Vitória da Conquista (foto: Cecilia O. de Azevedo)
Por I. Malforea
Hoje é um dia especial para nós e muita gente: aos 25 anos da queda do muro de Berlim, também comemoramos os 174 anos da nossa casa, Vitória da Conquista-BA.

De um lado temos uma das cidades que mais crescem no país, cuja característica é apaixonar os visitantes, convencendo muitos a não mais ir embora, mesmo com tantos contras. É um oásis de não-calor (pelo menos o calor que se espera da Bahia) em plena região nordeste, a mais de mil metros acima do nível do mar. Daqui surgiram dezenas de grandes artistas e obras, bem como estudiosos e outras personalidades. É uma cidade relativamente grande, mas com alma de interior (o que pode ser bom e ruim, a depender do ponto de vista). Enfim, o nosso lar.

Do outro lado temos uma das mais importantes cidades do planeta, palco de inúmeros episódios históricos que influenciaram toda a vida humana. Após penar durante a Segunda Grande Guerra ainda foi palco, por quase trinta anos, da desastrosa combinação entre a estupidez humana e o poder. O símbolo da Guerra Fria finalmente veio abaixo, em 1989, enquanto nosso país se preparava para as primeiras eleições diretas após 21 anos de violações de direitos humanos.

Queremos, então, parabenizar os povos dessas duas cidades tão diferentes e importantes e apenas desejar que viver em seus territórios seja cada vez melhor. Um grande abraço, da Distintivo Blue!