Ouça a nossa Playlist da Semana e dê sua opinião

Chegamos ao final de janeiro. Nesta semana ouvi algumas coisas bem interessantes e achei que deveria compartilhar com vocês. Pra começar temos uma ótima música dos Bluesbreakers com Eric Clapton chamada On top of the World, que descobri num CD chamado British Blues Heroes: Eric Clapton & Friends. Nesse disco temos o deus da guitarra com vários amigos, como Jimmy Page, John Mayall, Fleetwood Mac, Albert Lee e vários outros. Imagino que seja um disco raro, ao menos no Brasil, já que nunca consegui achar outro em lojas.
Em seguida temos uma faixa do Ed Motta, do seu segundo álbum, Um Contrato com Deus(1990). O álbum possui várias vinhetas como essa, cada uma num estilo diferente. Essa em forma de blues é a minha faixa favorita do cara. Na verdade não curto muito o Ed, acho desnecessário tanta firula num vocal. Tiraria poucas músicas que gosto e pronto. Também não curti as entrevistas que vi do cara. Bom, questão de empatia. O fato é que essa vinhetinha é muito legal. Destaque para as vocalizações estilo Howlin' Wolf que o Ed faz. Bom músico, só não tenho muita paciência pra ouvi-lo.
Em seguida um marco no jazz: do incrível álbum Kind of Blue(1959), do grande Miles Davis: a faixa So What( E daí? expressão usada usualmente pelo mestre à época, para desconcertar chatos) é a faixa de abertura do disco. Temos nesse álbum acompanhando o mestre, grandes nomes: Cannonball Adderley, Paul Chambers, James Cobb, John Coltrane, Bill Evans e Wynton Kelly. Só monstros!
Procurando uma versão cantada de Take Five, do Dave Brubeck, encontrei essa pérola, cantada por Carmen McRae. Infelizmente não encontrei(ainda) referências ao álbum a qual a faixa pertence. Assim que souber publicarei lá embaixo, nos comentários. Em meio à busca encontrei o disco Ella Fitzgerald, Billie Holiday And Carmen McRae - At Newport(1957). É simplesmente genial, embora tenha achado a voz da Carmen meio estridente demais para os meus tímpanos. Mas a Ella e a Billie são perfeitas no disco. Aqui ouvimos a primeira faixa da participação da Billie Holiday no show, Nice Work if you Can Get it. Ouvindo o disco tive um acesso de decepção com a Madeleine Peiroux. Perfeitamente compreensível quando se ouve Billie.
Em seguida outra amostra de pesquisa musical: ando procurando worksongs e spirituals antigas. O material, mesmo na net é difícil de encontrar. Me deparei com a faixa seguinte, Old Alabama, pertencente a um disco chamado Negro Prison Blues & Songs, gravado no Mississipi e em Louisiana por um tal Alan Lomax. São gravações de presidiários trabalhando e usando a música para marcar o tempo dos golpes de enxada, picareta ou qualquer outra ferramenta. Sinistro! Diria Johnny Bravo.
Mais Take Five. Dessa vez numa versão ao vivo do Dave Brubeck Quartet, em Newport, presente na edição comemorativa dos 50 anos do álbum Time Out, que foi gravado ao mesmo tempo em que o Kind of Blue. Uma obra-prima. Segundo o encarte do CD, esse show nunca havia sido lançado em disco antes. Contém faixas gravadas em 1961, 1963 e 1964.
Em seguida temos um dos blues mais conhecidos do mundo. The Saint Louis Blues foi composta pelo W. C. Handy, considerado o pai do blues. Esta versão, executada por Frank Ferera e John Paaluhi é sensacional. Encontrei no site do Domínio Público, que também contém vários livros em PDF para baixar gratuitamente. Já ouvi várias versões dessa música e nenhuma me agradou mais que essa.
No momento estou lendo o livro Led Zeppelin: Quando os Gigantes Caminhavam Sobre a Terra. Apesar de ser uma biografia não-autorizada(o que não quer dizer muita coisa) é um ótimo livro. Nele estou descobrindo várias bandas e músicos espetaculares. Me chamou a atenção a parte em que o álbum Led Zeppelin 2 foi concebido. A faixa You Need Love do Willie Dixon, gravada por Muddy Waters foi gravada e recriada por uma banda chamada Small Faces. Algum tempo depois surgiu Whole Lotta Love, do Led. Ao escutar essa versão do Small Faces você entenderá por que os caras tiveram motivo suficiente para ficarem muito bravos com o Robert Plant.
Pra fechar com chave de ouro, voltaremos ao show em Newport do Dave Brubeck: A faixa de abertura do Time Out, Blue Rondo à la Turk é um desafio aos músicos que tiverem a ousadia de tentar tocar a música. Feche os olhos e se deixe viajar.

Espero que gostem da Playlist desta semana. Uma ótima trilha sonora para passar os dias úteis mais relaxado(a). Não esqueça de deixar seu comentário aqui embaixo. Dúvidas sugestões, etc., deixe tudo aqui. Grande abraço, até domingo que vem.

I. Malforea, procurando um baterista.