

DESAFIO: + DE 60 DOCUMENTÁRIOS SOBRE MÚSICA BRASILEIRA #06

Paulinho da Viola é o tema desta semana em nosso desafio. Confira na próxima sexta.
TROCA O DISCO: WHAT HAPPENED, MISS SIMONE?
Este documentário de 1:42h nos transporta ao mundo segregado dos EUA, tão presente quando pesquisamos alguma figura carimbada do blues ou do rock primitivo. O racismo exacerbado dava a pessoas como ela duas opções: baixar a cabeça ou levantar a voz. Ambos tinham consequências, às vezes dramáticas, como foi com Martin Luther King. Nina foi uma forte ativista pelos direitos civis dos negros e bastante radical, usando o microfone para falar coisas que mesmo hoje seriam assustadoras. Imagine naquela época!
DIGLETT JOES: CCCJL SESSIONS #05
Diglett Joes continuam as CCCJL Sessions com a primeira faixa autoral a aparecer no projeto. "Na Trilha do Blues", composição de Thomaz Oliveira, é a segunda faixa do segundo EP da Distintivo Blue, "Riffs, Shuffles, Rock N' Roll". Está presente em várias coletâneas e foi classificada para o Festival de Música Educadora FM, em 2012. O projeto traz, toda terça feira, um vídeo gravado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, em Vitória da Conquista - BA, cidade-natal da Distintivo Blue.
Os Diglett Joes são um projeto paralelo da banda Distintivo Blue, com I. Malforea (voz, cajón e gaita) e Lavus Bittencourt (violão, voz e gaita), onde as músicas autorais da banda são executadas, mas também covers de músicas que fazem parte do grande leque de influências da banda. Foi a forma que os Joes encontraram para se apresentar em bares menores e pequenos eventos, sendo assim, uma versão "super-compacta" da banda. O projeto está em atividade desde o início de 2014 e faz ao menos três apresentações por semana.
----------
FICHA TÉCNICA
Diglett Joes - CCCJL Sessions #05
Música: Na Trilha do Blues
Autor: Thomaz Oliveira
Câmera 1: I. Malforea
Câmera 2: Lavus Bittencourt
Produção, edição e legendas: I. Malforea
I. Malforea - voz, cajón
Lavus Bittencourt - violão
----------
NA TRILHA DO BLUES
Thomaz Oliveira
Hoje eu vou passar por essa estrada
Na trilha do blues
Na linha do improviso
Tocando riffs, shuffles, rock n’ roll
Na trilha do blues
Buscando a essência em que nós
Nos encontramos, baby
Em meio a uma jam de notas musicais
Na trilha do blues
Onde tudo é sentimento
Um bend na esquina
Um E7 e um lamento
E eu volto no slide um turnaround blue
Onde encontro com você, baby
Na trilha de um solo penta, oh yeah!
Eu que já andei por esta estrada
Na trilha do blues
Na linha do improviso
Tocando Jimi Hendrix na Normal
Na trilha do blues
Vivendo a riqueza em que nós
Nos amamos, baby
Em meio a uma jam embaixo dos lençóis
Você me dá amor
E eu te ofereço um blues
Você no suíngue da cor
E da voz que te seduz
Na linha do tal improviso
Em meio a uma jam
E certamente é disso que eu preciso
Na trilha do Blues
Buscando o tal improviso
Na trilha do Blues
Encontrei o meu amor
Na trilha do Blues
Na estação central
Na trilha do Blues
Riffs, shuffles, rock n’ roll
Na trilha do Blues
E certamente é disso que eu preciso



Não tem mistério: nosso site basicamente funciona assim: é o site de uma banda autoral de blues, que não se limita a falar apenas de si mesma. Logo, acabamos falando de outras bandas (porque acreditamos que há espaço para todos e que o crescimento do blues no Brasil é o que realmente importa), da história do blues, e outros gêneros afins ou que façam parte das nossas influências.
Por exemplo: uma de minhas maiores influências é Luiz Gonzaga. Nada a ver com blues? Talvez sim, talvez não. Depende da abordagem. O fato é que ele já apareceu por aqui. Uma grande influência de Rômulo Fonseca, um dos nossos guitarristas, é Cartola, que também já foi tratado em nosso site. Também já falamos sobre a profissão músico, teoria musical, eventos relacionados a blues, jazz, notícias, etc.
O importante é não sair do foco da banda. Por exemplo: não caberia aqui falar sobre a nova turnê daquela dupla de sertanejo universitário, porque somos abertamente contra a superexposição desse tipo de música na mídia, por questões político-educacionais. O leque é amplo, mas não escancarado, entende? Basta acompanhar nossas publicações para entender qual é a nossa praia.
Então: se você gostaria de ser nosso(a) ColaboraJoe, basta ter isso em mente e escrever bem. Você pode firmar o compromisso de escrever ao menos um texto por semana, de preferência num dia específico, ou mandar textos aleatoriamente, sem essa obrigatoriedade. Claro que preferimos o primeiro caso, mas queremos que fique bem à vontade. Aqui é sua casa também.
Na prática, para se candidatar basta nos enviar um e-mail ( contato@distintivoblue.com ) nos falando um pouco sobre você (de onde é, qual a idade, profissão, interesses, etc), preferencialmente com algum texto seu junto. Conversaremos por lá e, se der tudo certo, você já pode começar a colocar suas ideias por aqui. O que acha? Aguardamos seu contato, inclusive para tirar dúvidas.

---------------------------------------------------
CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com
ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:
http://www.youtube.com/distintivoblue
SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:
http://www.twitter.com/distintivoblue
SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:
http://www.instagram.com/distintivoblue
CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:
http://www.facebook.com/distintivoblueoficial
SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:
http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue
CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:
contato@distintivoblue.com
---------------------------------------------------
Nenhum comentário :