contribuição à música, mas pelo curioso fato de que sua genialidade sempre esteve relacionada a acontecimentos macabros, mistérios e pactos com o mal.

História

Robert Johnson, supostamente nascido em 1911, era negro, descendente de escravos, e foi criado em uma fazenda de algodão. Por trabalhar no campo desde criança, teve pouca instrução e aprendeu a tocar gaita, seu primeiro instrumento, sem nenhuma ajuda. Já mais velho, fugiu de casa para aprender a tocar violão com Son House, outro grande nome do delta blues.

Logo depois Johnson já deslizava o gargalo de uma garrafa quebrada nas cordas de sua guitarra, cantando composições que retratavam lamentos da vida, rejeição carnal e tortura espiritual. Suas letras falam de amores violentos, como em Ramblin On My Mind, amores perdidos como em Love In Vain e sobre sexo, em letra como Traveling Blues.

Mas foi em letras como Me And The Devil e Hellbound Trail que sustentaram a lenda de um pacto com o diabo e o jovem bluesman. Conta-se que Robert Johnson ficou à espera em uma encruzilhada, com seu violão à mão, em uma noite de lua nova. Quando deu meia noite, o diabo em forma de homem apareceu para afinar o instrumento. A partir daí, todos que ouvem suas músicas são encantados por ela.

Pessoas dizem também que Johnson costumava tocar praticamente de costas para o seu público, para que ninguém visse o olhar do diabo que surgia para auxiliá-lo. Por volta de 1935, vagando entre cidades, o bluesman perambulava entre as cidades dos estados de Tennessee a Arkansas. Johnson gravou apenas 29 músicas em um total de 41 faixas, em duas sessões de gravação em San Antonio, Texas, em novembro de 1936 e em Dallas, Texas, em Junho de 1937. Treze músicas foram gravadas duas vezes e foram editados em dois álbuns, anos depois de o artista falecer. Morreu, acredita-se, no dia 16 de agosto de 1938.

Como toda boa lenda existem diversos rumores para explicar sua morte, porém o mais divulgado é de que um marido ciumento tenha colocado veneno em sua garrafa de bebida, uma vez que Johnson era famoso pela atração que causava nas mulheres.

Ele veio a falecer três dias depois de envenenado, e parte as histórias contam que antes de morrer ele foi visto andando de quatro e uivando como um cachorro no seu quarto de hotel. Lenda ou não, muito já foi dito sobre esse gênio do blues. No filme A Encruzilhada (Crossroads, EUA, 1986) narra-se outra lenda que envolve o nome Johnson e que, até hoje, movem milhares de fãs a percorrem o sul dos EUA. Nele, um jovem tocador de guitarra cai na estrada ao lado de um velho gaitista negro, em busca da última partitura feita por Robert Johnson, em parceria com o próprio diabo, considerado o blues perfeito.

Johnson é freqüentemente citado como "o maior cantor de blues de todos os tempos", ou mesmo como o mais importante músico do século XX, pois o estilo peculiar do Delta Blues e o padrão técnico das gravações de sua época estão muito distantes dos padrões estéticos e técnicos atuais. Suas gravações modificaram o estilo de execução, empregando mais técnica, riffs mais elaborados e maior ênfase no uso das cordas graves para criar um ritmo regular.

O músico e baterista Daniel Oliveria, esclarece que o blues é considerado por muitos um estilo sedutor porque deriva de uma escala musical chamada de pentatônica, composta por 5 notas que permite o músico usar inúmeras variações, obtendo uma sonoridade característica. "Quando usado em uma melodia consegue-se um efeito muito peculiar, pois uma nota é tocada aparentemente fora da harmonia, causando uma espécie de tensão, que em seguida é suavizada com uma nota dentro da harmonia", explica Daniel. Para a engenheira civil e fã de blues desde pequena, Ana Carolina Cordeiro, esta aí o fascínio do blues. "Uma nota vem levemente e te atinge, suave, te preparando para a próxima nota, sólida, firme. Esta é a magia do blues."

Fonte: Na Prática