Leandro Oliveira e a grande aventura de tocar gaita nas ruas.

Se um dia você estiver andando pela Avenida Paulista e um blues rasgado chegar aos seus ouvidos, não se espante: é a gaita Bends de Leandro Oliveira, que toca esporadicamente aos domingos para quem passa.

" Foi algo que surgiu naturalmente, pois aqui em São Paulo, principalmente no centro e na Av. Paulista, é comum ver músicos tocando pelas ruas", explica o gaitista."No exterior a cena musical nas ruas é muito forte também. A maioria dos bluesmen norte- americanos começaram suas carreiras tocando nas ruas, e eles sem dúvida nenhuma são uma grande influência pra mim."

Leandro monta seu set composto por mini-ampli handmade feito por Adriano Angel, kit de gaitas Bends Juke e uma mini bateria adaptada por ele mesmo em pontos estratégicos, por onde as pessoas contumam transitar.



Quando começa o tocar, as pessoas param para ouvir. "Quem não curte parar diante de um músico num finalzinho de tarde para ouvir uma canção ao ar livre?! Ou até mesmo quando somos pegos de surpresa por uma música?", brinca.

O músico tem para sí a divulgação da cultura da gaita quase como uma missão:


"O lance de ir pras ruas tocar é algo muito pessoal, pois a principal intenção é passar para as pessoas a mesma sensação que tive ao ver e ouvir um músico tocando ao vivo na rua, além de divulgar através da música o poder deste instrumento".

Leandro realiza as apresentações do seu "Street Blues Paulisa" desde 2007, e não se restringe somente a avenida. Sempre que pode toca em diferentes locais turísticos, inclusive quando viaja para fora da cidade.

Ele cita uma cena do filme Cadillac Records, onde "Muddy Walter tenta, sem sucesso, fazer um som nas ruas de Chicago usando apenas sua gaita, sem ampli ,e percebeu que ninguém estava ouvindo nada. Resolveu logo arrumar um ampli pra chacoalhar a cidade! Comigo não foi diferente, no começo eu tocava sem ampli também e me lembro que eu ficava sem voz e com a garganta muito irritada no final das apresentações devido ao esforço pra poder tocar a gaita com mais volume. Foi então que decidi comprar um ampli."

Como toca em lugares públicos, as respostas de quem passa são das mais variadas. "A maioria curte bastante e chega até a aplaudir, mas já vi muita gente fazendo cara feia também ...(risos)".


"Na rua sempre acontece fatos curiosos. Já toquei com músicos famosos, as vezes as pessoas chegam a dançar na minha frente, mas o que mais me marcou foi o dia em que um morador de rua tirou umas moedas do bolso, jogou no chapéu e saiu dançando feliz da vida.", recorda o gaitista.

Dona Anita, por exemplo, (na foto) assitiu a apresentação e fez questão de cumprimentar Leandro. Lembrou dos tempos em que haviam salões de dança na região frequentados por ela e o marido.

"Mas nem sempre é só alegria", alerta o músico: "Às vezes as pessoas estão tão apressadas que acabam passando direto. E quando cai aquele pé d'água e não dá tempo de recolher os instrumentos?! ... "

"Mas tudo isso faz parte da aventura de tocar nas ruas!", comemora Leandro, convidando os músicos a fazerem o mesmo e descobrirem esta sensação.