Nesta Segunda-Feira, de 22hs em diante,como sempre, temos Recife Blues Sessions no Caravela's (Rua do Bom Jesus) com a Recife Blues Band recebendo a moçada pra dar aquela canja.

Se você é músico de Blues, não deixe de pintar por lá com seu instrumento. Basta colocar o seu nome no quadro negro que fica junto ao palco, para ser chamado pra tocar com a moçada da banda.

A Recife Blues Band é formada por Rico Bluestamontes, Rodrigo Morcego, Gustavo Albuquerque, Fred Monier e Márcio Menezes.

E na Sexta-Feira, 17 de Setembro, o Roteiro Blues apresenta no Burburinho, 22hs, um show mais do que imperdível pra quem vem acompanhando a cena Blues de Recife nos últimos anos: A Bluestamontes Blues Band, em sua formação original, tocando as músicas do seu álbum de 2007, Via Brasil Sessions. (http://myspace.com/bluestamontes )

Como muitos que acompanham este blog sabem, dificilmente eu poderia ser imparcial (e não tentarei ser), na divulgação deste show, pois sou o vocalista desta banda incrível, e apaixonado por este trabalho, que há alguns anos deu uma chacoalhada geral no cenário Blues recifense, gerando críticas e elogios, trazendo um caldeirão de "novidades" para esta cena, tais como fazer Blues de improviso, gravar um álbum de Blues totalmente autoral em inglês de improviso, transformar os shows em uma grande brincadeira de interação com a platéia, tirar o Blues do esquema recital e trazer de volta para o público (como faziam os bluesmen americanos nas festas dos bares), enfim, não se levar a sério de mais.

A Bluestamontes trouxe para os palcos dos bares da cidade, semanalmente, um leque de influências completamente diferentes do que se via até então. No repertório, por exemplo, estavam músicas de Howling Wolf, bluesman pouco difundido entre nosso cenário da época - e não apenas sua música, mas sua influência na forma de cantar o Screaming Blues.

Imagine uma banda tocando blues tradicional com uma pegada pesada, e solos de teclado com timbres sintéticos ao estilo progressivo (como faziam os "blueseiros pesados" do Iron Butterfly). Pois isso era a cara da Bluestamontes em seus primeiros shows.

E ainda, a Bluestamontes foi sem dúvidas a primeira banda de Blues em Recife a cair de cabeça no universo da Internet, com um blog ativo, perfis em redes sociais e tudo mais que esta mídia oferece.

Tudo isso junto, muitas vezes nem era compreendido por quem acompanhava a cena daquele momento, mas de uma forma ou de outra acabou influenciando todos à sua volta, e conseguiu alcançar projeção nacional e até internacional.

O álbum Via Brasil Sessions é constantemente executado em rádios de todo o Brasil, em programas de Blues, de forma espontânea, e sempre visto como algo de bastante valor por aqueles que o baixam e difundem. Na internet, é considerável o volume de fãs europeus e americanos espontâneos e ativos que a banda tem em seu MySpace (http://myspace.com/bluestamontes).

A banda, após a pressão no momento do seu surgimento, passou por várias trocas de integrantes até, enfim, se entender por inativa.

Pra quem lembra da vibe que eram os primeiros e lotados shows da Bluestamontes no Bar do Xexéu em Piedade, ou no Burburinho, Novo Pina, Quintal de Lima, Artes Y Tacos, este será um momento de reencontro único, já planejado há quase um ano, e finalmente realizado dentro do Roteiro Blues, em clima de festa.

Os músicos são os mesmos da gravação do VBS 2007: Rico Bluestamontes, Marcelo Demo, Gustavo Albuquerque, Magno Lima e Pedro Gouveia.

A banda certamente não soará igual, pois neste período, todos evoluíram musicalmente, tiveram novas experiências na música (o baixista Magno Lima já está até começando carreira internacional de volta com sua banda de Metal, a Cangaço, que acaba de vir de um P... show na Alemanha, dentro do festival Wacken)

Sendo assim, como eu disse, completamente sendo NÃO imparcial, os convido a todos para nesta Sexta-Feira, 17 de Setembro, estarmos juntos nesta festa, com abertura luxuosa de DJ Elcy Mojo Man.

Se você ainda não conhece o álbum Via Brasil Sessions, visite: http://bluestamontes.com/ ou http://blues2007.wordpress.com/downloads/