http://www.leoni.com.br/discos/md/amadores_1236138568.jpg
Os Amadores, uma boa amostra da nova safra de blues por artistas consagrados da MPB

Whoa! Cá estamos, ora pois! Há alguns dias já planejava postar a parte 2 da série BLUES NA MPB, mas andei meio desligado do blog, depois conto o porquê no diário de bordo. Eu tinha uma lista enorme de músicas que se encaixariam na proposta mas, como disse, deu branco. Então fui deixando pra depois até que encontrar esta boa música. As outras ficaram pra mais depois(por sinal já consegui lembrar de algumas). Recapitulando, nesta série de posts consideraremos artistas da MPB aqueles consagrados e que não estariam na prateleira de blues numa loja de discos, como o responsável pela canção de hoje, Leoni.
Leoni é um dos meus artistas favoritos da geração 80. Gosto do estilo, da postura(muito artista por aí me decepciona nesse quesito) e da voz que só melhorou com o tempo. Você não imagina como isso de deixa feliz enquanto vocalista. O trauma com a voz do Robert Plant nunca será superado. Além disso gosto muito da forma como se comunica com os fãs através da web. Até agora o melhor nisso é ele, faz com que o público se sinta realmente importante.
Rasgações de seda à parte, temos aqui um bom exemplo contemporâneo para a nossa série. Os Amadores foi composta em janeiro deste ano e traz uma letra bem legal que, resumidamente, fala(óbvio) sobre o nosso amadorismo na vida: podemos aprender inúmeras coisas, mas todos somos marinheiros de primeira viagem na arte de viver. Como dizem, a vida não é ensaio e ainda acrescento: não tem continue. Assim como na música anterior, o artista não caiu no velho clichê do blues brazuca, que é falar quase sempre de cachaça ou mulher. Esse péssimo hábito de sempre fazer "traduções" do blues americano é o pior erro das bandas "especializadas" em blues no Brasil em minha opinião(uma vez ou outra vá lá, mas sempre não desce). Devido a esse fato a verdadeira evolução do gênero acaba se dando pelas mãos e cordas(vocais ou não) dos considerados não-blueseiros. Confira abaixo a letra cifrada da canção, retirada do site oficial do Leoni:

Os amadores

(Leoni / Luciana Fregolente)

Obs: o violão está afinado um tom abaixo
Intro
D

D
Não era esse o meu plano
Mas o que aconteceu?
Eu sei que tinha um sentido
Alguma coisa mais clara
que escureceu
Ou que ficou no caminho

G4(9)
A minha coleção de sonhos perdidos
É quase nada, mas é tudo que eu carrego

D
Talvez um breve delírio
Que desapareceu
Só um retrato vazio
O meu futuro brilhante
Talvez não fosse meu
E agora eu ando perdido

G4(9)
Não sou só eu, ninguém entende direito
Porque é que tudo foi ficar desse jeito

Bb7M
Não há onde chegar
A7
Nem um roteiro preciso
Bb7M
Nós somos amadores
A7
Tudo aqui é improviso
Bb7M
Não sei se alguém mais sente
A7
Isso que eu tenho sentido
Bb7M A7
A vida não parece ser o que ela poderia ter sido

D
Provavelmente fui eu
Que não compreendi
Ou alguém esqueceu de avisar
Que era melhor aceitar
Que a vida é o que é
Que a gente espera demais

G4(9)
Mas tem um peso que eu carrego no peito
Eu sinto falta do que eu nem sei direito

Bb7M
Não há onde chegar
A7
Nem um roteiro preciso
Bb7M
Nós somos amadores
A7
Tudo aqui é improviso
Bb7M
Não sei se alguém mais sente
A7
Isso que eu tenho sentido
Bb7M A7
A vida não parece ser o que ela poderia ter sido


No link acima você tem acesso à página oficial do Leoni, mais especificamente onde o próprio conta a história da faixa, disponibiliza a letra cifrada e o arquivo em MP3 pra você baixar LEGALMENTE. Isso mesmo. Se você der uma olhada verá que há várias músicas disponíveis para download, em dois padrões de qualidade, entre outras coisas bem úteis, como um e-book sobre como se virar na net enquanto artista. Você precisará fazer um cadastro, mas garanto que vale a pena. Esta música também está no novo CD, A Noite Perfeita - Ao Vivo. Particularmente gostei mais da versão deste disco, que também existe no formato DVD. Confira a ficha técnica de ambas:

Ficha Técnica(estúdio):
Leoni: voz, violões, gravação, mixagem e produção.

Ficha Técnica(ao vivo):
Leoni: voz e violão
Gustavo Corsi: guitarra e vocal
Andrea Spada: baixo acústico e vocal
Lourenço Monteiro: bateria e vocal
Fausto Prochet: engenheiro de gravação e mixagem
Rodrigo Brandão: assistente de gravação
Visom Digital: masterização e autoração
Vladimir Ribeiro: operador de p.a.

Ok, chega de papo. Espero que curtam essa música tanto quanto eu. No próximo post falaremos de Raul Seixas. Para ler a primeira parte clique aqui. Até o próximo post.