Em sua segunda edição, o BMW Jazz Festival traz um show Catraca Livre no dia 10 de junho, às 17h, ao ar livre, no Parque Ibirapuera, com as atrações  Maceo Parker e The Clayton Brothers. O evento completo acontece entre os dias 8 e 10 de junho, mas com quase todos os shows sendo pagos.
Workshops gratuitos
O BMW Jazz Festival segue com a proposta de estimular a difusão do conhecimento do jazz com a realização de workshops gratuitos. Desta vez, o evento promove o dobro de oficinas (serão seis no total), na EMESP (Escola de Música do Estado de São Paulo) Tom Jobim, sob a batuta de ninguém menos do que Chick Corea, Lenny White, Stanley Clarke, Charles Lloyd, Christian Scott (Ninety Miles) e Trombone Shorty (acompanhado do baterista de sua banda Joey Peebles).

Os músicos


The Clayton Brothers QuintetA união dos irmãos John e Jeff Clayton vai além do sangue que corre em suas veias. Embora donos de carreiras independentes, a sintonia musical da dupla, fruto da telepatia natural entre consanguíneos, fez com que seus caminhos se cruzassem com frequência ao longo dos anos. Fundado originalmente em 1977, o quinteto The Clayton Brothers recebeu duas indicações ao Grammy, na categoria Melhor Álbum de Jazz, em 2009 e 2010, respectivamente, pelos discos “Brother to Brother” e “The New Song and Dance”.
A formação atual do quinteto traz, além de John (contrabaixo) e Jeff (saxofone), o filho do baixista, Gerald Clayton (piano), que já se destaca entre os grandes da nova geração com seu premiado CD “Two Shade”, indicado para o Grammy em 2009, Obed Calvaire (bateria) e  o excepcional Terell Stafford  (trompete).
Maceo ParkerSua trajetória começou a ser traçada em meados dos anos 60, quando foi convidado pelo papa do soul James Brown a integrar a sua banda, The JB’s, um dos encontros musicais mais memoráveis de todos os tempos. O saxofonista permaneceu no grupo de seu “padrinho” até 1975, mas, paralelamente, já produzia seus primeiros discos autorais, com o lançamento de três álbuns naquela década. Ainda nos anos 70, caiu no gosto de Bootsy Collins e George Clinton, outros dois mitos da música negra do país, fazendo parte da formação dos também lendários Funkadelic e Parliament. Sua carreira solo teve início definitivo em 1990, com o CD Roots Revisited, mas o músico continuou participando de gravações e turnês com diversos artistas, como Ray Charles, Ani Difranco, James Taylor, De La Soul, Dave Matthews Band e o Red Hot Chilli Peppers. Hoje, soma 15 álbuns próprios em sua discografia.

Serviço

O Que:BMW Jazz Festival
Quanto:Catraca Livre
Onde:
PARQUE IBIRAPUERA 
Avenida Pedro Álvares Cabral, s/no – Portão 10 – Vila Mariana
(11) 5574-5177
As informações acima são de responsabilidade do estabelecimento e estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.