João Pessoa (PB), 14 de março de 2014 - Blues será o destaque na programação do Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB) em Sousa nessa sábado (15), com a banda baiana “Distintivo Blue”, a partir das 20h30. Apesar de suas origens africanas, o Blues foi apresentado ao mundo pelos negros escravos do sul dos Estados Unidos (Alabama, Mississipi, Louisiana, e Geórgia), que aperfeiçoaram a batida durante árduo trabalho nas plantações de algodão.

É um gênero que influencia gerações até os dias de hoje, e não foi diferente com os rapazes de Vitória da Conquista, sudoeste baiano, que em 2009, formaram o grupo de blues “Distintivo Blue”. A proposta da banda é difundir o blues, priorizando simplicidade e precisão, unindo os clássicos às composições próprias.

Em maio de 2011, lançaram seu primeiro CD, “Aplicando a Lei”, com seis faixas autorais e algumas particularidades, como ser limitado a apenas 110 cópias numeradas e fabricadas artesanalmente, sendo que o conteúdo da faixa multimídia era único em cada uma das cópias.

Em 2013, esse mesmo disco foi relançado, em formato SMD, sob o patrocínio do Banco do Nordeste e BNDES. O segundo CD “ Riffs, Shuffles, Rock N' Roll”, lançado em abril de 2012 trouxe cinco faixas e também uma multimídia, contendo Encarte Virtual, fotos, vídeos e novidades. Em 2013 o grupo lançou o compacto “Miopia”.