http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAEoSF3-guMnwTFfn9EZeZ5NtXK7O2mCSej9S-Kc4IS57HOVjrMHX5vhrbeJtu7sKslfG_cx5hgFHebpmGKavRK4Am1T1UMgCIRy-NNmRqny6tcMMdyq5mRQh.jpg
Blue Jam seleciona bandas nordestinas de blues para coletânea

A Blue Jam Produtora, com sede em Vitória da Conquista-BA abre inscrições para bandas de blues nordestinas com o objetivo de produzir um CD-coletânea virtual com fins de divulgação.

O PROJETO

A idéia é que seja um CD virtual contendo 10 a 15 faixas, uma de cada artista, pra ser distribuído livremente e gratuitamente, com o objetivo de divulgar os próprios artistas e o cenário do blues nordestino. O CD terá capa e livreto-encarte, em formato de imagem JPEG e/ou PDF na mesma pasta, que será distribuída zipada.

CUSTO

Inicialmente o projeto seria de produzir um CD físico, porém, considerando a grande dificuldade financeira que acarretaria tal formato, comprometendo a qualidade do produto final, decidiu-se optar pelo formato de CD virtual. Na prática significa que o custo será ZERO para os artistas envolvidos.

DISTRIBUIÇÃO

A distribuição do produto final será necessariamente gratuita, por meio virtual. Caso algum dos artistas envolvidos deseje tornar o CD físico, será permitido, desde que assuma TODOS os custos de impressão, prensagem, etc., ou se associe a outros artistas envolvidos no projeto para realizá-lo. O valor de venda será livre, de acordo com os custos de cada iniciativa, e terão direito a lucro APENAS os artistas envolvidos no processo de conversão do projeto em meio físico (CD prensado ou queimado).

PRODUÇÃO

Todo o processo de produção será de responsabilidade da Blue Jam Produtora, incluindo material gráfico, web site, normalização e escolha da ordem das faixas, porém todos os artistas envolvidos são livres e bem-vindos a contribuir com suas opiniões e observações. O projeto não possui fins lucrativos diretos, isto é: a Blue Jam Produtora se reservará apenas o crédito da produção da obra como um todo, e não das músicas individualmente. Qualquer lucro financeiro será atribuído apenas aos que se dispuserem a tornar o CD físico, promovam shows de lançamento ou quaisquer outras formas permitidas de lucro.

RESTRIÇÕES

Apesar de possuir um caráter livre, os interessados devem atentar para algumas regras de participação: 1) Não será permitida a alteração em qualquer sentido, do produto final, isto é: material gráfico, textos, ordem das faixas, músicas, informações, etc. após a finalização do projeto. Para alterações anteriores à finalização basta enviar um e-mail à Blue Jam Produtora. 2) Não será permitida a retirada dos créditos do projeto. Todo o material relacionado deverá conter os devidos créditos e a logomarca da Blue Jam Produtora. 3) Não participarão da coletânea faixas cuja taxa de bits seja inferior à mínima estabelecida (vide próxima seção).

SELEÇÃO DAS MÚSICAS

Serão escolhidas até 15 faixas, uma de cada grupo, mínimo de 10 para finalizar o projeto. O principal critério é a boa qualidade, seja da própria canção em si, da gravação e do trabalho do artista como um todo. Não é interessante para o projeto incluir faixas de grupos que já não existem ou não possuem interesse em levar o próprio trabalho adiante, de forma séria e responsável. Deve-se ter em mente de que o blues de toda a região nordeste do país será representado no projeto. O grupo ou artista deve escolher a obra que melhor representaria seu trabalho numa coletânea. O formato poderá ser em .wav (desde que seja a máster da gravação, sem perda de qualidade), .wma ou .mp3(desde que a taxa mínima de bits seja de 256kbps). Faixas com taxa de bits abaixo da estabelecida sequer serão analisadas. Este critério mínimo de taxa de bits é importante para garantir a boa qualidade das faixas, caso sejam prensadas ou executadas em emissoras convencionais de rádio, evitando que uma faixa se torne inferior a outra no projeto. O projeto finalizado trará todas as faixas com a mesma taxa de bits e volume normalizado.

MATERIAL NECESSÁRIO

Além do arquivo contendo o áudio da música, obedecendo aos critérios mínimos de qualidade descritos acima, cada grupo deve enviar: uma foto grande do grupo, SEM qualquer logomarca ou texto; release atualizado; lista de integrantes; contatos (telefone, e-mail, cidade e estado); logomarca em formato .cdr (se houver); letra da música (se houver), autores, ano de gravação, produtor, estúdio de gravação, álbum onde foi lançada a faixa, e quaisquer outras informações que julgar necessárias. Links para sites oficiais dos grupos (incluindo sites como Myspace, Palco Mp3, etc.) também são indispensáveis.

PRAZO

Os artistas têm até o dia 10 de abril de 2011 para enviarem material.

Prazo prorrogado até o dia 10 de maio de 2011!

E-MAIL PARA CORRESPONDÊNCIA

Todo o material e manifestação deverão ser enviados ao bluejamprodutora@gmail.com

Não há outra forma de contato oficial fixa senão esta.

OBSERVAÇÕES

O livreto-encarte será em formato específico e direcionado à exibição em computadores. Caso haja o interesse de convertê-lo ao formato de encarte para CD físico deve-se solicitar por e-mail à Blue Jam Produtora, que será a única autorizada a realizar alterações e conversões em todo o material gráfico produzido.

O projeto contará com website próprio, contendo link para download e informações sobre todos os artistas envolvidos. A administração do site será de responsabilidade única da Blue Jam Produtora, podendo haver alterações, a pedido dos artistas, de forma livre.

Não serão aceitas para este projeto músicas de bandas que não residam na região nordeste do país, entretanto aceitaremos material de outras regiões para projetos futuros e semelhantes relacionados a outras regiões. Para tanto, basta informar no e-mail este objetivo.

Data de publicação: 17 de fevereiro de 2011