DB continua firme e forte. E graças a todos nós!
Por I. Malforea
Chegamos a mais um 22 de janeiro. É uma data muito especial para nós e sempre fazemos questão de falar a respeito. A banda surgiu "em meados" de 2009, provavelmente junho ou julho. Como historiador, sempre guardo tudo o que julgo ser importante para a história da banda: rascunhos de letras, fotos, matérias na imprensa, entrevistas... Tudo! Então... Me lembro de como surgiu a banda: chamei Rômulo no MSN e disse algo do tipo "Pô, a gente podia montar uma banda de blues". Ele concordou. Assim nasceu a DB: pela internet, nosso grande e presente lar. Mas... Não faço ideia de onde estão os registros de conversa do MSN dessa época e não sei se vou lembrar a senha que usava.

Então, comemoramos como nosso aniversário oficial, a data do nosso primeiríssimo show, em 22 de janeiro de 2010. É a data que está em todas as nossas redes sociais como nosso dia especial no ano. Já vi inúmeras mensagens de carinho e apoio por lá e resolvi escrever este texto antes de começar a responder, até para usá-lo como parte da mensagem de agradecimento. Sempre que fechamos um ciclo (e abrimos outro, por consequência) convém fazer um balanço para continuar caminhando para a frente. Fizemos muita coisa de lá para cá, o que me assusta ao lembrar dos tempos em que eu sonhava com o dia em que teríamos pelo menos metade do show com nossas próprias músicas.

Pois bem: nossos últimos shows não só tiveram APENAS músicas nossas, como já chegamos ao estágio em que temos de escolher quais estarão na apresentação e quais terão de ser cortadas. Cortar na própria carne dói muito. Cortar na carne dos próprios filhos, mais ainda. Nossa discografia já não cabe num só show, e temos novos filhos surgindo, que estarão nos próximos álbuns. Gosto de documentar tudo, logo é fácil para mim esse trabalho de parar, olhar para trás e comparar com o que há hoje.

A banda surgiu como um projeto qualquer, de tocar os clássicos do blues. Nada mais que isso e nada diferente da maioria das bandas de blues brasileiras. "Let the Good Times Roll", "Sweet Home Chicago", "Mustang Sally", "Hoochie Coochie Man", e outros standards manjadíssimos. Logo veio a ideia de fazer versões em blues de outras canções, sobretudo brasileiras. Fizemos versões de Gilberto Gil, Raul Seixas, Belchior, Beatles e muitos outros e ficaram até bem legais, dignas de uma gravação. Daí veio "Luar do Pontal", aquela música esquecida que eu havia composto para a The New Old Jam, pelo menos uns seis anos antes. O resto é história.

Ela foi a primeira, por isso temos um carinho especial e sempre escapa de ser cortada dos shows. Não é minha melhor performance vocal, não é mixagem que eu faria hoje, mas é o que fizemos. Minha primeira entrada a um estúdio como artista, não apenas espectador. Engraçado como ela, ao menos para mim, soa realmente "dura" e inexperiente demais perto das novas gravações. Por isso pretendo regravá-la em breve, para deixá-la à altura das irmãs mais novas, fruto de uma crescente experiência e aprendizado, que só terminam com a morte mesmo.

Já sabemos, então, que a DB completa 6 anos de vida, mas que, na verdade, são 6 anos e meio. Agradecemos a todos pelo carinho, força e boas vibrações. Volta e meia recebemos tudo isso pessoalmente, na rua, no intervalo de algum show ou em algum outro local que estivermos. Saibam: não dizemos que o aplauso, as palavras de apoio, os sorrisos nos são fundamentais à toa: é aquele velho papo da "troca de energia entre o artista e o público". Isso é tão concreto quanto a nossa serra do Marçal, famosa em nossa região por sua dualidade beleza-perigo. Precisamos de vocês conosco sempre, e fazemos o que fazemos para vocês. O que seria do artista se não pudesse mostrar o fruto do seu trabalho a alguém?

Um grande abraço dos Joes, e que venham mais 66 textos como este, no mínimo! =]

CDS, MP3, MÚSICAS CIFRADAS, ZINE E TUDO MAIS NO SITE OFICIAL DA DISTINTIVO BLUE:
http://www.distintivoblue.com

ASSINE O CANAL DA DISTINTIVO BLUE NO YOUTUBE:

http://www.youtube.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO TWITTER:

http://www.twitter.com/distintivoblue

SIGA A DISTINTIVO BLUE NO INSTAGRAM:

http://www.instagram.com/distintivoblue

CURTA A FANPAGE DA DISTINTIVO BLUE NO FACEBOOK:

http://www.facebook.com/distintivoblueoficial

SIGA-NOS NO BANDSINTOWN E SAIBA DOS NOSSOS SHOWS COM ANTECEDÊNCIA:

http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

CONTRATE A DISTINTIVO BLUE:

contato@distintivoblue.com

---------------------------------------------------


OUÇA A DISTINTIVO BLUE:

NO SPOTIFY:

NA ITUNES STORE:

NA DEEZER:

NA RDIO:

NA GOOGLE PLAY:

NA ONERPM:

NA AMAZON: