João Gilberto e Tom Jobim são o tema de hoje. Leia, assista, comente e compartilhe
Continuando nosso Desafio, o documentário de hoje fala sobre a bossa nova, que como bem diz o narrador Paulo José, é João Gilberto, mas João é a bossa e muito mais. A lista de documentários acaba seguindo uma ordem mais ou menos coerente, deixando vários sobre o mesmo tema juntos. Está sendo bastante esclarecedor assistir a vários documentários sobre o mesmo tema, ainda que algumas vezes acabe se tornando repetitivo. Pois bem: aprendizado é repetição e insistência.

O documentário já situa o espectador de cara: em 1962, em Copacabana, João Gilberto e Tom Jobim fizeram uma grande apresentação, chamada "O Encontro", com Vinícius de Moraes. Daí então se passaram trinta anos sem que eles se reencontrassem num palco. Em 1992 os dois se reencontraram em dois shows, um no Rio e outro em São Paulo, um como convidado especial do outro. Foi um grande acontecimento na música brasileira e o resultado se tornou um especial da Rede Globo, para o fim do ano.

A história da bossa nova é contada de forma suave e com grandes intervalos na narração para que as estrelas brilhem. Trechos de várias músicas do encontro de 1992, com grandes músicos de apoio e uma plateia ilustre (alguns nomes como Caetano Veloso, Marisa Monte, Chico Buarque, e atores globais). Após o show de 1962 a bossa nova foi ao Carnegie Hall, nos EUA e virou mania internacional: surgiram inúmeras novas versões das tão conhecidas músicas brasileiras e uma infinidade de produtos com o nome "bossa nova" apareceram. Interessante ver que isso dura até hoje. Eu mesmo tenho um fogão "bossa nova".

Temos também depoimentos de nomes que estavam em alta quando da exibição do especial, como Marina Lima e Herbert Vianna, afinal, estamos falando de Globo. E onde está a Globo está... Roberto Carlos, que conta sobre seu início de carreira, quando era praticamente um cover de João Gilberto. As influências não pararam: de Gerry Mulligan e Miles Davis a Sinéad O'Connor e Sade, descobrimos também o movimento new bossa, da Inglaterra. O fato é que o grande ícone musical brasileiro no exterior continua arrebanhando incontáveis devotos, que buscam João, Tom e Vinicius com todas as forças. Um grande exemplo contemporâneo é o guitarrista de jazz John Pizzarelli, que também aparece em meu próximo post no Troca o Disco contando justamente como descobriu a música brasileira.

O filme completo você pode assistir clicando na imagem abaixo:

 
Próximo documentário: A Música Segundo Tom Jobim (assista e mande suas considerações até a próxima quinta).

Saiba mais sobre o Desafio, CLICANDO AQUI e lendo o episódio #00.

---------------------------------------------------
CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:

http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:

http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:

http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:

contato@distintivoblue.com

---------------------------------------------------

OUÇA A DISTINTIVO BLUE:

NO SPOTIFY:

NA ITUNES STORE:

NA DEEZER:

NA RDIO:

NA GOOGLE PLAY:

NA ONERPM:

NA AMAZON:

-->