JOVEM GUITARRISTA COM DESTAQUE NO CENÁRIO MUSICAL INTERNACIONAL: IGOR PRADO PARTICIPA DO I FESTIVAL DE JAZZ & BLUES – NO IMPROVISO

 Igor Prado é reconhecido pelo seu estilo inusitado de tocar guitarra e  apresentará o estilo e repertório no palco do festival No Improviso nesta quinta edição de shows do festival, que será realizado no Teatro Bom Jesus, a partir de 05 de outubro.


O “I Festival de Jazz & Blues – No Improviso” que acontece no Teatro Bom Jesus (Rua 24 de maio, 135) segue com a programação e recebe a participação do guitarrista de blues Igor Prado e a presença internacional do guitarrista Guy King e de Décio Caetano Blues Band que dividirão o palco com Igor na Jam Session.

O evento que estreou com a participação do bluesman Flávio Guimarães, contou com a participação internacional da Luther College Orchestra e o pianista e organista Ari Borger, apresentou a sonoridade de Badi Assad e recebeu o grande guitarrista de blues Nuno Mindelis continua com suas apresentações  neste mês de outubro. Além dos shows, o festival contempla apresentações improvisadas no formato de jam sessions dos convidados com outros artistas. 

A programação abre no dia 05 de outubro, com uma apresentação do guitarrista americano Guy King e de Décio Caetano Blues Band, seguida da participação de Igor Prado, as 20h30. No dia 06 de outubro, a banda Tic Tac Joe realizará o show de abertura e em seguida Igor Prado apresenta seu show junto com os integrantes de sua banda Igor Prado Blues Band, a partir das 20h30, no Teatro Bom Jesus. Para encerrar, no dia 07 de outubro,   As oficinas têm como objetivo estimular a pesquisa, a percepção musical e o intercâmbio de ideias entre os artistas e o público.

Mostras fotográficas, com registros de grandes referências dos nomes trabalhados no festival, e audição de vinil, também fazem parte da programação, aberta ao público de 05 a 07 de agosto. Realizado com incentivo fiscal, por meio da Lei Rouanet, o I Festival de Jazz & Blues – No Improviso tem o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, que também sediará shows em suas instalações.

Igor Prado
  
O paulista Igor Prado mistura o blues ao swing do jazz, começou a se interessar pela guitrra aos 11 anos e logo se apaixonou pela linguagem do blues, com 16 anos já tocava em bares e festivais com liminar da justiça por causa da pouca idade.
Seu estilo é diferenciado, pois autodidata e canhoto aprendeu tocar guitarra virando a guitarra de destro de cabeça para baixo, Igor é um canhoto que toca com as cordas invertidas do instrumento. Aprofundou-se na linguagem do Blues tradicional e West Coast Swing, estilo que mistura o blues com elementos do Swing, famoso movimento de jazz dançante dos anos quarenta. 
Em sua trajetória conta com uma bagagem com diversas excursões de renomados artistas americanos como Steve Guyger, R.J Mischo, Mark Hummel, Rick Estrin (Little Charlie & Nightcats), Lynwood Slim, J.J Jackson, James Wheeler, Phil Guy (irmão do lendário Buddy Guy), Mud Morganfield (Filho do lendário Muddy Waters) e Bob Stroger (baixista da banda de Muddy Waters).
Igor Prado já produziu alguns álbuns (Flávio Guimarães, Prado Blues Band, Robson Fernandes) lançados no Brasil pelo selo independente “Chico Blues Records” e simultaneamente nos EUA pelo conhecido selo “Pacific Blues” do produtor Jerry Hall que atuou na lendária Motown Recordsproduzindo artistas como Marvin Gaye, Smokey Robinson & Stevie Wonder.
Em 2007 conseguiu um feito inédito para um artista brasileiro, foi indicado pela revista canadense “Real Blues” e pela britânica “Blues Matters” na lista dos melhores álbuns de 2007 junto com diversos artistas consagrados do cenário norte-americano sendo o único sul-americano nessa lista. Em 2009 e 2010 participou de um dos maiores festivais do genêro nos EUA, o Doheny Blues Festival ao lado de artistas como The Black CrowsCrosby, Still & Nash, Kim Wilson, Robert Cray, Taj Mahal entre outros. Recentemente em parceria com o cantor e gaitista californiano Lynwood Slim assinaram com o maior selo de blues dos EUA, a Delta Groove, o álbum entitulado “Brazilian Kicks”.
Em dezembro de 2010 se tornam a única banda sul americana da história a figurar pelo TOP #10 (Álbuns mais executados nos EUA - Living Blues Chart) na posição #2 junto com artistas como Buddy Guy (#1), Junior Wells, Robert Cray entre outros. Atualmente a banda vem excursionando pelo mundo afora participando de diversos festivais tendo passado por países como Argentina, Bélgica, Dinamarca, Peru, México, Espanha, Itália, França, Alemanha, Suiça, Luxemburgo e Estados Unidos.
Igor Prado é considerado pela crítica Norte-Americana e Européia como um dos maiores nomes da nova geração.

