Conscientize-se. O câncer é cruel, mas pode ser combatido se diagnosticado a tempo

Por I. Malforea
Continuando o período de conscientização iniciado pelo Outubro Rosa, chega a vez do Novembro Azul, criado para romper a barreira do preconceito masculino quanto ao exame de próstata. Segundo a SBU - Sociedade Brasileira de Urologia, o câncer de próstata é ainda mais frequente que o de mama, justamente devido a esse preconceito criado por um estilo machista de sociedade que já não tem mais lugar atualmente.

Esse preconceito faz com que apenas 32% dos brasileiros se submetam ao exame e 30% dos pacientes diagnosticados já se encontrem num estado avançado da doença, o que significa que “um a cada seis homens terá câncer de próstata e 1 a cada 36 morrerá da doença”. Porém, se detectado a tempo, a chance de cura é de mais de 90%. 

Uma das pessoas mais importantes da nossa história e grande influência para toda a música nordestina, incluindo a própria DB a sofrer as consequências da falta do exame preventivo foi o rei Luiz Gonzaga, ícone da real música brasileira, morto prematuramente, em 1989.

Portanto, o Novembro Azul é apenas um período simbólico de divulgação dos benefícios do exame da próstata, mas você não deve se prender ao mês de novembro (assim como o caso do Outubro Rosa).Lembre-se que não é apenas a sua vida que está em jogo (incluindo um terrível e desnecessário sofrimento antes que se perca a vida, finalmente): famílias são destruídas com experiências tão traumáticas. Pense em você, pense em seu parceiro, filhos, pais, amigos, etc. Não vale a pena se prender a velhos e inúteis preconceitos e pagar um preço tão alto. 

Conscientize-se e passe adiante a mensagem.

Fonte: SBU (visite o site, se informe e espalhe o material de divulgação)