A DB e suas subdivisões
Por I. Malforea


Você que acompanha a DB pelo site ou redes sociais já deve ter notado que volta e meia nos apresentamos usando "DBJoes" ao invés de Distintivo Blue. Agora vamos explicar direitinho o porquê. Há algum tempo chamamos de "Joe" qualquer fã, membro ou parceiro da banda. Virou nossa marca. Tudo isso veio da música Hey Joe, do Billy Roberts, e cuja versão mais famosa é a do mestre Jimi Hendrix. Portanto, "DB Joe" pode significar muito bem algo do tipo "os caras da DB".

Agora vamos às subdivisões da banda: em tempos remotos, quando não tínhamos baterista fixo, nos vimos obrigados a tocar num formato acústico, sendo que eu aprendi na marra como cantar e tocar cajón ao mesmo tempo. Acabou dando certo e passamos praticamente um ano inteiro nesse configuração, que resolvemos chamar de Acoustic Alchemy (sim, sabemos que existe uma banda com esse nome) até Weslei Lima entrar para o grupo. Com baterista pudemos voltar a tocar elétrico e competir de igual para igual com outras bandas, mas vez em quando sentíamos falta do acústico simplificado. Sem falar que ensaiamos muitas vezes dessa forma e, convenhamos, o acústico não maquia erros. Serviu muito para que melhorássemos como músicos.

Resolvemos consolidar o formato Acoustic Alchemy e, como não contava com a presença do baterista, decidimos não chamar de Distintivo Blue, e sim de DBJoes. A banda completa também possui seu formato acústico, ou Orgânico, com Weslei Lima na percuteria. Com a necessidade de se ampliar horizontes e atingir novos públicos, surgiu, naturalmente uma versão ainda mais simplificada, comigo e Lavus Bittencourt (guitarrista), direcionada para barzinhos, que batizamos de DBJoes Diglett Force, numa referência a um trabalho paralelo que possuímos, com o baixista Gleidson Ribeiro, chamado The DugTrio (geeks entenderão). 

Paralelamente, Rômulo Fonseca (guitarra), Rodrigo Bispo (baixo) e Weslei Lima, pesquisadores do samba, decidiram montar outra equipe, chamada DBJoes Samba Feeling, com violão, pandeiro e percussão, também voltado para barzinhos. A voz e violão ficam por conta de Rômulo Fonseca, o pandeiro com Rodrigo e a percuteria com Weslei. O objetivo de todas as subdivisões é diversificar e ampliar as chances de circulação, sem deixar de levar junto o nome da banda, afinal de contas, somos uma equipe e nosso maior bem é a Distintivo Blue.

Em tempos onde ser acolhido por uma gravadora deixou de ser interessante e o empreendedorismo deve falar mais alto, esta é a forma que encontramos de sobreviver a uma forte depressão no mercado fonográfico e uma cultura da desvalorização da boa música. Estamos sempre pensando em novas e eficazes formas de passar nossa mensagem. Nossa zine, a BLUEZinada! continua presente em todas as apresentações, chegando cada vez mais a públicos antes considerados impossíveis. Onde não há espaço para a banda completa se apresentar, lá estaremos, com dois, três, quatro ou cinco integrantes, tocando ainda o que gostamos, mais nossas músicas próprias e compromissados com a qualidade.

Confira alguns detalhes sobre as equipes da DB:

DBJoes Acoustic Alchemy
Estilo: blues (clássicos, versões e autorais)
Integrantes: I. Malforea (voz, cajón e gaita), Rômulo Fonseca (violão e gaita), Lavus Bittencourt (violão, guitarra semi-acústica), Rodrigo Bispo (baixolão)

DBJoes Diglett Force
Estilo: blues, folk, country, rock, pop e autorais
Integrantes: I. Malforea (voz, cajón e gaita), Lavus Bittencourt (violão, guitarra semi-acústica e voz)

DBJoes Samba Feeling
Estilo: samba de raiz
Integrantes: Rômulo Fonseca (voz e violão), Rodrigo Bispo (pandeiro), Weslei Lima (percuteria)

Distintivo Blue Orgânico
Estilo: blues (autorais, clássicos e versões)
Integrantes: I. Malforea (voz, kazoo e gaita), Rômulo Fonseca (violão e gaita), Lavus Bittencourt (violão, guitarra semi-acústica), Rodrigo Bispo (baixolão), Weslei Lima (percuteria)

Distintivo Blue Elétrico Standard
Estilo: blues (autorais, clássicos e versões)
Integrantes: I. Malforea (voz, kazoo e gaita), Rômulo Fonseca (guitarra e gaita), Lavus Bittencourt (guitarra), Rodrigo Bispo (baixo), Weslei Lima (bateria)

Distintivo Blue Elétrico Full Jam
Estilo: blues (autorais, clássicos e versões)
Integrantes: I. Malforea (voz, kazoo e gaita), Rômulo Fonseca (guitarra e gaita), Lavus Bittencourt (guitarra), Rodrigo Bispo (baixo), Weslei Lima (bateria), Horton Macedo (sax), Daniel Novaes (trompete), Paulinho (trombone)

Quer contratar os Joes? Envie e-mail para contato@distintivoblue.com ou uma mensagem por nossos perfis em redes sociais.