Começou o desafio. Leia, fale e compartilhe
Cá estamos, com o terceiro episódio do nosso desafio. Hoje teríamos de falar sobre o documentário Cartola - Música Para os Ouvidos. Estava tudo pronto para assistir, mas o YouTube resolveu tirar do ar a única versão boa do doc, deixando somente outra, onde o áudio fica terrível depois dos 14 minutos. Como o tempo passou a ser curto e o torrent que achei não tinha seeds, tive de passar ao doc seguinte. Conforme as regras do jogo, o filme sobre Cartola passou ao fim da fila.

O documentário de hoje é Vinicius", de 2005, dirigido por Miguel Faria Jr. É uma bela homenagem a um dos maiores poetas brasileiros de todos os tempos, que eu, sinceramente, não conhecia direito. O filme inteiro conta com atores globais em cenas teatrais, recitando poemas do Vinicius, e remete inevitavelmente ao clima "novela das oito" que fascina muitos e irrita tantos outros, como eu. Sim, acho que um dos motivos deeu não ser muito chegado a bossa nova é justamente esse clima a que ela remete. Mas, estamos aqui para aprender, e aprender requer esforços e mente aberta.

É muito interessante assistir a vários documentários contando a história da nossa música, porque você começa a criar conexões e, quando se menos espera, já se possui uma certa bagagem. Há pessoas como Pixinguinha, por exemplo, que vamos conhecendo paralelamente, por ser sempre citado. A história do samba é, realmente, a história do Rio de Janeiro. E dizem por aí que a história do Rio de Janeiro é a história do Brasil, o que discordo. 

Vinicius foi uma figura bastante singular: um poeta que se tornou compositor de música "popular" que, apesar de se apegar bastante a conceitos tradicionais, como métrica e rima, era desprendido de muitas coisas: usava linguagem mais simples, se adaptava facilmente ao ambiente, transitava entre a "aristocracia" carioca (era diplomata por profissão) e os morros negros. Se dizia, aliás, "o branco mais negro do brasil". Vivia rodeado de pessoas, casou-se apenas 9 vezes. Temos vários depoimentos de filhas, e me chamou a atenção o fato de nenhuma delas chamá-lo de "pai", e sim de "Vinicius". Amava intensamente e simplesmente seguia seu coração: se o amor acabava, partia em busca de um novo.

Temos também vários depoimentos de figuras ilustres da MPB, como Caetano, Gil, Bethânia, Chico, Toquinho... E várias canjas. Conhecemos sua trajetória e parcerias com Tom Jobim, João Gilberto, Baden Powell... O nascimento da bossa nova e seu processo de exportação. Passou a ser considerado gênio. Nota-se, principalmente nos depoimentos das filhas, que também espalhou muita mágoa, mas é inevitável ver que o mesmo vale para a admiração. Um homem bastante cobiçado, com muito a oferecer, além de inúmeras garrafas de whisky nas noitadas em sua casa.

Vinicius foi extremamente influente no imaginário brasileiro: foi um dos responsáveis pela criação da imagem que o Brasil, resumido à cidade do Rio de Janeiro, exportou e até hoje é cultivada, sobretudo pela Globo, extremamente bairrista. Criou um ícone e há quem se esforce para mantê-lo. Isso tem aspectos positivos e negativos, obviamente. Levaremos esta discussão adiante no decorrer dos posts. Assista ao doc aqui embaixo e deixe seu comentário. Até a próxima sexta.


Próximo documentário: João Gilberto & Tom Jobim (João & Antonio Especial) 1992 (assista e mande suas considerações até a próxima quinta).

Saiba mais sobre o Desafio, CLICANDO AQUI e lendo o episódio #00.
---------------------------------------------------
CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:

http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:

http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:

http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:

contato@distintivoblue.com

---------------------------------------------------

OUÇA A DISTINTIVO BLUE:

NO SPOTIFY:

NA ITUNES STORE:

NA DEEZER:

NA RDIO:

NA GOOGLE PLAY:

NA ONERPM:

NA AMAZON:

-->