Os Joes da Distintivo Blue: artista tem função social: não só mercadológica
Por I. Malforea
A Distintivo Blue segue sua trajetória, preocupada não apenas com o próprio umbigo, mas também com o que está à sua volta: após a doação de livros à Biblioteca Municipal de Vitória da Conquista, cidade-base da banda, chegou a vez de colaborar com outro setor importante da sociedade: os protetores dos animais. Neste sentido, não é a primeira vez que isso acontece (a banda tem colaborado desde antes mesmo de nascer), mas por considerar válido informar aos fãs dos passos que damos e, ainda, incentivar de alguma forma que façam o mesmo, resolvemos tornar pública mais esta ação.

Há muitas pessoas, verdadeiras guerreiras, em nossa cidade, cuidando daqueles que sofrem por não ser capazes de gritar por socorro ou mesmo denunciar abusos. Como dissemos em 2012, Miopia, "diante dos mais fracos mostramos o quão somos racionais", e há muita, muita irracionalidade em nossa "civilização". A entidade mais conhecida na cidade é a AMA - Associação Amiga dos Animais, que possui sede no bairro Cidade Maravilhosa, mas há muitas pessoas agindo individualmente e de forma anônima, inclusive criando seus próprios abrigos. Há também médicos veterinários que colaboram com os cuidados com animais abandonados.

Recentemente descobrimos o Grupo Quatro Patas, também desenvolvendo um grande e nobre trabalho de proteção aos animais de rua. Possui um espaço menor, por ser mais recente, mas é bastante ativa. à AMA doamos, em maio, cerca de 700 telhas, que foram úteis à construção de novos canis, além de uma cobertura de lona e alguns quilos de ração. Ao Grupo Quatro Patas doamos, há algumas semanas, um conjunto de grades de canil, dois portões de madeira e alguns materiais menores, como um colar elizabetano para cães de grande porte. Tudo usado, mas em boas condições.

A questão é: o que é preciso para ajudar? Essencialmente boa vontade: você pode colaborar com o que está em seu alcance. Esse trabalho é feito em conjunto, um passo por vez. As entidades possuem perfis em redes sociais (veja links ao final do post) e sempre publicam sobre eventos, necessidades, casos específicos e tudo o mais. Os abrigos são locais com necessidades bem comuns: material de limpeza, ração, medicamentos, mão-de-obra, etc. Você pode ajudar, desde compartilhando um post, até doando material de limpeza, ajudando a limpar o local ou a cuidar dos peludos. Até mesmo jornal velho ou o simples transporte de doações são de grande ajuda.

Recentemente, vários protetores criaram casinhas de cachorro construídas com bacias comuns para abrigar animais de rua no inverno (clique aqui). Esta é uma boa forma de começar a ajudar, doando bacias, cobertores, ajudando a divulgar, protegendo as casinhas de vândalos e das intempéries... Enfim, se há a boa vontade, sempre se encontrará uma forma viável de colaborar. Só não vale ficar indiferente ou atrapalhar. Por sinal, sempre há a turma do "vocês deveriam ajudar crianças de rua, ao invés de animais". Geralmente são as pessoas que não ajudam nem um, nem outro que dizem esses clichês preguiçosos. "Fazer o bem, sem olhar a quem". Não acreditamos que um ser vivo tenha mais valor que outro, já que todos temos o mesmo habitat e partilhamos a busca pelo bem-estar: todo ser vivo deseja continuar vivo... E em paz.

Uma ótima forma de contribuir é adotando um animal de um dos abrigos. para isso, basta entrar em contato com as entidades. A AMA faz uma feira de adoção todos os sábados, na avenida Lauro de Freitas, em frente à Central dos Importados, a partir das 10:30h da manhã. Outros protetores fazem feiras de adoção constantemente. Claro, só adote se realmente tiver disposição e condições de cuidar bem de um focinhudo: estamos falando de uma vida, que será totalmente dependente de você, e não de um brinquedo descartável. Se não for capaz de ajudar, não atrapalhe.

Enfim, o que não falta por aí é quem precise de ajuda, e você pode usar sua criatividade para colaborar. Aqui embaixo estão os links das páginas das entidades protetoras no Facebook. Curta, ative as notificações e fique atento(a) ao que elas postam. Compartilhe sempre e tome iniciativas próprias também, afinal, não estamos sozinhos no mundo e muito menos somos o centro dele.

Vitória da Conquista-BA
AMA - Associação Amiga dos Animais: clique aqui
Grupo Quatro Patas: clique aqui

Nacional
ANDA - Agência de Notícias de Direitos dos Animais: clique aqui
Como denunciar maus-tratos a animais - Guia básico: clique aqui




Tudo sobre a banda no SITE OFICIAL da Distintivo Blue:
www.distintivoblue.com

TWITTER (siga-nos e interaja conosco por lá):
http://www.twitter.com/distintivoblue

YOUTUBE (nossos vídeos estão todos aqui):
http://www.youtube.com/distintivoblue

FACEBOOK (material exclusivo da banda. Curta agora):
www.facebook.com/distintivoblue

INSTAGRAM (fotos de shows, ensaios, selfies dos integrantes e tudo o mais):
http://www.instagram.com/distintivoblue

BANDSINTOWN (aqui é a nossa agenda atualizada. Siga-nos e sempre saiba onde estamos):
http://www.bandsintown.com/DistintivoBlue

SPOTIFY (siga-nos por lá e ouça toda a nossa discografia):
https://open.spotify.com/artist/5WBBzGauVrhPvNQ201XyYx

E-MAIL (fale conosco sobre qualquer coisa, inclusive sobre shows em sua cidade. =] ):
contato@distintivoblue.com