Voluntários da UNIFESO visitam áreas isoladas levando ração e atendimento veterinário

Após um mês da tragédia que castigou a Região Serrana do Rio de Janeiro, a WSPA em parceria com a UNIFESO e suas ONGs afiliadas (GAPA, SOS Animal, Animavida e COMBINA), continua as atividades em pleno vapor para ajudar aos animais nos municípios mais afetados. É cada vez maior o número de atendimentos veterinários, assim como a crescente distribuição de alimentos, além do acolhimento dos animais que têm ferimentos ou precisam de intervenções cirúrgicas.

Os recursos recebidos através de doações, centralizados na conta-poupança da ONG Defensores dos Animais, foram direcionados para a compra de medicamentos, de ração para cães, gatos e cavalos, e para ajuda financeira às ONGs afiliadas da WSPA locais. Foram transferidos 60 mil reais para o Grupo de Assistência e Proteção aos Animais e Meio Ambiente (GAPA-MA), SOS Animal, Animavida e COMBINA.

O GAPA-MA, ONG afiliada de Itaipava, continua o trabalho de atendimento veterinário, principalmente no Vale do Cuiabá, além da distribuição de ração, vermifugação, vacinação gratuita com as doações da Merial e promoção de feiras de adoção dos animais abandonados. A ONG já começa o cadastramento de cães e gatos para castração. Veja mais sobre as ações do GAPA no Vale do Cuiabá.

A ONG Animavida, de Petrópolis, está dedicando sua atenção aos animais das áreas vizinhas mais devastadas, como o Vale do Cuiabá, em Itaipava, e Santa Rita (divisa de Teresópolis com Itaipava). Além de levar rações a comunidades de áreas ainda isoladas, as equipes da ONG tratam ferimentos, vermifugam e já fizeram até um mutirão para dar banho aos animais ainda cobertos de lama seca.

“A sujeira na pelagem dos animais era a principal causa da grande quantidade de bernes e bicheiras. Conseguimos, com nosso voluntariado, montar um esquema de fornecimento de água própria, já que a água no Vale do Cuiabá estava racionada. Passamos pelos dois abrigos que tinham animais e banhamos todos eles”, conta Ana Cristina, presidente da Animavida.

Parceria com UNIFESO

Vermifugação em cão pela equipe da Animavida,em abrigo no Vale do Cuiabá

A WSPA reuniu uma frente de trabalho formada por veterinários, colaboradores e voluntários com apenas um objetivo diante de um cenário de destruição: ajudar aos animais. A partir da colaboração da UNIFESO de Teresópolis, organizou-se um Centro de Operações, onde ficaram concentrados rações e medicamentos doados e adquiridos por meio das doações em dinheiro, além de equipamentos necessários para o trabalho das equipes.

A UNIFESO também disponibilizou o hospital veterinário e o centro cirúrgico do curso de Medicina Veterinária da Universidade para os casos mais graves.

A WSPA continuará oferecendo assistência aos animais neste período pós-tragédia. Segundo Rosângela Ribeiro, Gerente de Programas Veterinários da WSPA Brasil, ainda existem áreas remotas muito carentes que precisam de ajuda com alimentação e cuidados veterinários: “Ainda há bairros isolados a serem visitados e outras comunidades que já visitamos precisando de ajuda novamente, pois perderam quase tudo e não tem condições de manter seus animais”, relata Rosângela.

Tanto as equipes da WSPA-UNIFESO quanto as ONGS afiliadas ainda têm se deparado com áreas isoladas necessitando de ajuda, o que demonstra que ainda há muito a se fazer. Conheça as ações já realizadas e os números da parceria entre a WSPA e a UNIFESO.

Parceria da WSPA e UNIFESO em números:

5 municípios atendidos
Nova Friburgo, Teresópolis, São José do Vale do Rio Preto, Bom Jardim e Sumidouro

Comunidades atendidas
21 bairros em Teresópolis
17 bairros em Nova Friburgo
3 bairros em Bom Jardim
2 bairros em Sumidouro

Equipe
3 professores da Unifeso para orientação dos voluntários
6 profissionais da WSPA Costa Rica e Brasil
1 supervisor para distribuição logística
5 médicos veterinários da região
25 voluntários alunos do curso de Medicina Veterinária da UNIFESO

Alimentos
13 toneladas de ração para cães e gatos, sendo**:

4.500 kg de ração já distribuídos
3412kg de ração distribuída para cães adultos
220kg de ração distribuída para filhotes
392,6 kg para gatos
Cerca de 1.000 animais beneficiados com ração

** além da alimentação para bovinos, suínos, aves e equinos

Atendimentos veterinários em visitas às comunidades
517 cães atendidos
63 gatos atendidos
10 equinos

Animais vacinados nas comunidades
213 cães vacinados com vacina polivalente (V-10)
13 gatos vacinados com Quádrupla Felina (V-4)

Cirurgias de animais encaminhados ao Hospital da UNIFESO
4 cães (02 mastectomias, 01 amputação membro torácico, 01 enucleação)
2 gatos


Além desses resultados, a WSPA montou um Posto de Atendimento Veterinário em parceria com a UNIFESO no CEASA – Nova Friburgo em 05/02/11:

120 cães atendidos
10 gatos atendidos
103 doses de vacinas anti-rábicas
120 doses de vacinas V-10
10 doses de vacinas V-4
725 kg de ração distribuídos para cães
50 kg distribuídos ração para gatos

* Dados consolidados até 12/02/2011

Fonte: WSPA

http://op3cyg.blu.livefilestore.com/y1p2i-hgwYfg3Ol8TBxPWfdDUDUEjGsDANa93iYqF2jyY2P_B5D__pqeZpeIBH4Bv4by7imxRNFoMJnDqfD1evN0onpwPK4G6Qo/Blues%20por%20um%20mundo.JPG?psid=1