Há muito tempo Porto Alegre esperava por um grande Festival de Jazz permanente, que todo ano trouxesse grandes atrações da música para a cidade, prestigiando também a cena local. Agora, esta cidade acostumada a receber grandes eventos terá seu próprio Festival de Jazz, que vai entrar para o calendário dos maiores do Brasil.

Vem aí o primeiro PORTO ALEGRE JAZZ FESTIVAL!

Em outubro, no Centro de Eventos do BarraShoppingSul, será montada uma grande estrutura de palco, som e luz que vai receber grandes shows.

Porto Alegre vai respirar música com artistas consagrados do jazz. Além de shows imperdíveis, o Festival vai oferecer oficinas musicais para crianças da rede municipal de ensino, master classes para músicos, mesa redonda, lançamento de livros e shows itinerantes pela cidade com a Porto Alegre Jazz Band. Outras surpresas virão por aí!

O Porto Alegre Jazz Festival quer ampliar a cada ano não só o número de atrações e locais de eventos, mas deixar para a cidade um legado de Educação Musical. Juntando uma programação de grandes músicos com uma atividade de ensino musical forte.

A perspectiva é que Porto Alegre se transforme a cada ano em um pólo de referência para os amantes de Jazz e da música de qualidade, ampliando plateia e trazendo cada vez mais público de outras regiões e países, além de presentear o qualificado público de Porto Alegre com grandes shows.

Além disso, a cada edição o Festival vai homenagear um músico gaúcho importante para a música instrumental. Este será o “Ano Paulo Dorfman”, um músico fundamental e referência para tantos artistas.

O Festival trará 3 grandes ícones da música no mundo todo: o violonista Ralph Towner, o Saxofonista e Clarinetista Paquito D’Rivera e o mestre João Donato.

E isto é só o começo!



PORTO ALEGRE JAZZ FESTIVAL

PROGRAMAÇÃO

PALCO CENTRO DE EVENTOS do BarraShoppingSul em Porto Alegre

10 de outubro: Paquito D’Rivera e Trio Corrente, Paulo Dorfman e Michel Dorfman e Grupo Pau Brasil (a partir das 20 horas)

11 de outubro - Ralph Towner, Sandro Albert e Delicatessen (a partir das 20 horas)

12 de outubro - Hermeto Paschoal e Grupo, Filó Machado, Nivaldo Ornelas (a partir das 20 horas)

Valores dos ingressos:
R$ 60
R$ 30 meia-entrada (pessoas acima de 60 anos e estudantes)

Informações sobre vendas e locais de vendas de Ingressos serão divulgadas em breve.

PALCO REDENÇÃO

12 de outubro - João Donato - 80 Anos - Show ao ar livre aberto ao público no parque da Redenção comemorando os 80 anos do Mestre. (11 horas)


EDUCAÇÃO MUSICAL

OFICINAS
O Festival a cada ano ampliará ações educativas e de formação de plateia. Em 2014, dez escolas públicas de Porto Alegre receberão oficinas de música gratuitas para alunos de 8 a 15 anos.

MASTER CLASSES
Teremos 04 Master Classes gratuitas e abertas aos músicos (profissionais e estudantes) com grandes mestres em seus instrumentos, e que estarão tocando no Festival: Edu Ribeiro (baterista do Trio Corrente, 9/10), Sandro Albert (guitarra, 10/10), Pau Brasil (baixo, piano, violão, sax e bateria, 11/10) e Ralph Towner (violão, 12/10).

LANÇAMENTO DE LIVROS
Outra atividade dentro da programação do festival será o lançamento de dois livros: um do jornalista e musicólogo Zuza Homem de Mello, que vem lançar o livro “Música com Z”, que debate as questões culturais do jazz, e o outro do ícone da bateria brasileira Robertinho Silva, que vem lança sua autobiografia, e fazer show ao lado de João Donato..

PORTO ALEGRE JAZZ BAND
Uma banda itinerante que vai percorrer a cidade em locais públicos, levando boa música e divulgando o evento.

E aguarde, estamos ainda preparando algumas outras surpresas na programação!


Mais info: CLIQUE AQUI