Tocar gaita ajuda pacientes em doenças pulmonares e transplantes
O próprio Rawdon começou a dar aulas de gaita aos demais pacientes do hospital, como um exercício de reabilitação pulmonar suplementar.[Imagem: Clinica Mayo]
 ,
Depois de sobreviver a dois transplantes de pulmão, em 2005 e 2008, o músico Larry Rawdon compartilha uma nova forma de cura por música com outros pacientes da Clínica Mayo de Jacksonville (EUA).
Afinal, não apenas foi a música que o levou ao tratamento - ele tinha fibrose pulmonar idiopática - como também foi a música que o ajudou a se recuperar.
Depois de seu segundo transplante de pulmão em 2008, Rawdon não perdeu tempo e pegou sua gaita para suplementar os exercícios prescritos de reabilitação pulmonar. Ele observou resultados significativamente positivos.
Rawdon notou que, nos exames, obtinha pontuações de capacidade pulmonar substancialmente elevadas depois de tocar o instrumento.
Rawdon relatou seu êxito pessoal ao médico Cesar Keller, do Departamento de Serviços de Transplantes da Flórida.
"Pessoalmente, penso que essa técnica é um acréscimo e um complemento muito bom a todo o processo de recuperação geral de um transplante de pulmão", diz Cesar Keller. "Ela combina uma terapia respiratória excelente com a diversão e produz um resultado imediato, decorrente da execução do instrumento musical."
Os resultados foram tão positivos que o próprio Rawdon começou a dar aulas de gaita aos demais pacientes do hospital, como um exercício de reabilitação pulmonar suplementar.
"Estou convencido de que a gaita, para os pacientes de transplante de pulmão, pode ser considerado uma parte de um equipamento legítimo de exercício respiratório", diz Rawdon. "Além de tudo o mais que a gaita passou a representar para mim, é especialmente gratificante ouvir de outros pacientes de transplante que eles também estão se beneficiando o uso da gaita, pelo que estão percebendo".
Ele contatou, por iniciativa própria, a Hohner Inc., uma grande fabricante de gaitas, para ajudar a fornecer o instrumento para os pacientes.
Depois que Rawson contou sua história sobre a reabilitação com a ajuda da gaita ao presidente da companhia, a empresa se ofereceu para doar gaitas ao programa de Humanidades em Medicina, garantindo os instrumentos necessários para as aulas.
"A terapia respiratória é inestimável no processo de recuperação de pacientes de doenças pulmonares", explica o Dr. Keller. "Depois de um transplante de pulmão, o caminho para uma recuperação completa depende, em grande medida, de o receptor do órgão conseguir recuperar sua capacidade funcional, após o processo debilitador de uma doença crônica e progressiva do pulmão. Isso é sempre complicado devido ao forte impacto fisiológico de uma grande cirurgia, como a de transplante de pulmão."
"Portanto, os papéis da terapia física, os exercícios para recuperar a resistência física e o vigor, bem como os exercícios de respiração para recuperar músculos diafragmáticos e respiratórios são fundamentais no processo de recuperação," conclui o médico.