http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/Centro_Cultural/Apresentacao/imagens/imagem_principal_ccbnb.jpg

Serão 09 bandas, no total de 18 shows, ao longo do mês de Fevereiro, dentro do Programa Cultura Musical, que traz ao palco do Centro Cultural Banco do Nordeste um recorte significativo da cena Blues do Ceará, quase todos filiados a Associação Casa do Blues, radicada em Fortaleza. Esse encontro tem como objetivo apresentar os trabalhos realizados na cidade de Fortaleza, evidenciando esse estilo que é referência internacional da boa música. Os diversos nomes incluídos nessa mostra trazem diferentes vertentes, do tradicional ao contemporâneo, atrelando o trabalho autoral a clássicos consagrados, transformando a cidade em um grande espaço de difusão e consolidação da cena cearense do Blues.

Blues Label
Dias 02, quarta, 13h e 03, quinta, 18h

A banda tem um trabalho de pesquisa do Blues o que permite a excelência nas várias vertentes do estilo. Realizando além de merecidos tributos a grandes mestres, tem desenvolvido um trabalho autoral onde aliam inovação e tradição, abrindo-se para novas linguagens musicais, através das influências plurais de cada integrante. 60min.

Puro Malte
Dias 02, quarta, 18h e 03, quinta, 13h

Como um bom uísque, a Puro Malte visa o deleite e a satisfação de quem tiver a oportunidade de assistir seus shows, unindo doses generosas do bom e velho Blues, curtido no vácuo de válvulas, com a energia e a virilidade do Rock'N'Roll, seja em interpretações de clássicos, seja em composições próprias, que adicionam um tempero cearense nessa mistura contagiante. 60min.

De Blues em Quando
Dias 04, sexta, 13h e 18h

Simplicidade e autenticidade. Esta é a tônica de um trabalho autoral, em portugues, que torna o gênero acessível a todos, explorando a sensibilidade e paixão, além de clássicos que fizeram do blues um estilo mundialmente conhecido. 60min.

Kazane Blues
Dias 09, quarta, 13h e 10, quinta, 18h

Com a proposta de lançamento do EP “Ao vivo no Cariri”, o grupo Kazane Blues vem com um formato Blues Rock para o Festival Blues do Nordeste. O gênero esta sendo redescoberto com muita saúde e elegância pela juventude fortalezense. 60min.

Felipe Cazaux
Dias 09, quarta, 18h e 10, quinta, 13h

Melódico, preciso e agressivo, essas são as melhores palavras para definir o som composto pelo jovem cantor e guitarrista paulista, um dos principais expoentes do cenário da música autoral cearense. O primeiro álbum solo de sua carreira, intitulado “Help the Dog!” (2007) atraiu criticas sofisticadas por parte da mídia. Atualmente está em processo de lançamento do segundo disco - “Good Days Have Come”. 60min.

Agua Ardente Blues
Dias 16, quarta, 13h e 17, quinta, 18h

Nas apresentações, o público vibra e aplaude, e percebe o entrosamento da banda num espetáculo que cria uma atmosfera de alegria e entusiasmo. A Água Ardente Blues tem como influências Muddy Waters, Raul Seixas, Bessie Smith, Janis Joplin e até mesmo nuances jurássicas do rock ‘n’ roll como Chuck Berry, James Brown. 60min.

Allyson dos Anjos
Dias 16, quarta, 18h e 17, quinta, 13h

Guitarrista e vocalista com diversas influências que partem do Blues Rural, e passeiam pelo Jazz, Country, Boogie Woogie e Rock & Roll. Nos shows clássicos do Blues e do Jazz como: Freddie King, Billie Holiday, John Lee Hooker, Ella Fitzgerald, Muddy Waters, Chuck Berry, Elvis Presley e Jimi Hendrix. Sonoridade crua inspirada nos Blues Men do delta do Mississipi, além de composições autorais e muito improviso. 60min.

Marcelo Justa
Dias 23, quarta, 13h e 24, quinta, 18h

O guitarrista cearense Marcelo Justa iniciou seus estudos de música com formação clássica, mas tendo como principais influências o jazz e o blues. Desenvolveu um trabalho autoral, mudando-se no final dos anos 1980 para o Rio de Janeiro, onde residiu por cinco anos divulgando a sua música. De volta a Fortaleza, Marcelo Justa passou a atuar profissionalmente em 1992, trabalhando em várias casas noturnas da cidade e participando de vários projetos e eventos. 60min.

Artur Menezes
Dias 23, quarta, 18h e 24, quinta, 13h

Suas influências vão de Jimi Hendrix ao rei do baião Luiz Gonzaga, passando por Albert Collins, Albert King, B.B. King, Stevie Ray Vaughan, Buddy Guy, James Brown e Johnny Winter. Atualmente em São Paulo, após duas temporadas em Chicago, nos Estados Unidos. Tocou com músicos internacionais como: John Primer, Charlie Love and The Silky Smooth Band, Linsey Alexander, Phil Guy, Brother John, Jimmi Burns, Big Ray, dentre outros. 60min.

Programação de vídeos na Mostra de Blues
Shows históricos em DVD com nomes consagrados do Blues como Eric Clapton, B.B. King, Johnny Winter, Gary Moore, Rory Gallagher, Muddy Waters entre outros. Dia 11 de fevereiro de 2011 a partir do meio dia.