Por: Amarílio Lima

Blues?

Olá amigos! Nesse artigo conheceremos um pouco sobre o Blues e como surgiu esse estilo musical que influenciou tão profundamente a música moderna.

É irônico que o Blues tenha nascido de uma instituição tão medieval e absurda como a escravidão. Ele é a manifestação de um povo oprimido retirado de seu local de origem e tratado como ferramenta de trabalho, sem nenhum direito à liberdade. A partir dos cantos africanos e das canções entoadas nas plantações de algodão, nas fazendas do sul dos Estados Unidos, o negro transformou a dura experiência como escravo numa arte que influenciou de modo decisivo a música popular contemporânea. Devido à segregação e ao isolamento, a população negra dessa região foi obrigada a criar sua própria forma de diversão. Muitos dos grandes nomes do Blues surgiram na região do Delta do Mississipi. O cenário para suas apresentações eram modestos barracos de madeira, mistura de sala de concertos, salão de dança e bar.

Rápido ou lento, alegre ou triste, geralmente recheado com solos de guitarra ou gaita com forte apelo melódico, o Blues é o precursor do Rock na sua forma primitiva, e até hoje sua influência se faz sentir em composições recentes. As letras costumam ter uma tendência naturalmente boêmia, inspirada no sentimento promovido pelo Blues, muitas vezes sobre amores perdidos, traições, embriaguez e bordéis. Atualmente existem milhares de fãs espalhados pelo mundo, inclusive aqui no Brasil, onde esse ano foi lançada a primeira coletânea brasileira de Blues, intitulada Máfia da Mortadela! O álbum reúne bandas de São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia, com a banda Distintivo Blue de Vitória da Conquista. Com letras que retratam de forma inteligente, criativa e bem humorada a nossa realidade cotidiana, os compositores brasileiros mostram que o Blues pode e deve ser feito também em português. “A Máfia da Mortadela é uma compilação de músicas compostas por uma união de bandas brasileiras que lutam com amor pelo Blues”, diz o produtor Roberto Terremoto, que também participa do CD como compositor, vocal e slide em duas faixas com a banda Bimbolls Brothers (São Paulo – SP). Recomendo esse CD a todos que apreciam ou que desejem conhecer melhor essa música contagiante. Já aguardo ansioso o volume 2, com mais bandas nacionais mostrando seu talento no Blues!

E graças à cena aquecida e propícia, a banda Blues em Si, aqui de Brumado, promete voltar ainda esse ano com força total! Eu, Joab, Edney e Alexandre nos reuniremos novamente em prol do bom e velho rock’n’roll! Aguardem!

Abraços e até a próxima!

Confiram a festa de lançamento do CD Máfia da Mortadela:

http://mafiadamortadela.blogspot.com/

Banda Blues em Si:

http://www.youtube.com/watch?v=eTMkUHm8dCQ

http://www.youtube.com/watch?v=DoNwbRJDzNA

Amarílio Lima é formado em Magistério. Professor de música há 16 anos, ministra aulas de violão, guitarra, baixo, teclado e bateria para iniciantes. Ao lado da cantora Thaís Naiane se apresenta em barzinhos, eventos, confraternizações, etc. Atualmente é contratado do IBGE como um dos supervisores do Censo 2010.

Contato:

amarilio_blues@hotmail.com

(77) 9198-0459 (77) 3441-3472


Publicado originalmente em Portal Brumado.