http://benoit.defleurac.free.fr/Mat%E9riel%20STACEY%20KENT/shot%2004_062.jpg
Um dos grandes nomes do jazz contemporâneo este mês no Brasil

Stacey Kent, uma das vozes mais doces, delicadas e cativantes do jazz moderno, será a atração da Via Funchal no dia 9 de setembro. Sua capacidade de misturar jazz com bossa nova, música francesa, pop e standards do cancioneiro mundial deu a ela grande prestígio entre os fãs de música e a crítica especializada. Entre seus fãs, a moça tem celebridades do porte de Clint Eastwood e Steven Tyler (do grupo de hard rock Aerosmith).

A cantora nasceu em New Jersey, nos Estados Unidos, em 27 de março de 1968. Sua paixão pela música e também por conhecer outras culturas a levou a se graduar em música em Londres e também a estudar francês, italiano e alemão, além de literatura comparada.

Não demorou que ela começasse a fazer shows nos bares londrinos, entre os quais o badalado Ronnie Scott’s Jazz. Em 1997, lançou seu primeiro álbum, Close Your Eyes, com ótima repercussão. Nos anos seguintes, foi se firmando como uma intérprete refinada, segura, de voz delicada e com predileção por cool jazz, bossa nova e música francesa, entre outros gêneros.

O bom gosto ao escolher repertório e a produção sempre detalhista e caprichada a cargo do arranjador, produtor e músico (além de seu marido) Jim Tomlinson ajudaram-na a cativar a crítica especializada, e lhe renderam indicações ao Grammy e também dois troféus do BBC Jazz Awards (em 2001 e 2002) e um do British Jazz Awards (2001), só para citar alguns.

Em 2007, a gata de cabelos curtos foi contratada por um dos mais prestigiados selos de jazz do mundo, o Blue Note, pelo qual lançou naquele ano Breakfast On The Morning Tram, que vendeu mais de 300 mil cópias, sendo quase metade delas na França.

Esse carinho do público da França, aliada à sua paixão pelo idioma daquele país, inspirou-a a gravar seu mais recente álbum, Raconte-moi... (diga-me, em português), só com canções em francês de autores como Henry Salvador e Georges Moustaki. A surpresa é “Les Eaux de Mars”, que nada mais é do que uma versão em francês de “Águas de Março”, de Tom Jobim.

Setembro no Brasil:
DIA 9: Via Funchal (SP)
DIA 14: Teatro do Bourbon Country (POA)
DIA 16: Na Varanda do Vivo Rio (RJ)