https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGunqre7o_QoleRHvH4iBMO0pDgc2_zhJOs1yKCXjYhvGuogvy8zQGiQYLqOViRayGeXD4AwSf2nqnxwcfH-7kUZJ4E6WJ5NLA7GAwGDoIqNcTYdPvOXVmPyCFXfWkxzB-zMymx1Na7CvG/s692/jihfgfgftg.jpeg
Mais um espaço cultural na mira da vizinhança

O espaço cultural Apogeu, situado na rua Vasco da Gama, bairro Flamengo corre o risco de fechar: uma ação judicial está sendo movida contra o estabelecimento, por parte de vizinhos, com o objetivo de fechar suas portas. Segundo Kléscio Medeiros, proprietário do local, "O Apogeu Templo de Baco, que funciona impeterivelmente às sextas e sábados, é exclusivamente um lugar cuja proposta é unir arte, entreterimento e cultura brasileira, principalmente da nossa região, tendo o apoio politico da cidade, como forma de expressar cultura, em um lugar agradável, bonito, respeitoso, que não tem como ofender em absolutamente nada a quem se 'queixa'."
O Apogeu está providenciando sua defesa legal e conta com a ajuda dos próprios frequentadores para tentar se manter firme. Para isso, pede que reenviem a informação para conhecidos sob a forma de e-mails, recados do orkut, facebook, twitter ou mesmo pelo boca-a-boca. Também foi lançada uma campanha via Twitter, onde os apoiadores devem mandar sua mensagem de apoio seguida de #querooapogeuaberto com o objetivo de demonstrar publicamente a importância deste que é um dos poucos espaços culturais alternativos da cidade, onde vários artistas locais têm a oportunidade de mostrar seu trabalho. "É oportuno salientar que o espaço cultural Apogeu funciona da mesma forma de sempre, desde sua inauguração, 4 anos atrás, com a mesma proposta: 'arte e entreterimento', sem nunca ter o interesse de prejudicar o sossego alheio", acrescenta Medeiros.
O Apogeu não é o primeiro espaço cultural conquistense a sofrer ameaças de fechamento. Infelizmente ainda não há na cidade uma definição clara de quais áreas são estritamente comerciais e quais são residenciais, gerando inúmeros conflitos entre espaços culturais e vizinhança. Uma boa oportunidade para se discutir o assunto, mais uma vez.