O Bourbon Street, conhecido como o melhor clube de jazz, blues e black music da América Latina, completa vinte anos com um histórico de grandes e memoráveis apresentações 

Por Rafaella Finci

Qualquer verdadeiro fã de boa música já deve ter passado pelo Bourbon Street Music Club, em São Paulo. Se não conhece o bar, deveria. A casa, que acaba de completar duas décadas, é palco de artistas como Diana Krall, Ray Charles, Betty Carter, Pat Metheny e Joss Stone.

O que era um sonho dos cunhados Edgard Radesca e Luiz Fernando Mascaro se transformou em um longo caminho a ser percorrido, mas, sem dúvida, muito prazeroso. “Ver o Bourbon Street completando 20 anos provoca duas sensações completamente diferentes em mim: ao mesmo tempo em que parece que o tempo passou rápido demais, olho para tudo que fizemos e percebo que realizamos muitas coisas aqui dentro”, contou Radesca.
Desde que a casa começou a ser construída no bairro de Moema, até a abertura oficial do espaço de shows, vários obstáculos tiveram que ser ultrapassados. Em meio à presidência de Fernando Collor e seu plano econômico, quatro anos se foram até que fosse possível trazer um pouco de New Orleans à capital paulista.
E, com esse objetivo, ninguém se encaixaria tão perfeitamente à estreia do bar quanto B.B. King. O astro do blues não só emocionou os sócios durante a inauguração do Bourbon Street, como voltou para visitar o local outras dez vezes e ainda deixou de presente uma guitarra autografada. Radesca diz ter esse momento como um dos mais marcantes da sua história na casa.
Outro marco inesquecível foi quando Ray Charles cantou “Hit the Road Jack” em sua homenagem e ainda fez uma dedicatória durante as primeiras notas da música: “Edgard wants me to hit the road”. Mesmo já tendo trazido quase todos os seus ídolos ao Brasil, Radesca confessa ainda ter um desejo: “adoraria ver o Eric Clapton tocando no palco do Bourbon Street”. Exigente, ele considera a curadoria um dos principais diferenciais da casa. “Sempre precisamos ser melhores que no ano anterior”.
Em 2014, os planos são de comemoração. As celebrações dos 20 anos da casa já começaram com as apresentações da banda New Orleans All Stars em dezembro de 2013. O grupo foi formado especialmente para a ocasião com alguns dos mais requisitados músicos de New Orleans e que fizeram parte da trajetória do bar. Neste ano, a festa continua com uma programação que será divulgada em breve.
Aos fãs da casa, boas notícias. O festival está confirmado para acontecer em maio em Paraty e em agosto na capital paulista. Ao que tudo indica, programação de qualidade não faltará (confira no site www.bourbonstreet.com.br). Resta esperarmos para ver se, quem sabe, Radesca realizará seu sonho e nós poderemos curtir Eric Clapton em um dos principais redutos de boa música de São Paulo. 

Fonte: 29 Horas