Workshop Igor Prado

O guitarrista Igor Prado apresentará um workshop sobre o papel da guitarra no Blues. Por meio de uma abordagem prática da dicas de como se tocar blues e improvisos na guitarra. Igor contará como começou seu envolvimento com o blues e a guitarra,  a partir das 16h.

Décio Caetano
Músico, guitarrista e compositor, Décio Caetano é reconhecido como o “Encantador do Blues“ com voz caracteristica do estilo blues e expressivo guitarrista.
Décio Caetano conheceu o blues quando entrou em um trem para São Paulo e lá encontrou várias pessoas que estavam a caminho do Festival Internacional de Blues de Ribeirão Preto. Essa viagem serviu de ponte para Décio conhecer e se apaixonar pelo mundo do blues. Mal sabia que no destino final do trem o músico que seria seu mentor musical estaria iniciando a turnê do primeiro disco nacional de blues em português – André Cristovam.  Considerado um dos mais importantes artistas de blues do Brasil, André Cristovam auxiliou Décio Caetano na didática do blues. Indicou um professor de guitarra – Marcus Rampazzo – que ensinou os primeiros passos em sua caminhada no blues.                      
 A trajetória do músico teve início nas igrejas evangélicas do Estado, onde desenvolveu e aperfeiçoou o blues gospel. Décio Caetano levou essa influência para Maringá, onde formou as bandas White Boots e Friends of Blues e lançou seus três primeiros discos. A vinda para Curitiba representou um grande passo para o guitarrista, que dez meses após chegar na capital já fazia parte da formação da big band Solution Orchestra,vencedora do prêmio de melhor banda do festival Heineken Blues Curitiba.

Guy King
Vocalista e guitarrista, Guy King destaca-se pela sua originalidade e forte combinação de estilos  Gutbucket Blues com o Uptown Soul and Jazz .  Suas influências e ligações encontram-se em artistas conhecidos sendo Ray Charles, B.B. King, Johnny “Guitar” Watson, Albert King, Jimmy McGriff, Albert Collins, T. Bone Walker, Muddy Waters, Robert Johnson, Lightnin’ Hopkins.
Guy King nasceu em Israel, mas aos 16 anos foi morar em Memphis, Tennessee. Mudou-se para Nova Orleans e, de lá foi para Chicago, cidade que mora atualmente e foi onde conseguiu se destacar.
King integrou a banda do premiado baixista e cantor americano de Blues Willie Kent, com o qual se apresentou em importantes festivais norte – americanos e shows no Japão e países da Europa. Em 2006, Kent faleceu e Guy King decidiu então montar sua própria banda – Guy King band.
Já se apresentou em locais como: “Buddy Guy’s Legends”, “Andy’s Jazz Club”, the “House of Blues”, and “Rosa’s Lounge” entre outros. E por mais que esteja longe de seu país de origem, King acredita que de certa forma a cultura de Israel está sempre presente no que ele faz, é a terra de sua família, sua história e suas raízes e esses fatores o influenciam profundamente.

Tic Tac Joe

A banda Tic Tac Joe foi formada no final de 2010 com a proposta de unir elementos do rock, blues, folk e pitadas de música brasileira. Tudo isso enriquecido com elaborados arranjos vocais e embalado por uma sonoridade calcada no rock acústico, com violões, gaita de boca, baixo elétrico e percussão. Desde seu início, o grupo já se apresentou em importantes casas de Curitiba, como Jokers, A Casa do Tal, Crossroads, Era Só o que Faltava e Blood Rock Bar. No final de 2011, o grupo conquistou o 2o. Prêmio no Festival de Música de São José dos Pinhais - categoria rock. Em seguida entrou em estúdio para registrar seu primeiro EP, "Lunático", só de inéditas. Para o lançamento do EP, o grupo realizou um show especial no auditório do Goethe Institut de Curitiba, apresentando suas composições.



SERVIÇO:
“I FESTIVAL DE JAZZ & BLUES – NO IMPROVISO” 
Igor Prado (jam session, show e workshop)
LOCAL: Teatro Bom Jesus (R: 24 de maio, 135)
QUANDO:

05 de outubro de 2012 (jam session com Guy King e Décio Caetano Blues Band ) – 20h30
06 de outubro de 2012 – show (abertura Tic Tac Joe) – 20h30
07 deoutubro de 2012 – workshop – 16h

 
INGRESSOS PARA O SHOW:
PONTO DE VENDA: Livrarias Curitiba, site Alô Ingressos e bilheteria do Teatro Bom Jesus
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: LIVRE



-->